25/03/2015 às 10h25min - Atualizada em 25/03/2015 às 10h25min

Clara Savelli

E o “ mundo ” da escrita se renderá em graça diante seus leais admiradores...

Thiago Santos
Thiago Santos

 Quem é o ser humano Clara Savelli?

 É muito difícil responder isso porque eu acho que o ser humano Clara Savelli está sempre em mudança. Talvez a Clara Savelli do final da entrevista não seja mais a do início! Todavia, tem coisas que dificilmente mudam: Clara Savelli é um ser que gosta muito de ler, escrever e conviver com os leitores, mesmo que seja muito tímida. É carioca, formada em Relações Internacionais e está no último período do curso de Direito, mas largava tudo se pudesse viver só das letras. Fã de Beatles, de Star Wars e da Meg Cabot, está esperando até agora o convite de Zordon para fazer parte dos Power Rangers. Mocassins e All Stars é seu primeiro romance.

 

 

 Acredito que não seja possível você recordar a primeira frase que escreveu na vida! Mas se fosse o caso qual frase você escreveria nesse momento em nome daquela criancinha que um dia se apaixonou pela arte da escrita?

 Minha mãe guarda, até hoje, um livro que eu “escrevi” mesmo antes de saber escrever. Explico: aos três anos, eu fiz os desenhos e pedi para que ela os legendasse. Era uma história engraçada, sobre um índio.  Provavelmente algo que eu aprendi no colégio. Acho que essa é a história mais antiga que eu tenho documentada. Porém, se hoje eu tivesse que escolher uma frase em nome da Clara de três anos, acho que eu escolheria algo como “Confie em você mesma e siga em frente” porque muitas vezes nesses vinte anos, dos três aos vinte três – minha idade atual, eu quis desistir da carreira de escritora. Os percalços são muitos, mas o amor pela literatura e o carinho do público suprem todas as feridas na caminhada.

 

 

 

 

 

 

 Qual foi e é, a importância da leitura quanto a sua própria escrita?

 Fundamental. Eu nunca começaria a escrever se não fosse ávida leitora. Sempre gostei muito de ler, desde pequena. Meus pais também tinham o hábito de ler pra mim antes de dormir, ainda que eles mesmos não sejam grandes leitores. Os livros são um grande amor e, acima de escritora, sou com certeza uma leitora apaixonada. Tudo que eu leio me influencia muito na hora de escrever, mas com certeza tem uma autora em especial que é minha grande inspiração e meta de vida: Meg Cabot. Ela é a autora de Diário da Princesa e de muitos outros livros maravilhosos e, inclusive, está vindo para o Brasil esse ano divulgar um livro novo. Vocês poderão me encontrar na fila!

 

 

 Bacharel em Relações Internacionais e atualmente está cursando o último período do curso de Direito?

 Pois é, sei que parece estranho, mas é verdade. Eu fiz duas faculdades ao mesmo tempo, ainda que não tenha um vira-tempo. No meio disso tudo, ainda estagiava e tentava arrumar tempo para escrever. A verdade é que quando eu tive que escolher minhas carreiras, não sabia o que fazer. Sempre soube que queria ser escritora, mas não existe faculdade para isso. Pensei em cursar letras, jornalismo, turismo, direito e relações internacionais... Na hora de fazer as inscrições no vestibular, coloquei uma carreira em cada universidade e acabei passando em mais de uma.  Escolhi cursar Direito e Relações Internacionais, mas a verdade é que minha paixão principal continua sendo a literatura e Direito/Relações Internacionais são só a forma de me sustentar enquanto não consigo me consolidar plenamente no mercado nacional.

 

 

 

 

 

 

 Lhe convido para que use as palavras e assim possa expressar aos leitores o que você sentiu ao ler a primeira página de seu primeiro livro no momento em que o teve em mãos!

 Nossa, foi um sonho! Fiquei incrivelmente feliz, especialmente depois de um processo de publicação tão demorado (quase cinco anos). O mais especial pra mim foi perceber que minha criação agora tinha cheiro de livro, tinha cheiro de livraria! É até engraçado como tantos anos de sonhos se transformaram em um pequeno livro tamanho 14x21, com 456 páginas e se tornaram tão tangíveis, tocáveis... Realmente, é uma concretização de um ideal e, com certeza, o primeiro degrau de uma longa escada, repleta de futuros livros.

 

 

 

 

 

 

 Na prática o que significa ser uma escritora ou escritor independente?

 Batalha. Ser um escritor nacional no Brasil ainda é muito difícil, então ou você batalha, ou perece. E como é meu sonho, eu batalho. A verdade é que o mercado hoje já está muito melhor do que era há alguns anos, então acho que a propensão é que ele fique melhor com o passar do tempo. Porém, algumas portas ainda são fechadas simplesmente por se tratar de literatura nacional, mas tenham certeza que janelas também se abrirão. As batalhas são recompensadas, o cansaço é superado sempre que um novo leitor fala sobre como gostou do seu livro e as batalhas duras são vencidas quando lembramos do tanto que queremos ser lidos.

 

 

 Nos fale dos seus muitos prêmios graças a sua arte da escrita e também o que sentiu em cada um daqueles momentos!

 Mocassins e All Stars foi publicado no Orkut integralmente. Eu comecei a postar o livro lá despretensiosamente e acabei atingindo um público bem maior do que eu esperava, até que acabei chamando atenção da minha primeira editora. Nessa comunidade onde eu comecei a postar o livro, Nossos Romances Adolescentes, havia um prêmio anual, com muitas categorias e, em 2009, eu inscrevi Mocassins e All Stars na categoria de “melhor livro não-concluído”, visto que, na época, eu não tinha concluído ainda. Também me inscrevi como melhor autora e como melhor entrevista (tínhamos um esquema de entrevista com os autores na comunidade também). Esses foram os três primeiros prêmios que ganhei e fiquei muito emocionada! Foi quase como se aquela aceitação por parte dos leitores legitimasse, de certa forma, meu trabalho. Lembro até hoje da emoção que foi quando eles liberaram os resultados e até hoje isso me alegra muitíssimo.

 Posteriormente, em 2011, fui vencedora do prêmio Paulo Britto de Literatura na Categoria Prosa. Meu trabalho inscrito era um conto intitulado “E Se?” que tratava um pouco das incertezas da vida, rodando em volta do casal de protagonistas: um casal de melhores amigos apaixonados, mas que tinham medo de declararem-se um para o outro.

 Por fim, em 2012, fui menção honrosa no Concurso Internacional de Contos Vicente Cardoso. O tema daquele ano foi ficção e fantasia e meu conto era “O Dia Que Encontrei Outro Henrique VIII na Minha Sala de Estar”. A história contava as desventuras de uma menina que adorava comprar móveis antigos até que, um deles, vem com um fantasma – de outro Henrique VIII – de brinde.

 Foram momentos incríveis, de muita felicidade e que me incentivam até hoje a continuar escrevendo, mesmo nos momentos difíceis e desmotivadores.

 

 

 

 

 

 

 Como escritora você tem noção de que a cada página lida seus livros estão na verdade cooperando em relação ao aperfeiçoamento cultural do leitor?

 Sim e fico muito feliz com isso. Acho que muitas pessoas acabam se distanciando da literatura pois, quando jovens, não tiveram acesso a livros que os cativassem. É complicado forçar uma criança ou adolescente a ler só clássicos na escola, sem ter o menor incentivo dentro e fora dela para que ele leia outros gêneros que possam fazer ele gostar mais de ler e desenvolver esse hábito. Espero que Mocassins e All Stars (assim como qualquer outro livro que venha por aí) possa abrir as portas da literatura para os jovens leitores e mostra-los a grande verdade: é impossível não gostar de ler! Quem não gosta de ler ainda não descobriu o livro certo!

 

 

 

 

 

 

 Mocassins e All Stars?

 Mocassins e All Stars é meu primeiro romance e conta a história de Julie, uma menina que acabou de perder o pai e se vê forçada pela mãe a mudar de Estado, para morar perto da avó – a quem ela nunca conheceu. Como se isso não fosse o bastante, sua nova cidade é muito pequena e preconceituosa, e Julie começa a sofrer perseguição de seus novos colegas de escola simplesmente por se vestir diferente, por falar diferente, por agir diferente... Enfim, por ser diferente. Porém, nem todos são maldosos e ela encontra um grupo de amigos, incluindo Arthur, que é um aluno muito querido por toda escola, mas tem uma ex-namorada que o quer de volta a todo custo e desconta ainda mais sua raiva em Julie, achando que ela está interessada nele. Quando Julie consegue colocar sua vida nos eixos, sua avó, aquela que ela nunca tinha conhecido antes, resolve contar um segredo de família que muda o rumo de tudo... Mocassins e All Stars é uma história de mudanças e superações, narrada pelo ponto de vista de uma estabanada e engraçadíssima garota de 17 anos.

 A segunda edição de Mocassins e All Stars sairá no meio de Abril pela editora Garcia Edizioni, depois do livro já ter vendido mais de 300 exemplares, de forma totalmente independente, na sua primeira edição.

 

 

 

 

 

 Papel, Caneta e Ação?

 Papel, Caneta e Ação é um projeto que tem um lugar muito especial no meu coração, pois foi feito em parceria com duas amigas escritoras que gosto e considero muitíssimo: Aimee Oliveira e Thati Machado. Papel, Caneta e Ação é uma história de três garotas (uma escritora, uma desenhista e uma atriz) que estão tentando achar seu lugar ao sol e ser bem sucedidas na carreira artística (quer dizer, conseguir pagar as contas já está bom). A vida delas se entrelaça por conta do livro da escritora, para o qual a desenhista fez uma capa e que virará filme, estrelado pela atriz. O processo de confecção do livro foi muito divertido, ainda que trabalhoso e estamos muito satisfeitas com o resultado! Vale lembrar que Papel, Caneta e Ação pode ser comprado por três reais na Amazon e que lançaremos em versão física na Bienal do Livro do Rio de Janeiro.

 

 

 

 

 

 

 Para finalizar nos fale dos seus projetos atuais e futuro!

 Atualmente grande parte do meu tempo é destinado a divulgação de Mocassins e All Stars, por meio de participações em eventos literários. Todavia, ainda assim, busco me manter ativa. No momento estou escrevendo dois projetos: um deles está sendo postado no wattpad e o outro estou escrevendo visando uma futura publicação. Acampamento de Inverno Para Músicos (nem tão) Talentosos está sendo postado no wattpad, com atualização semanal, e eu não sabia o quanto eu tinha saudades da troca com os leitores até o dia que eu voltei a ter esse contato direto com eles através do wattpad. O projeto para publicação ainda é secreto, mas posso adiantar que fala sobre fama e amor platônico!

 Muito obrigada pelo espaço e pela oportunidade! Se tiver curioso, ou querendo saber mais, entre em contato:

 

 E-mail: [email protected]

 Site: www.clarasavelli.com

 Facebook: https://www.facebook.com/Mocassinseallstars

 Wattpad: http://www.wattpad.com/user/ClaraSavelli

 Skoob: http://www.skoob.com.br/mocassins-e-all-stars-75766ed135184.html

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp