21/05/2024 às 16h16min - Atualizada em 22/05/2024 às 04h03min

Quiet Quitting: 2 em cada 3 colaboradores não estão comprometidos com o ambiente corporativo

Estudo da Betterfly revela que salário não é o único fator para o comprometimento.

DIEGO PALMA
Divulgação
A falta de motivação entre os times é hoje um desafio significativo para os departamentos de Recursos Humanos. A plataforma de proteção personalizada com benefícios e impacto social, Betterfly, estudou alguns fatores que contribuem para isso. Um exemplo claro desse fenômeno é o “quiet quitting": equipes desencantadas com suas tarefas e, na maioria das vezes, com o estresse no dia a dia - 83% relatam sofrer disso. São profissionais que mantêm seus empregos, mas renunciam ao comprometimento com o trabalho. Segundo dados da agência Workplace Intelligence, 2 em cada 3 funcionários não estão comprometidos e "renunciam silenciosamente".

Alguns indicadores que evidenciam esse comportamento incluem, entre outros, a falta de participação, entusiasmo, ideias, desconexão com a cultura corporativa, a falta de um propósito claro, de reconhecimento e de um ambiente estimulante. Para tentar reverter essa tendência, algumas empresas contam com programas de bem-estar, atividades de integração de equipe e outras iniciativas, mas o panorama pouco mudou, e a pergunta que paira sobre a cabeça dos gestores é “Em que estamos falhando?”.

Um dos erros mais comuns é aplicar soluções uniformes para uma força de trabalho cada vez mais diversificada em termos de necessidades, motivações, interesses e aspirações. Isso reduz o impacto de qualquer ação e aumenta a frustração dos departamentos de Recursos Humanos por não obterem retorno do investimento e dos esforços destinados.

Neste contexto, é essencial reconhecer a importância de oferecer benefícios personalizados e soluções adaptadas a cada pessoa. Além de também ser preciso reconhecer a necessidade de considerar o comprometimento no trabalho de diferentes ângulos, como os relacionados ao crescimento pessoal das pessoas, equilíbrio em suas vidas e bem-estar. Como resposta a esse cenário, surge a Betterfly, uma plataforma que combina seguros diversos com benefícios corporativos adaptados aos interesses e necessidades de cada pessoa, por meio de uma jornada gamificada e divertida, na qual acessam serviços, conteúdos e recomendações baseados em suas necessidades específicas, o que se traduz em maior comprometimento. 

“Pela primeira vez temos cinco gerações trabalhando em um mesmo ambiente de trabalho e que são muito diferentes, Para engajar todas as pessoas colaboradoras em torno de um propósito em comum, as empresas terão que trabalhar com foco nas necessidades de cada uma dessas pessoas com um olhar, não apenas mais personalizado, mas também mais empático.”, explica Ana Paula Mattar, head de Marketing Brasil da Betterfly. "Estamos orgulhosos em ter consolidado uma plataforma única de bem-estar e seguros, que nos permite trazer uma oferta individualizada e que produz uma mudança significativa gerando impacto na ponta," conclui

Cabe às organizações cuidar de manter a fidelidade e a motivação dos funcionários. Isso requer uma abordagem proativa e personalizada para construir ambientes de trabalho mais saudáveis e produtivos: uma fórmula em que tanto os funcionários quanto os empregadores ganham. A única equação possível. "As empresas têm uma enorme oportunidade de contribuir para melhorar o bem-estar físico e mental das pessoas," conclui Ana Paula.


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Diego Palma Pendon
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