02/12/2015 às 18h21min - Atualizada em 02/12/2015 às 18h21min

Benefícios de trocar óleos de cozinha convencionais por óleo de coc

Thainá Queiroz

Um dos óleos mais falados na atualidade não vai ficar de fora da sua cozinha, vai? Para isso, aqui serão explicados os benefícios de substituir os óleos convencionais pelo óleo de coco, sobretudo em preparações quentes.

O óleo de coco é extraído da polpa do coco maduro, o resultado disso é um óleo rico em propriedades antioxidantes e compostos como o ácido láurico, caprílico e capróico, que contribuem positivamente para o reforço imunológico.

Mas, por que substituir os óleos convencionais pelo óleo de coco? Simples! O processo de refino aumenta a validade do óleo e promove mais rentabilidade para o produtor, em contrapartida são utilizados solventes na técnica e o óleo ainda é submetido a elevadas temperaturas, produzindo assim ácidos graxos oxidados e hidrogenados, que são muito prejudiciais. Aliado a tudo isso, os óleos refinados sofrem a perda dos AGEs, que são ácidos graxos essenciais, excelentes para a saúde do organismo.

O melhor tipo de prensagem para a produção de óleo é a frio, em que a semente ou o fruto sofrem uma única prensa sem a utilização de solventes. O resultado satisfatório é a garantia da sua composição original e a manutenção dos AGEs. Esse excelente processo ocorre com o óleo de coco que, além de ser prensado a frio, ainda é muito estável a temperaturas elevadas, uma vez que não possui ligações duplas em sua cadeia carbônica ou ligações saturadas de hidrogênio.

Vale lembrar que nenhum óleo foi “feito” para ser aquecido, porém, atualmente o óleo de coco é o mais indicado para a cocção (cozimento) e a substituição dos demais óleos por ele é interessante e saudável.

 

Para encontrar óleo de coco, clique aqui.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp