20/08/2015 às 15h06min - Atualizada em 20/08/2015 às 15h06min

Sinélia Peixoto

Escritora

Thiago Santos

 Thiago Santos: Quem é o ser humano Sinélia Peixoto?

 Sinélia Peixoto: Sinélia Peixoto é uma mulher sensível, carinhosa, guerreira, independente, professora, mãe de duas crianças lindas e é divorciada. Assim como várias mulheres hoje; ela luta todos os dias, trabalha muito, lê diariamente, escreve e ainda sonha com um mundo mais calmo, mais tranquilo e mais amável tanto para seus filhos quanto para seus alunos. O que ela mais preza e tenta sempre fazer em sua vida é ver cada pessoa a seu lado como um anjo, colocado por Deus para seu aprendizado e seu melhoramento.

 

 Sinélia?

 A escrita me trouxe um complemento à minha vida que não tinha há muito tempo. Sou uma pessoa em paz hoje, mas já passei por muito em minha vida, minha mãe morreu cedo, passei por um divórcio e criei dois filhos sozinha, ao mesmo tempo em que trabalhava 40 horas semanais. Coloco pra fora o que está preso em mim, tanto através de meus poemas quanto em meus livros. Minha trilogia é meu orgulho, minha obra-prima, porque foi com ela que aprendi que posso inspirar, ajudar e iluminar a vida dos outros com meus textos. Sou abençoada diariamente com mensagens e emails de pessoas que estão lendo e que foram ajudadas pelo Por Que Eu? e esperam ansiosamente pelo Por Que Não Eu?. A minha vida é marcada pela Sinélia antes da escrita e a Sinélia depois da escrita, elas são pessoas extremamente diferentes. A última está sempre tentando ser a melhor versão de si mesma.

 

 Em que momento de sua vida os livros lhe foram apresentados e assim o amor pela criatividade surgiu?

 Tive professores excelentes em minha escola e sempre adorei ler e escrever. Lembro que tínhamos que ler livros, fazer resenhas, discutíamos em sala o livro lido. Aprendi assim, aos poucos. Sempre escrevi poemas, tive alguns publicados na escola que eu estudava. Devo tudo a meus professores e espero estar fazendo o mesmo com meus alunos.

 

 Como seria o mundo sem esta arte solene encontrada nos livros por meio das palavras?

 Pra mim, o livro é importante porque nos faz imaginar, criar, pensar, ser diferente, ter gostos diferentes e nos transforma também. Se não existissem livros, teríamos que aceitar a opinião do outro, a ideia do outro e assim não seríamos seres capazes de ter nossa própria opinião, de pensar diferente; portas não seriam abertas porque alguém ousou sair da linha e pensar diferente, viveríamos um mundo pensado e regrado por alguém maior que nós. O mundo é sempre mudado por pessoas que pensam e ousam. Quem ousaria nesse caso?

 

 Como seria o mundo se todos nele se entregassem em amor tanto para com à arte da leitura quanto da escrita?

 Acho que quando formos todos valorizados, aí acaba a luta diária.  Estamos aqui lutando pela leitura, por educação de qualidade a todos, por um mundo melhor, com mais igualdade. Penso que se todos escrevessem, quem iria ler? Se todos lessem, quem iria pintar? Somos todos diferentes e necessários, cada um com seu dom e com seus hobbies. Espero ser lida por várias pessoas, espero ter meus livros nas livrarias, mas também sei que cada um tem seu gosto e que muitos não gostarão dos meus livros. Mas eles foram feitos para um público específico, para pessoas que cansaram de errar tanto e que querem mudar. Os meus romances são feitos com muitas perguntas, neuroses, dúvidas e questionamentos e acho que isso atinge uma parcela pequena da população, porque a maioria prefere empurrar a poeira pra debaixo do tapete, é mais fácil assim. Se estivéssemos todos em sintonia, nossa vida seria mais tranquila, mas a beleza da vida é que  estamos em um mundo diversificado e vamos nos adaptando a tudo e aprendendo coisas novas a cada dia.

 

 Na fase da adolescência um acontecimento lhe foi importante em relação ao todo do seu viver?

 Sim, fiz intercâmbio com 15 anos e isso abriu muitas portas pra mim. Comecei a ver a vida diferente, a aprender sobre o mundo, sobre culturas diversificadas e principalmente sobre relacionamentos que eram bem diferentes dos que eu via regularmente. O meu mundinho se tornou um mundão; gostei de cair no mundo, viajar, conhecer tudo e me aprimorar. Amo viajar!

 

 Porque Eu?

 Por Que Eu? é o primeiro livro de uma trilogia, chamada Trilogia do Eu, tem o blog www.trilogiadoeu.com.br ou a página do facebook: Trilogia do Eu e instagram também. Sempre soube que escreveria um livro chamado Por Que Eu?, a gente sempre se questiona por que algo acontece conosco ou por que nossa vida é assim?, esse livro é o começo dos questionamentos da Elizabeth (a personagem principal, uma mulher como nós, normal, com um corpo normal, uma cabeça cheia de paranóias, neuroses e dúvidas); é um romance, no qual Elizabeth se sente perdida em sua vida, em seu emprego. Ela luta primeiro por si mesma, para se conhecer, se entender, para saber aquilo que ela quer de verdade e ao mesmo tempo em que ela está se descobrindo, ela também conhece Antônio e descobre o amor. Antônio é bem diferente dela, já é estável, sabe o que quer e vai tentar levá-la com ele.

 

 Origem da obra?

 O Por Que Eu? surgiu como um processo de terapia. Eu estava em terapia árdua depois de meu divórcio e meu terapeuta me pediu pra esvaziar minha mente com um diário. Eu não conseguia escrever um diário, porque meus dias são todos iguais. Então ele me pediu pra escrever qualquer coisa e aí surgiu o primeiro livro com mais de 400 páginas. Foi em uma tarde, voltando de uma caminhada no parque. Geralmente eu caminho para poder pensar, nesse dia, eu voltei do parque com os últimos capítulos do Por Que Não Eu? na cabeça. Sentei, escrevi, quando vi que isso seria um livro, eu voltei e comecei a escrever o começo da estória: selecionei os personagens, características físicas, profissão, etc. Escrevi o primeiro livro em uma semana, foi uma catarse pra mim. Realmente minha mente estava cheia de ideias que precisavam ser esvaziadas.

 

 Porque Não Eu?

 O Por Que Não Eu? foi escrito junto com o Por Que Eu? terminei os dois livros em duas semanas. São mais de mil páginas ao todo e eu estava exausta quando terminei. Pensei em parar neste livro, mas minha mente não me deixava relaxar; precisei escrever o terceiro livro, só aí consegui realmente descansar. A sensação que eu tive era que isso precisava ser uma trilogia e que eu precisava disso pra continuar minha vida. O Por Que Não Eu? é o livro que eu mais gosto, o que me doeu mais pra escrever. Lembro que chorei muito enquanto escrevia e tenho um amor especial por ele. Não posso dar detalhes da estória ainda, mas espero que gostem.

 

 Inspiração para que ele se tornasse o segundo livro de sua autoria?

 A inspiração foi a mesma durante a trilogia toda: as pessoas em geral. Em cada mesa de bar que eu sentava e escutava uma estória, eu a colocava no livro; em cada conversa que eu tinha, eu me sentia inspirada a escrever. É claro que aumentei muita coisa, vaguei em vários aspectos, mudei, fiz personagens sofrerem mais do que deveriam, mas tudo foi baseado em alguma estória real que ouvi em algum momento e também em mim mesma.

 

 Agora Sim Sou Eu!

 Agora Sim Sou Eu! é um livro no qual Elizabeth já tem certeza de seus erros, de suas falhas, do porquê passou por tudo aquilo e está agora disposta a assumir quem ela realmente é. Ela já sofreu, já se questionou, já se descobriu e está disposta a viver agora; só viver, sem se culpar, sem se julgar, sem exigir tanto de si mesma. O que na verdade é onde estou hoje, no presente. Vivo cada dia, sinto tudo que está acontecendo comigo, estou presente no presente. Não faço planos longínquos, simplesmente estou aberta a novas oportunidades e ao que a vida me trouxer. Escrevi esse livro para aqueles que não gostariam do final do Por Que Não Eu?, então tenho dois finais e o leitor vai me dizer qual ele gostou mais.

 

 Como se sente sabendo que suas obras são alicerces responsáveis por também enaltecerem toda beleza existente na força do ser humano do sexo feminino?

 Me sinto orgulhosa de mim mesma, orgulhosa de todas as pessoas (não só mulheres, homens também) que se abrem pra si mesmos, para a leitura e para o autoconhecimento. É mais fácil se esconder, não pensar na vida, ir com a multidão; então se você para pra pensar quem você é, o que está fazendo aqui e o por que de tudo isso, eu tenho que te admirar. Tenho mais orgulho do homem que está aberto ao campo feminino, que quer conhecer, entender e ajudar sua mulher nesse processo; porque nós mulheres, somos seres neuróticos por natureza, fazemos 20 coisas ao mesmo tempo, em algum lugar não seremos 100% e isso nos mata; se estamos com um homem e ele não nos ajuda, tudo se torna mais difícil, mais pesado e imensamente pesaroso. Então para esses homens, que querem ajudar suas mulheres, eu tiro o meu chapéu e agradeço imensamente. Para essas mulheres que lutam todos os dias por sua vida, seu trabalho e por si mesmas, eu escrevo e agradeço por lerem meus livros.

 

 Nos fale dos seus projetos atuais e futuros!

 Tenho projeto para mais dois livros, já estou escrevendo um e tenho outro em mente. Não vou contar a estória, mas estou fazendo bastante pesquisa de campo, não gosto de falar sobre o que não sei, então pretendo errar bastante para conseguir escrever direitinho o personagem desse livro, tudo com bastante tempo, devagar. Mas no momento, estou vivendo o lançamento do Por Que Eu?, esperando ansiosamente para a publicação do Por Que Não Eu? e aberta ao que a vida me trouxer.

 

 Para finalizar, se importa em expressar palavras que se tornem sinônimo de inspiração para o amigo leitor que também deseja viver em prol da arte? E também uma frase que seja capaz de descrever o que você sente por fazer algo que muito ama?

 Siga seu sonho, acredite nele e não deixe ninguém te dizer que você não é capaz. Digo sempre a mim mesma que eu mereço o que estou vivendo agora, que eu mereço o melhor da vida e repito isso diariamente para que minha alma acredite nisso também. Acredito na minha trilogia, sei que ela irá ajudar muitas pessoas e já me considero uma vitoriosa por ter conseguido publicá-la. Me baseio sempre em filosofia. No templo de Delfos está escrito: “Conhece-te a ti mesmo” e acredito piamente que é o começo de tudo. Quando você se conhece, você sabe o que quer, como quer e não tem medo de lutar por sua vida e seus sonhos. Então, boa sorte, lute por si mesmo e seja feliz, porque quando você faz aquilo que ama, você é feliz. Termino citando algumas frases minhas do Por Que Eu?: “A felicidade é uma decisão”, “A heroína de hoje é aquela que batalha e não tem medo de ficar sozinha e de conseguir tudo com ou sem seu homem”, “A beleza da vida é que sempre podemos recomeçar quando não gostamos do caminho que escolhemos”. Se você não está feliz, vá atrás de sua felicidade. Lute por si mesmo, pare de dar desculpas ou de usar seu passado para não mudar. Mude! Tenho um vídeo no youtube explicando o Por Que Eu? é só procurar: Trilogia do Eu ou Sinelia Escritora; e também espero sua presença em meu blog e nas minhas redes sociais. Obrigada por me acompanhar até aqui, por ler e divulgar meu livro. 

 

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp