30/10/2015 às 10h39min - Atualizada em 30/10/2015 às 10h39min

O bom e o mau do colesterol

O colesterol é uma gordura presente naturalmente no nosso organismo e desempenha uma série de funções importantes. Por isso, não ache que colesterol faz mal, pois é essencial para a boa saúde e funcionamento adequado do organismo.

Por ser uma gordura, o colesterol não pode ser diluído no sangue para ser transportado, por isso depende de duas proteínas: O LDL colesterol e a HDL colesterol. Conheça mais sobre elas:

  • LDL (proteína de baixa densidade): sua função é distribuir o colesterol do fígado para os tecidos. É conhecido como “mau” colesterol, pois quando está em excesso pode se depositar nas artérias, causando entupimento ou rompimento.
     
  • HDL (proteínas de alta densidade): retira o excesso de colesterol da corrente sanguínea e leva de volta para o fígado, por isso é chamado de bom colesterol e pode atuar como fator de proteção contra as doenças cardiovasculares.

A alimentação é um fator importante para o controle do colesterol e dentre os alimentos que causam seu desequilíbrio estão aqueles ricos em gorduras saturadas e trans, como frituras, alimentos processados, queijos amarelos, macarrão instantâneo, embutidos (como salame, presunto, salsicha, entre outros), salgadinhos, biscoitos recheados, carnes vermelhas com gordura aparente e frango com pele.

Já outros alimentos podem atuar como fator preventivo, como as gorduras boas (azeite de oliva e abacate), fibras (presente em frutas e vegetais, além de aveia e chia por exemplo) e antioxidantes, alguns dos alimentos que ajudam na redução do colesterol.

Os alimentos ricos em antioxidantes, como as frutas vermelhas, ajudam a melhorar a circulação sanguínea e a combater o processo inflamatório causado nos vasos pelo excesso de LDL.

Além disso, a prática de atividade física também melhora o perfil de colesterol, aumentando o HDL. A junção de atividade física com exercícios é a melhor maneira de se manter saudável. Visite seu médico periodicamente para realizar exames de rotina e avaliar a dosagem do colesterol. 

Link
Tags »
Relacionadas »
Comentários »