13/06/2024 às 15h36min - Atualizada em 13/06/2024 às 20h03min

FUSSP recebe municípios para capacitação regional e plantão de dúvidas sobre convênios celebrados no Programa Escola de Qualificação

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, abriu o evento na manhã desta quarta-feira (12) e destacou que outros cinco workshops serão realizados em várias regiões do Estado nas próximas semanas

LUCIANA FARIA
FUSSP
Comunicação FUSSP

O Fundo Social de São Paulo deu início nesta quarta-feira, 12, a uma rodada de capacitação e plantão de dúvidas direcionadas aos representantes dos municípios conveniados com o FUSSP. O objetivo é esclarecer os representantes das prefeituras sobre as etapas necessárias para efetivar os convênios para a implantação do Programa "Escola de Qualificação Profissional" nas respectivas cidades.

A abertura do evento foi realizada pela primeira-dama do Estado e presidente do FUSSP, Cristiane Freitas. Em seu discurso, ela deu as boas-vindas aos representantes municipais e reforçou a parceria do Fundo Social com as cidades. "Queremos ampliar ainda mais as nossas parcerias e ajudar na celebração dos convênios para levar mais qualificação para as cidades" , afirmou Cristiane Freitas. 

Em seguida, Deise Duque-Estrada, coordenadora do núcleo de políticas públicas do FUSSP, destacou a criação recente do departamento que lidera, com o objetivo de ampliar as parcerias com os municípios. "Nossa missão é desenvolver políticas públicas que façam a diferença na vida das pessoas. Por isso, a parceria com os municípios é tão importante, para darmos suporte e orientação às cidades parceiras para que desenvolvam bem o trabalho" , enfatizou Deise.

Eventos no Estado

O evento no Palácio dos Bandeirantes é o primeiro de uma série que vai percorrer o estado, visando a capacitação contínua e o esclarecimento de dúvidas das prefeituras sobre a implantação do Programa "Escola de Qualificação Profissional". Os próximos eventos de capacitação/plantão de dúvidas serão realizados em Louveira na sexta-feira (14/06), em Osvaldo Cruz (18/06), em Tanabi (19/06), em São Joaquim da Barra (20/06) e, por último, em Tatuí (21/06).

Workshop

As Escolas de Qualificação Profissional do Fundo Social de São Paulo têm o objetivo de ampliar a autonomia e geração de renda por meio da realização de cursos gratuitos nas áreas de moda, beleza, gastronomia, informática, construção civil e administração voltados à população em vulnerabilidade social. 

O workshop realizado nesta quarta-feira foi conduzido pelo núcleo de políticas públicas do FUSSP com o auxílio das palestrantes Thais Fernanda Lopes, assessora técnica do gabinete do Fundo Social, e  Leila Lasnaux, diretora das Escolhas de Qualificação Profissional.

O painel da manhã foi dividido em três etapas. Primeiramente, as gestoras apresentaram o Programa Escolas de Qualificação Profissional. Em seguida, discutiram os convênios e a prestação de contas. Por fim, houve uma plenária com perguntas e debates. À tarde, foi realizado um plantão de dúvidas.

 

Municípios

A capacitação destina-se aos municípios que celebraram com o FUSSP convênios em 2024. Para esta quarta-feira, foram convidados os municípios de Miracatu, Barueri, Caçapava, Cubatão, Embu das Artes, Ferraz de Vasconcelos, Franco da Rocha, Guarulhos, Ilhabela, Itaquaquecetuba, Jandira, Lagoinha, Mairiporã, Mauá, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Santo André e Taboão da Serra. 

Durante a apresentação, as gestoras do FUSSP lembraram que o Fundo Social está direcionando seus esforços para ações de empregabilidade e geração de renda; ampliação e esforço das parcerias com os municípios paulistas com o objetivo de alcançar mais pessoas em situação de vulnerabilidade social; bem como desenvolvendo estratégias de capacitação permanente para os fundos sociais municipais.

Novidades

Entre as novidades implementadas (ou em fase de implementação) em 2024, destacam-se o aumento da grade dos cursos avançados oferecidos, a redução da idade mínima para participação nos cursos, e a inclusão de duas novas entidades parceiras para a realização das aulas: o Senac e o Sebrae.

Além disso, ocorreram várias inovações nos convênios com o FUSSP, como a criação de um novo formato nos planos de trabalho (maior quantidade de turmas, maior prazo de execução, etc); aumento do valor do recurso repassado e maior flexibilidade na realização das despesas; nova estruturação dos documentos e formas de análise da prestação de contas; comunicação rápida e centralizada das demandas dos municípios; lançamento do Manual Prático de Convênios e Prestação de Contas e Vídeo Tutorial para preenchimento dos documentos de prestação de contas.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCIANA CANUTO DE FARIA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp