02/07/2015 às 17h37min - Atualizada em 02/07/2015 às 17h37min

Erick Cesar

Artista

Thiago Santos

 Thiago Santos: Quem é o ser humano Erick Cesar?

 Erick Cesar: A pergunta já da a resposta (risos), Erick Cesar é um ser humano próximo das pessoas, que está sempre de  braços abertos, uma pessoa acessível.

 Eu Sou convicto de que não estou aqui na Terra à toa, estou cumprindo uma missão dada por Deus, sem ele nada acontece! Tudo de bom que as pessoas veem em mim, considero que de certa forma é uma resposta positiva dos ensinamentos e princípios de base, que eu recebi dos meus Pais. Ando de mãos dadas com a liberdade, ultimamente tenho feito exatamente o que eu gosto, não faço nada forçado desde as coisas pequenas como um telefonema ou uma visita  na casa de um amigo, sou aliado com a minha própria fidelidade, meu bom humor e alto astral caminham juntos! Atribuo minha passagem pela Terra como missão pois eu nasci gêmeos e ainda de 7 meses, meu irmão nasceu natimorto. Então, se estou aqui tem um motivo muito forte pra exercer algo que favoreça as pessoas.

 

 Lembra do momento em que  a “mãe arte” o abraçou de forma irresistível?

 Sim! Quando você fala em arte o assunto fica expansivo e dá pra abordar diversos gêneros. A vida é uma arte, todos nós passamos por transformações. E o primeiro  abraço, foi quando eu percebi que a Vida era um pouco picante e eu iniciei um processo de conexão com a arte.

 Que tipo de conexão? Conexão com o cotidiano do ser humano. Sabe! Aquele lance de ficar sensibilizado com inúmeras questões (políticas, afetivas e sociais). Como o ditado diz : “Tudo  acaba  em pizza”. Não, acabava em poesia, até mesmo um dissabor virava festa instantaneamente!

 

 Como seu coração se sentiu após se deparar com o convite para o primeiro trabalho?

 Batimentos acelerados, mãos pra cima para agradecer e olhos cheios d'água. É que sou um virginiano emotivo, sempre fui assim!

 É sempre um grande encontro com a emoção qualquer coisa eu faça, pois tudo é construído com amor, a minha história é uma obra sem dia pra terminar. Artisticamente falando, esse encontro de emoções aconteceu quando eu soube  que minha poesia tinha sido aprovada para ser lançada em um livro, isso em 2011.E e agora recentemente com essas participações na TV. Na verdade fiquei em transe quando fui a sala de cinema assistir um documentário que teve a  minha participação.

 

 No ano de 2011 bons frutos você colheu?

 O ano de 2011 provoca até hoje grandes emoções, acho que os melhores  acontecimentos da minha Vida , dá um livro ou um capítulo de novela(risos).

 Como respondi anteriormente, aliás dei uma pincelada... o que me deixou contente foi a minha participação no livro Âmago, pela Editora Regência com a  poesia “Metades”. Mas a melhor emoção foi no Lançamento do Livro, recepção  maravilhosa abraços calorosos de familiares, amigos e conhecidos. Tarde de autógrafos. Foi muito bom conversar e receber meus Pais e os amigos Renato Souza, Thatiana Aparecido e Henrique Bourquim. O grande lance é que o combustível principal para que eu continuasse escrevendo naquela época sempre foi o incentivo dos internautas, que faziam  críticas positivas, admiravam e gostavam do que eu escrevia. Minha escrita rendeu elogios até de famosos como Netinho de Paula que leu uma das minhas poesias.

 Inclusive me apresentei num Sarau na Casa das Rosas. E como sempre falei de vários assuntos, recitei um poema chamado Mulheres e Mulheres, no fim fui aplaudido e me chamaram de feminista, me lembro como se fosse hoje. E nessa  vivência permanente com rede social escrevi até sobre a Ocupação dos morros do Rio , que inclusive teve repercussão na minha rede social. Ainda em 2011 escrevi  um projeto pela defesa do meio ambiente, onde recebi o Selo Dorothy Stang na sessão solene da Câmara de Diadema. No mês de novembro fui convidado  pelo Artista Buiú da Praça é Nossa para discursar pela cidade para falar sobre a Consciência Negra e homenagear o Rei Zumbi dos Palmares, ficamos em cima de um trio elétrico conscientizando as pessoas, foi um momento muito bacana. Nesse mesmo ano a Rosas de Ouro completou 40 anos e foi lançado um concurso para  homenagear, escrevi uma poesia que foi aprovada e me  senti lisonjeado com a lembrança que ganhei da escola.

 

 E os bons frutos também vieram no ano de 2012?

 Sempre fui apaixonado por música, acho que essa influencia vem de berço. Sou  eclético mas gosto muito de samba. Em 2002 conheci uma das melhores vozes do samba; Leci Brandão e através dela conheci a Paula Lima , que interpretou   Grizabella em Cats, foi jurada do Ídolos e agora é comentarista do Carnaval. E num determinado momento vivi o que considero ter sido uma grande dádiva, por poder contribuir positivamente no Cd/Dvd Sambachic da Paula Lima. Foi um trabalho democrático e muito fiel ao público. Pois depois de uma conversa decidimos consultar os internautas para saber o que eles gostariam de ouvir, as sugestões desse público que inclusive eu aproveito para agradece Los.E o repertório ficou ótimo!

 Como ela mesmo disse: ajudei a clarear a idéia, nos agradecimentos do CD/DVD ela não esqueceu de citar meu nome. Leci Brandão também é muito querida por mim, já falamos muito de música por aí, nos conhecemos há 13 anos, até  homenagem em shows eu já recebi da Leci. Vou aproveitar a deixa sobre esse  assunto musical, a música se faz tão presente no meu lar que o meu irmão Roger é músico.

 

 Sua graça também é modelo?

 Anos atrás desfilei e participei do concurso da beleza negra, foi uma experiência significante. Depois participei de um outro desfile numa casa chamada Reggae Nigth.

 

 O outro lado do Carandiru? Quais lições o homem Erick Cesar aprendeu através desta experiência?

 Foi bom você ter tocado neste assunto, pois como gratidão vou mencionar o nome dele, porque foi ele quem me indicou para que eu pudesse ingressar neste documentário, agradecimentos ao meu irmão Roger que é músico mas atuou neste trabalho. “O Outro Lado” foi o degrau para que eu pudesse enxergar esse outro lado artístico. O Homem Erick Cesar aprendeu que tudo é possível com perseverança , força de vontade e amor naquilo que se faz, com este conjunto a Vida fica mais branda. Com o passar das gravações, notei que existia uma verdadeira conexão com aquela questão de Set de gravação, foi paixão a primeira  vista. Acredito que só quem viveu naquele lugar , é quem de fato sabe o que é ser privado de liberdade. Foi uma grande emoção a noite de estréia no cinema em São Paulo, sala lotada. Recebemos amigos e familiares.

 

 Recentemente você viveu o que imagino ter sido um ótimo momento?

 Exatamente cada novo trabalho é sempre uma grande alegria, novos olhares, novos lugares, novas pessoas e um dos trabalhos que me deixou muito satisfeito foi ter gravado uma participação em Verdades Secretas, que é uma  novela que registra a verdade dos bastidores do meio da moda, minha participação ainda irá ao ar, pois a novela está no capítulo 5, vale a pena acompanhar! Mas a primeira vez que gravei novela foi I love Paraisópolis, notei que depois da novela hoje Paraisópolis tem outro status. Algumas das minhas participações será exibida somente no segundo semestre desse ano. Como o seriado Psi pela Hbo e Seriado Ubs pela Fox. Ano passado participei da Virada Cultural no Sarau da Livraria Suburbano Convicto, através da poesia pr estei homenagem a Jair Rodrigues, quem coordena este projeto é o Alessandro Buzo, apresentador do quadro comunidade no SPTV.

 

 Eu não sou o Salvador? O que vale a pena ?

 Vale a pena ser uma pessoa do bem, a Vida é um ciclo muito rápido, tenho que fazer valer desde um relacionamento de amizade a um trabalho. É de grande valia quando fico sabendo que minhas ações estão beneficiando as pessoas de alguma forma, mesmo que seja através de um momento de alegria. Não tem presente melhor do que reconhecimento e tudo isso vale a pena. Outro dia, um rapaz pelo  Inbox do Facebook disse ser meu fã, fiquei surpreso(risos). Outra experiência que me fez agradecer à Deus, foi reencontrar a Rosangela (mãe de um ex aluno), que disse que gostaria que eu voltasse a dar aula para o seu filho, queria até fazer abaixo assinado para o meu retorno. Expliquei para ela a mudança e rimos  juntos, desejando sorte um ao outro, a vida , a emoção é real e todos esses  momentos valem a pena.

 

 Outros momentos já vividos por você e que serviram de inspiração para a sequência de sua carreira?

 O que serve de alicerce, espelho e inspiração para que eu continue fazendo o que  eu gosto, é o meu compromisso com a minha própria consciência o que conta muito é o apoio e carinho dos amigos e familiares. Também estou envolvido com  outras questões artísticas, sou Presidente do Fã Clube da Cantora Patricia Bastos e ainda sou um dos Coordenadores da Ala das Baianas, aceitei o convite do amigo Jailson. Essa semana minha amiga Neide me enviou um Whatsapp diretamente do Japão falando que me assistiu na TV, fiquei surpreso.

 

 Para finalizar nos fale dos seus projetos atuais e futuro!

 Pretendo me aperfeiçoar e manter a mesma personalidade, fazer o que ama é  a chave do negócio. O futuro à Deus pertence, penso que tudo que eu plantar agora vou colher no futuro, sendo assim terei respostas positivas. A meta principal é fazer da arte a alegria das pessoas.

 Antes de prosseguir, gostaria de expressar... A Vida é muito curta. Deitamos para dormir, sem ter a certeza se levantaremos no dia seguinte! Quem diria que nesta manhã de quarta-feira receberíamos a noticia do falecimento do jovem e talentoso cantor Cristiano Araújo, lamento a forma trágica. Mas acredito que o nosso querido Cristiano tenha deixado grandes experiências diante de sua profissão.

 Agradecimentos;

 Thiago, foi com muita satisfação que aceitei o convite para participar dessa entrevista, obrigado à todos que participaram diretamente e indiretamente da minha Vida. Pais, amigos e parceiros de trabalho(tem muita gente para agradecer). À você leitor Gazeta da Semana o meu agradecimento. Carinho e afeto aos internautas que me acompanham na rede Instagram/Facebook.

 Muito obrigado Gazeta da semana.

Instagram:

@ErickOficialmundo (+ de 2500 seguidores)

Facebook:

www.facebook.com/erick.p.ces

Twitter:

ErickCesar_

 

 Axé, sorte e caminhos abertos.

 ERICK CESAR

 

 

 

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp