27/08/2012 às 21h57min - Atualizada em 27/08/2012 às 21h57min

6 perguntas básicas para um planejamento de mídias sociais

“O que?”, “Quem?”, “Onde?”, “Como?”, “Quando?” e “Por que?”

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Neste artigo vamos falar sobre as duas primeiras perguntas, “O que?” e “Quem?”.

 

Você deve estar se perguntando, “Por que escrever um artigo com essas 6 perguntas tão básicas?”. Posso te responder já... Muitas empresas não sabem nem por onde começar quando entram nas redes sociais, ou seja, já começaram errado! Pois antes mesmo de “colocar os pés” em qualquer rede social, uma empresa deve fazer essas 6 perguntas.

 

Assim como fazemos um planejamento de marketing, a inserção de uma marca nas redes sociais também deve ter um planejamento com base sólida em pesquisas de mercado, concorrência, target e etc. Claro! O planejamento de mídias sociais deve fazer parte do planejamento de marketing, e acompanhar as tendências e identidade visual da marca, conforme o planejamento da empresa. As 6 perguntas básicas de todo o planejamento devem ser feitas também quando falamos em redes sociais, mas, como interpretá-las para o “mundo das mídias sociais”?

É isso que vamos ver a seguir:

Interpretação das 6 perguntas no “Mundo das Mídias Sociais”:

 

1ª pergunta: “O que?”

Bem, este aqui não tem muito segredo, pois trata-se do produto, serviço ou “tema” oferecido pela empresa, porém, devemos tomar muito cuidado com esta pergunta, pois o mais comum de ouvirmos as pessoas comentar é que o “o que?” é só saber “o que estou vendendo ou oferecendo na rede”, mas se esquecem que, nas redes sociais, uma empresa não é somente o produto ou serviço que oferece e sim a imagem da marca para o mundo. Sendo assim, a questão que era para ser a mais simples vai ficando mais complicada à medida que vamos nos aprofundando nela.

 

Pergunte-se: “Será que todos os meus funcionários estão realmente capacitados para tirar todas as dúvidas dos meus clientes e possíveis clientes?”

 

O mais comum é ligarmos para uma empresa e o atendimento não saber responder 2 de cada 3 perguntas que fazemos sobre o produto/serviço. Nas redes sociais, isso pode influenciar negativamente a imagem da empresa, pois se um amigo curtiu, comentou e/ou compartilhou, ... =/

 

Ou seja, saber “O que se vende ou oferece” não é só conhecer “por cima”, mas sim fazer parte de um time que está unido para vencer e pronto para qualquer situação.

 

2ª pergunta: “Quem?”

Neste ponto nos deparamos com mais algumas questões:

 

Será que nosso target gosta de redes sociais? Será que estamos vendendo o produto certo para nosso target? Sabemos mesmo quem é nosso target?

 

Essas e outras perguntas devem ser feitas para identificar o “Quem?” do projeto nas redes sociais.

 

Talvez para alguns, eu tenha sido redundante, porém, já vi casos de empresas lançando produtos/serviços focando num público totalmente diferente do público que realmente “curte” o que está sendo oferecido, ou seja, problemas de planejamento e pouca pesquisa de mercado, de concorrência e, principalmente, de target.

 

Claro que as redes sociais nos ajudam e muito a aprimorar nossos produtos e serviços através de interações diversas e diretamente com o cliente, (interações que nós devemos estimular) e através delas, podemos conhecer cada vez melhor nossos clientes e dar-lhes um atendimento personalizado para cada caso, estreitando o relacionamento e fidelizando cada um deles.

 

Porém, entrar nas redes sociais sem ao menos conhecer o target é inaceitável mesmo se tratando de pequenas empresas, pois o custo de um planejamento de mídias sociais bem-feito nem se compara ao prejuízo que um planejamento malfeito ou nulo pode causar.

 

Resumindo este “item”, conheça bem seu target e suas necessidades e garanta que seu time também o conhece bem. O estreitamento do relacionamento com os clientes vem com o tempo e com muito foco no trabalho.

 

Vou ficando por aqui. Espero que tenha curtido o artigo...

Fique ligado! Logo publicaremos a 2ª parte com as perguntas “Onde?”, “Como?”, “Quando?” e “Porque?”... ;)

 

Até a próxima e obrigado pela visita!

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