20/06/2024 às 13h27min - Atualizada em 20/06/2024 às 18h05min

Município de Moeda teve dia de prestação de serviços gratuitos e brincadeiras durante a Praça da Cidadania

Coca-Cola FEMSA Brasil realizou evento na cidade, com serviços sociais e muita diversão

JOãO MARCELO DE ALBUQUERQUE
Divulgação
O município de Moeda (MG), localizado a 60km de Belo Horizonte, foi palco de uma jornada comunitária e de responsabilidade socioambiental com a realização da edição 2024 da Praça da Cidadania, promovida, no dia 8 de junho, pela Coca-Cola FEMSA Brasil em parceria com a prefeitura e 16 parceiros. Realizado no Parque de Exposição Tino do Leite, o evento ofereceu uma variedade de serviços e atrações gratuitas voltadas ao bem-estar e desenvolvimento de crianças e adultos da comunidade. No dia, cerca de 120 voluntários fizeram aproximadamente 5,6 mil atendimentos ao público.

A gerente de Relações Institucionais da Coca-Cola FEMSA Brasil, Mariana da Cruz, destacou a escolha de Moeda para a edição deste ano. "A decisão de realizar a Praça da Cidadania em Moeda faz parte da estratégia da companhia em realizar um rodízio entre as cidades e entregar o projeto para a região. No caso de Moeda, a prefeitura abraçou a ideia desde o início, uniu forças para coordenarmos ações e potencializar ainda mais a entrega à população", detalhou. Além dos serviços de saúde, como orientação nutricional, aferição de pressão e teste rápido de visão, a Praça da Cidadania incluiu ações de incentivo ao esporte, como a premiação do campeonato de futebol e outras atividades.

O evento teve um forte enfoque na responsabilidade ambiental, com destaque para a iniciativa do "Eco Pedal", um passeio de bicicleta organizado pela Secretaria de Educação, Cultura e Turismo de Moeda. A ação sustentável busca conscientizar a comunidade e contribuir para a preservação de diversos locais da cidade. Lucilene Antunes, secretária encarregada do projeto, enfatizou o compromisso contínuo com a causa ambiental e o turismo sustentável, agora na terceira edição do projeto. “Queremos envolver a comunidade na preservação do meio ambiente, incentivando práticas sustentáveis e promovendo o turismo consciente”, afirmou.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) levou uma série de oficinas, já integradas ao seu calendário regular. "São atividades voltadas para o público com vulnerabilidade social, que precisa de oportunidades de interação e, às vezes, não tem condições de pagar”, apontou Luciana Cardoso Panta, psicóloga social do CRAS. Um exemplo é Sônia Fátima Loureiro, de 68 anos, que frequenta o CRAS há dois anos, desde a inauguração. Para ela, participar das atividades é fundamental, pois proporciona momentos de alegria e distração, especialmente para os idosos que, muitas vezes, se sentem solitários. “Hoje, em especial, brinquei demais, nos distraímos e diverti muito”, disse.

A Praça da Cidadania também contou com a participação do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) de Itabirito, que apresentou diversos projetos, como troca de livros, a empresa júnior de engenharia elétrica, equipe de robótica e jogos de tabuleiro para fazer a diversão da criançada. "Temos um amplo acervo no campus, além de um espaço físico dedicado exclusivamente ao projeto de troca de livros", detalhou Adriana Luziê de Almeida, representante do IFMG Itabirito.

O morador José Geraldo Vidigal, 68 anos, vê a Praça da Cidadania como uma excelente oportunidade para novas atividades e passar um momento em família. "Trouxe meu filho, que trabalha na área de segurança do trabalho. Descobri diversas atividades interessantes, como a ufologia e os cuidados corporais. Além disso, as atividades para crianças são muito atrativas. Estou impressionado com a diversidade de atrações, especialmente as voltadas para os pequenos. Acho isso fundamental.”

A Praça da Cidadania é uma iniciativa da Coca-Cola FEMSA Brasil, que busca levar serviços e ações de responsabilidade socioambiental para comunidades em diferentes regiões do país. O objetivo é fortalecer o desenvolvimento local e promover o bem-estar da população.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JOÃO MARCELO SOARES DE ALBUQUERQUE
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp