A articulação política, as composições partidárias e os sinalizadores disparados pelo fogo amigo e oposição são semelhantes aos de hoje, Ciro que brigava com PSDB, buscava ACM, Brizola e Força Sindical; Serra que buscava destruir todas as candidaturas (Roseane, Ciro, ACM e Garotinho). Ficamos assistindo bom tempo esta disputa.
Até que num determinado momento, com uma roupagem moderna, imagem remodelada, Lula faz uma eleição leve, sem ataques, com propostas objetivas de salvação popular e reinserção social das massas, vence, e seu Partido se estabelece no poder até hoje.
Se Eduardo Campos perder tempo com articulações complexas, e não explicar a noventa por cento do eleitorado o que ele fez como Governador de Pernambuco, que o credencia a disputar a Presidência, avisando ao eleitor quem ele é, suas pretensões virarão água.
Se Aécio Neves não explicar propositivamente (não críticas) o que fará na presidência, com propostas inteligíveis e práticas, chegará fraco e sozinho no final do percurso.
Na oposição, Marina é a única que explica quem é, e a que veio, mas necessita durante o caminho mostrar ao eleitor se tem forças para ganhar, chegará um tempo que suas belas idéias precisam se transformar em ações de mudanças reais na vida das pessoas, principalmente das menos favorecidas.
Os pretendentes ao trono de Dom Pedro precisam desde já fazer marketing de imagem e propaganda de idéias e realizações junto ao povo. Se não fizerem serão derrotados ou nem chegarão ao pleito de 2014.
A Presidenta, por sua vez, começa nesta semana a explicar em rede nacional, em uma boa propaganda de TV, o que fez e o que vai fazer, sobre a pobreza no país, colocando uma perspectiva a médio prazo para seu fim. Largando na frente.
Que em 2013 o marketing não seja esquecido !