16/05/2022 às 11h15min - Atualizada em 16/05/2022 às 11h05min

Entenda a como é feita monetização do Instagram

A cada dia que passa, mais pessoas buscam trabalhar nas redes sociais. Nesse novo modo de trabalho, uma das plataformas mais requisitadas é o Instagram. Aliás, se o influenciador fizer um bom trabalho na plataforma, é possível transformá-la numa boa fonte de renda.

Contudo, o processo de monetização do Instagram não é tão simples assim. É bom lembrar que, ganhar dinheiro na internet é um trabalho como qualquer outro.

Portanto, é necessário se dedicar e postar conteúdo com frequência. Ademais, é preciso ser persistente com seu trabalho. Afinal de contas, as coisas não acontecem por mágica. Sem esforço e dedicação, dificilmente algum projeto terá sucesso. Leia este texto e entenda a monetização do Instagram.

Porque o Instagram é tão relevante?

Atualmente, o Instagram possui mais de um bilhão de usuários ativos. Isso mostra o quanto essa plataforma é relevante. Contudo, apenas o número bruto de usuários não seria suficiente para tornar essa plataforma tão popular.

A grande chave para o crescimento do Instagram é a sua enorme quantidade de postagens. A cada dia, cresce o número de criadores de conteúdo no Instagram. Dessa forma, a plataforma consegue atrair celebridades e grandes marcas, o que colabora para o seu crescimento.

É possível interagir de várias formas no Instagram. Por isso, os influenciadores conseguem criar grandes laços com seus seguidores. Dessa forma, torna- se mais fácil convencer as pessoas a comprarem produtos ou fazerem doações. Para interagir no Instagram, é possível curtir, comentar nos posts, compartilhar conteúdos, entre outras coisas.

Devido a seus vários modos de interação, o Instagram se transforma numa grande máquina de engajamento. Obviamente, para que as pessoas se engajem no seu perfil, é necessário postar bons conteúdos. Dessa forma, será possível iniciar o processo de monetização do Instagram.   

Monetização do Instagram

O conceito de monetização é bem simples: ganhar dinheiro. No caso do Instagram, a monetização consiste em ganhar dinheiro por meio de posts e vídeos. Por exemplo, um modo comum de ganhar dinheiro no Instagram é com anúncios do IGTV. Além disso, é possível fazer parcerias com empresas e divulgar produtos em suas postagens.

Monetizar é saber como usar o Instagram a favor de seu conteúdo. Dessa forma, se torna possível atrair engajamento e faturar um bom dinheiro. Obviamente, ter ganhos com redes sociais não acontece da noite para o dia, pois a concorrência é grande.

Além disso, é necessário aplicar boas estratégias de divulgação para sua página. Dessa forma, mais pessoas pesquisaram o seu conteúdo. Assim como na TV aberta, é necessário ter muita relevância para ganhar dinheiro no Instagram.

Afinal de contas, uma grande empresa só será parceira de sua página se houver muitas visualizações e seguidores. Ou seja, um perfil com poucas visualizações dificilmente terá alguma renda no Instagram. Além das views, é preciso que haja engajamento em suas postagens. Com isso, haverá um interesse ainda maior em seu perfil.

Importância das visualizações

Como em qualquer rede social, o Instagram também analisa as visualizações de cada página. Ou seja, para ganhar dinheiro na plataforma, é preciso que os posts tenham muitas views e bastante engajamento. Do contrário, não haverá como ganhar dinheiro na plataforma.

Aliás, para acelerar o seu crescimento na plataforma, algumas pessoas resolvem comprar visualizações no reels. Assim, elas conseguem atrair mais pessoas para sua página. Entretanto, esse tipo de coisa só dará resultados se o influenciador tiver um bom conteúdo.

Afinal, não adianta nada elevar o número de visualizações, se o conteúdo da página não tiver qualidade. No fim das contas, mesmo com o aumento na quantidade de visualizações, os novos visitantes rejeitaram a página. Ou seja, eles não se engajaram de modo algum naquele conteúdo. Dessa forma, a compra de visualizações no reels não terá efeito algum.

Nos próximos parágrafos, você conhecerá alguns modos de monetizar o Instagram.

Programas de afiliados

Um bom modo de monetizar o Instagram é trabalhar como afiliado. Aliás, existem várias plataformas que possibilitam esse trabalho. Nos dias de hoje, plataformas como Hotmart, Monetizze e Awin se tornaram muito populares. Nesses sites, é possível escolher vários tipos de produtos para vender como afiliado.

Para trabalhar como afiliado em seu Instagram, o modo mais simples é fazer posts sobre algum produto. Por exemplo, se você tem cadastro na Monetizze, selecione algum de seus produtos e faça posts sobre ele.

Em seguida, insira o link do produto em sua bio e, em cada postagem, peça para as pessoas o acessem. Dessa forma, as pessoas entrarão no link e comprarão o seu produto. Em seguida, você receberá uma comissão por cada venda que fizer.

Não é preciso investir muito dinheiro para ser afiliado. Por isso, você pode fazer esse trabalho mesmo que tenha um baixo poder aquisitivo. Entretanto, se sua página tiver poucos views e seguidores, será necessário comprar visualizações no reels. Afinal, não há como fazer vendas numa página que ninguém acessa.

Marketing de influência

Para monetizar o Instagram, é muito importante atrair uma boa audiência. Aliás, é justamente a monetização que torna as visualizações tão importantes. Atualmente, as views e o engajamento de cada post são as grandes moedas dessa plataforma. Sem essas coisas, dificilmente um perfil do Instagram terá alguma renda.

Um bom modo de atrair views e engajamento para sua página é o marketing de influência. Inclusive, esse é um dos modos mais eficientes de atrair seguidores para o perfil. Com isso, o aumento do engajamento torna-se uma mera consequência.

Para quem posta conteúdo relevante, o marketing de influência agrega um grande valor. Aliás, essa estratégia é ótima para quem já ganhou um bom número de seguidores.

Um bom modo de aplicar o marketing de influência é ser parceiro de algum influenciador digital. Dessa forma, a audiência de sua página crescerá bastante, pois as buscas pelo seu perfil crescerão muito.

Ao se juntar ao influenciador, uma parte do público dele virá para sua página. Com isso, será possível elevar o engajamento de seus posts e aumentar seu número de seguidores. Assim, ficará mais fácil aumentar seus ganhos na plataforma.

Influenciadores e sua relevância

Por ser respeitado em seu nicho, um bom influenciador exerce grande influência sobre seu público. Por isso, ele consegue chamar seus fãs para eventos, pedir curtidas em posts, criar algum desafio, entre outras coisas.

Em resumo, esse profissional consegue direcionar seu público e tirar vantagem disso. Portanto, para monetizar o seu Instagram, é crucial ter um grande influenciador como parceiro.

Geralmente, um influenciador famoso cobra muito caro para divulgar uma página. Por isso, é importante se programar financeiramente antes de iniciar a parceria. Afinal, dificilmente uma pessoa famosa divulgará alguma coisa de graça.

Vendas de produtos digitais

Vender produtos digitais é outra maneira de monetizar o Instagram. Aliás, essas vendas facilitam o trabalho do vendedor, pois exigem poucos gastos. O ponto positivo dessa ideia é o fato de vender produtos ilimitados. Afinal, arquivos online podem ser copiados e colados. Ou seja, não haverá qualquer preocupação com a logística.

Para vender produtos digitais, é necessário escolher um tema dominado por você. Depois disso, você deve criar algum produto digital. Nesse caso, é possível oferecer ebooks, audiobooks, apps, entre outros. Nesse tipo de venda, é possível usar o Instagram como página de divulgação. Aliás, você pode ler os directs e comentários e falar diretamente com seus clientes. Assim, se torna possível analisar os feedbacks e melhorar ainda mais o seu produto.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp