23/05/2022 às 15h22min - Atualizada em 23/05/2022 às 15h01min

Pesquisa revela como identificar bots no Instagram

O Instagram se tornou a maior rede de comunicação do mundo. Na pressa dos nossos dias, o aplicativo acabou se tornando um facilitador de muitas coisas. Muitos até apostam na plataforma como uma possibilidade de ganhar dinheiro.

Contudo, na febre por conseguir seguidores a todo custo, muitas pessoas podem acabar tendo em seu perfil ou mesmo seguindo, contas falsas. Estas são chamadas “bots”. Em alguns casos isso pode prejudicar a imagem da empresa ou pessoa dona do perfil. Noutros ainda, podem ser pessoas se passando por outras, agindo de má-fé.

Como saber se um perfil que sigo ou me segue é falso? É possível identificar e bloquear esses usuários? Sobre tudo o que precisa saber desse assunto te contaremos aqui neste artigo.

O que são perfis falsos?

Pensemos em um exemplo concreto par simplificar tudo isso. Suponhamos que um perfil tenha muitos seguidores brasileiros. E este perfil seja mesmo do Brasil, mas o que oferece enquanto influenciador digital interessa mais a professores e pessoas envolvidas com a educação.

Num momento qualquer se ajunta um número de outros perfis que nitidamente não possui nenhuma relação com essa oferta. Claro que isso é um ponto para se prestar atenção, para observar. Pois, pode ser que pessoas por trás dessas páginas sejam concorrentes do negócio que ali se faz, ou mesmo um impostor querendo atrapalhar.

O que são bots?

Os chamados “bots” são perfis falsos no Instagram, por exemplo. Há uma série de motivos pelos quais uma pessoa pode fazer um perfil falso. Um deles pode ser justamente para vender. Em outras palavras, a venda de falsos seguidores, por meio desses perfis fantasmas.

Mas é claro que, como você já deve imaginar, há outros que são de pessoas que agem de má-fé, na aplicação de golpes e chantagens. Vale lembrar que a opção de denunciar e depois bloquear o usuário, é uma garantia nesses casos para evitar qualquer tipo de problema futuro.

Quais os sinais de um perfil falso?

Quem cria um perfil falso, na maioria dos casos deixa alguns rastros. Alguns sinais podem ser observados em perfis como esse e rapidamente podem ser identificada a falsidade da página.

A primeira característica que deve estranhar é o nome do usuário. Algumas vezes aparecem perfis com nome constituído de letras, misturados com números. Preste atenção, isso já é um grande sinal de que esse perfil não é muito confiável.

Os assuntos também são oportunidades para saber de um perfil. Geralmente no trato, na linguagem, na oferta. Sempre se pode perceber algo de estranho. Já que quando o milagre é grande demais, até o santo desconfia.

Em geral, esse tipo de perfil possui pouca movimentação de publicações. Menor ainda é o nível de engajamento, em pessoas seguindo e em curtidas. Portanto, fique atento a esses detalhes.

Compra de seguidores pode atingir bots!

A prática de comprar seguidores no Instagram é cada dia mais frequente. E no que se refere aos perfis falsos, pode ser que no meio do pacote de seguidores que alguém contrate, receba entre os verdadeiros, alguns desses.

Mesmo isso sendo comum, é bom sempre observar a atitude desses perfis duvidosos. Para perceber suas reais intenções, observe o engajamento, as visualizações sem comentário, a ausência de rosto, entre outras coisas. Seja sempre criterioso para poder se livrar de qualquer cilada.

Maneiras de identificar perfis falsos

Para poder identificar perfis que não são verdadeiros no Instagram o processo pode ser feito por cada pessoa. Por exemplo, a partir dessas características que já indicamos, uma pessoa com um pouco de esperteza pode identificar esses perfis.

Porém, pode ser que alguém não tenha tanta habilidade assim, mesmo com orientações. Neste caso, há outras opções, como a possibilidade de utilizar um sistema para fazer esse trabalho. Ou seja, se utiliza de uma ferramenta virtual que faz toda uma varredura pela rede, em relação a publicações, compartilhamentos e curtidas, e aponta quais os perfis que muito provavelmente são falsos.

Em geral, essa é uma boa opção para aquelas pessoas a trabalhar pelo Instagram. Aqueles sendo influenciadores. Mas também as empresas que se lançam nessa plataforma. A estas isso pode ser muito útil na prevenção de golpes e danos empresariais.

Em conclusão

Todos merecem um voto de confiança também nas redes. Não há como saber quem tem ou quem não tem boas intenções por ali. O importante é que se acredite nas pessoas, mas sempre com cuidado.

Por mais que se siga alguém pelo Instagram, ali muitos estão apenas para fazer negócio. Procure saber, portanto, quais os objetivos dos perfis. Será muito melhor se cercar de quem realmente tem interesse em acompanhar o perfil em vez de espionar. Isso principalmente no caso das empresas.

Enfim, acredite sempre nas pessoas, mas nunca deixe de ter critérios nas redes.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp