16/10/2013 às 15h30min - Atualizada em 16/10/2013 às 15h30min

Factoring Brasil

Uma solução para os seus problemas de capital de giro.

Factoring Brasil

Esta semana vamos falar sobre um assunto que pode ajudar muitas empresas a sair do vermelho, adquirir capital de giro e investir no crescimento de sua marca.

 

Você já ouviu falar no termo “Factoring”?

Mais conhecido no Brasil como “fomento mercantil” e também chamado de “fomento comercial”, o Factoring é uma operação financeira pela qual uma empresa vende seus direitos creditórios – que seriam pagos a prazo – por meio de títulos a um terceiro, que compra estes à vista, mas com um desconto.

 

Em outras palavras, as empresas de Factoring compram títulos, duplicatas, cheques, oriundos de vendas mercantis e/ou prestação de serviços, pagando à vista ao emitente, isto é, as empresas de Factoring, antecipando o crédito às empresas que receberiam o mesmo em um determinado prazo, cobram uma porcentagem do valor antecipado como pagamento pelo serviço em questão.

 

De origem na antiguidade greco-romana, quando comerciantes incumbiam a agentes, localizados em pontos diversos, a guarda e a venda de coisas suas, se difundiu pela Idade Média, sobretudo na região do Mediterrâneo. O modo de comercial ganhou um novo fôlego, na era dos Descobrimentos, operando especialmente no ramo têxtil. Com o passar do tempo, a faturização declinou na Europa, expandindo-se nos Estados Unidos. Nesse processo, o fomento mercanti sofreu uma evolução: de um mero contrato de comissão para um contrato de cessão de crédito, mediante remuneração, onde o antigo comissarista passa a cobrar diretamente do devedor. Esse novo modelo de Factoring, que predomina hoje, foi reintroduzido na Europa na década de 1960.” (fonte: Wikipédia)

 

O Factoring surgiu no Brasil em 11 de fevereiro de 1982, quando foi fundada no Rio de Janeiro a ANFAC – Associação Nacional de Factoring. É uma atividade legal e mundialmente consagrada de prestação de serviços em base contínua, conjugada à aquisição de direitos creditórios, duplicatas ou cheques pré-datados, resultantes de suas vendas mercantis ou de prestação de serviços realizadas a prazo. A sólida parceria que o fomento mercantil oferece beneficia mais de 100.000 micro, pequenas e médias empresas do Brasil sustentando mais de 2 milhões de empregos diretos e indiretos. O fomento mercantil nada tem a ver com empréstimos, financiamentos ou agiotagem. É um negócio sério e totalmente amparado pela legislação. Constitui um valioso e interessante mecanismo de alavancagem dos negócios, de inestimável valor para a cadeia produtiva e essencial para a sobrevivência dos empreendedores deste país.” (fonte: Conquista Factoring)

 

E aí, sua empresa está esperando o que para conhecer esse método de angariar fundos e capital de giro?

 

Quer saber mais sobre Factoring?

 

Acesse > http://www.conquistafactoring.com.br  #ficadica 

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp