20/06/2024 às 12h05min - Atualizada em 20/06/2024 às 18h07min

Apesar de baixa no eleitorado em 2024, jovens são ponto chave para uma democracia estruturada e refletem a importância da educação política

Politize! capacita e engaja jovens para que sejam protagonistas na construção de um futuro mais democrático e inclusivo no Brasil

Sherlock Communications
Reprodução/Politize!

São Paulo, junho de 2024 - Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em maio de 2024, o eleitorado brasileiro totalizava 158.984.877 pessoas, das quais 2.259.454 têm entre 16 e 17 anos. Em comparação, nas últimas eleições presidenciais de 2022, a população eleitoral era de 152.303.709, com 2.530.875 jovens. Durante as municipais de 2020, o número total era 150.509.804, com 1.524.306 jovens.

Apesar de ter tido um aumento exponencial nas últimas eleições de 2022, se comparado ao número de 2020, o eleitorado jovem no Brasil voltou a cair em 2024. Com a missão de mudar este cenário, a Politize! busca, constantemente, incentivar a formação política dos jovens e o desenvolvimento de novas lideranças no Brasil, seja pela oferta de conhecimento didático ou por atividades práticas. Desde 2018, a organização realizou 2.941 formações e promoveu 9.781 oficinas de educação política, alcançando aproximadamente 179 mil pessoas. Ainda, mais de 170 mil estudantes e professores foram impactados a partir da atuação no Ensino Médio Público. Essas iniciativas visam capacitar jovens a se tornarem cidadãos críticos e engajados, fortalecendo a cultura e participação política no país e, portanto, a democracia brasileira.

Luiza Wosgrau, Gestora do Núcleo de Comunicação da Politize!, ressalta a importância da educação política para uma sociedade funcional. “Como cobrar de gerações futuras uma mudança de comportamento em relação à política se elas não foram preparadas e incentivadas? Buscamos espaços políticos mais saudáveis, mas, para isso, precisamos capacitar jovens a se tornarem cidadãos ativos, com consciência crítica e verdadeiramente engajados”, diz.

Um exemplo do impacto da Politize! é Lavínia Gabrielle Fernandes Araújo, Embaixadora voluntária Politize! de João Pessoa. No primeiro semestre deste ano, ela ministrou um minicurso sobre o Poder Legislativo na Assembleia Legislativa da capital paraibana, destacando que isso só foi possível graças à orientação e incentivo da organização. Lavínia também participou de ações de tiragem e regularização de título de eleitor promovidas pela Politize! e enfatiza a importância dessas iniciativas para a formação de uma sociedade mais instruída e democrática.

A educação política é fundamental não só para o engajamento cívico, mas também para capacitar jovens a tomarem decisões informadas e embasadas. Isso promove habilidades críticas e um senso de comunidade indispensável para a democracia. “Saber o que é democracia e lutar por ela ao lado de pessoas diversas e unidas pelo mesmo propósito são experiências transformadoras. As conexões e lições que aprendi na Politize! sobre diversidade, respeito, consciência e empatia formam a base de uma sociedade democrática”, relata Lavínia.

Ela reforça ainda a importância dos jovens brasileiros se inserirem, cada vez mais no cenário político, além de exercerem seus deveres cívicos diariamente, encontrando em redes como a da Politize! um espaço aberto para o diálogo plural e construtivo, algo essencial.

“A formação política é a chave que abre a porta de acesso para a participação cidadã. Sem ela, a política será sempre uma porta fechada, inacessível”, defende Luiza Wosgrau. “Quanto mais pessoas forem preparadas para ação cívica, mais serão as pessoas capazes de participar da política em pé de igualdade, tornando a sociedade mais justa e mais capaz de oferecer oportunidades para todos”, finaliza.

Campanha Umbora!

Em abril, a Politize! lançou a campanha “Umbora! - a política não é um bicho de sete cabeças”, com o objetivo de engajar e incentivar jovens de todo o país a irem às urnas e moldarem o destino dos seus municípios. 

Inspirada em elementos dos mitos, rituais e tradições da cultura popular, a iniciativa traz o folclore brasileiro para dentro da política nacional e conta com estratégias de atuação digitais e presenciais, incluindo oficinas e formações com foco nas eleições; barraquinhas nas ruas para incentivar o diálogo saudável e, também, formação de professores e estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino.

 

Sobre a Politize! 

A Politize! é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atua para que cada vez mais pessoas se interessem pela política, aumentando a participação cidadã nos espaços de tomada de decisão que impactam todos os brasileiros. A missão da organização é formar uma geração de cidadãos conscientes e comprometidos com a democracia, levando educação política a qualquer pessoa, em qualquer lugar, de forma plural, didática, gratuita e suprapartidária. 

Para isso, a Politize! conta com uma plataforma online com milhares de conteúdos gratuitos, didáticos e plurais sobre política; forma lideranças cidadãs para resolver problemas públicos em todas as regiões do Brasil; além de oferecer materiais pedagógicos e treinamentos para professores levarem a pauta da cidadania para o Ensino Médio público. 

Acesse o site da Politize! e saiba mais: https://www.politize.com.br/.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PATRICIA SERENO ZYLBERMAN
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp