08/10/2015 às 14h22min - Atualizada em 08/10/2015 às 14h22min

Os benefícios da quinoa

Carolina Favaron

A quinoa é um pseudocereal com alto valor nutritivo, e tem sido amplamente estudada por causa dos possíveis efeitos benéficos que pode proporcionar à saúde. Foi considerada o alimento do ano em 2013 pela Organização das Nações Unidas (ONU) devido ao seu potencial de poder contribuir para a erradicação da fome e desnutrição no mundo. Também foi escolhida pela NASA para integrar a alimentação dos astronautas em voos especiais.

É um dos únicos alimentos vegetais que fornecem proteína de alto valor biológico, ou seja, todos os aminoácidos essenciais que nosso organismo não é capaz de produzir, devendo ser obtido através da alimentação, por isso, é indicado principalmente para pessoas que seguem dieta vegana ou vegetariana.

Também possui em sua composição gorduras boas, em proporções adequadas de ômega 3 e ômega 6, vitaminas do complexo B, D e E, além dos minerais: ferro, magnésio, zinco, potássio e fósforo. Ainda contém boa quantidade de fibras, essenciais para o bom funcionamento intestinal e para o controle do colesterol sanguíneo.

Pode ser consumida por todas as pessoas, desde crianças até idosos, gestantes, lactantes, diabéticos e praticantes de exercícios. Também pode ser consumida por pessoas com doença celíaca, já que é naturalmente isenta de glúten.

Pode ser encontrada na forma de grãos, devendo ser cozida antes do consumo, e pode ser utilizada em receitas quentes, como risotos ou saladas; em forma de farinhas, utilizadas em receitas de pães, bolos, tortas, panquecas, entre outros; e na forma de flocos, podendo ser adicionada em frutas e até no preparo de mingau.

Embora seja considerada um alimento saudável, o ideal é que seja consumida dentro de uma dieta variada, com o consumo de outros alimentos saudáveis, ajudando a fornecer diferentes nutrientes importantes para a saúde.

 

Para encontrar quinoa, clique aqui.

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