09/08/2023 às 14h55min - Atualizada em 10/08/2023 às 00h00min

Muma cresce 30%, na contramão do segmento de móveis e decoração

Estela Maria
www.muma.com.br
Matheus Ximenes Pinho, Carol Lumack, e Diego Ortiz: foto: Leila Viegas

 A startup Muma, marketplace de móveis e peças de decoração com design autoral, fechou 2022 com faturamento de R 16,5 milhões e segue em ascensão, encerrando o primeiro semestre de 2023 com 30,1% de crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior.

"Nosso crescimento é reflexo de uma série de fatores. Abrimos a marca para o formato de franquias, inauguramos a Guide Shop Moema, ampliamos o mix de produtos e nosso investimento em vendas corporativas também foi muito frutífero", revela Matus Xihemenes Pinho, CEO e curador da Muma. “Ao longo dos nove anos de existência também aprendemos muito sobre nosso público e os movimentos do mercado, como a necessidade de móveis cada vez menores para estúdios e pequenos apartamentos. Temos ainda uma curadoria forte de criadores talentosos em todo país e o propósito de ajudá-los a venderem suas peças. Tudo isso combinado compõe um ambiente fértil e seguro para crescer”, enfatiza.
Franquias

Garimpando produções criativas, artesanais e contemporâneas para democratizar o acesso a peças de personalidade única e valorizar a cultura brasileira, a startup Muma tem uma compreensão cada vez mais madura sobre a importância da combinação do on com o offline, caracterizando seu modelo como figital. Atuando no modelo de dropshipping, ela tem a flexibilidade do custo menor, a alta capacidade de capilaridade por todo o país e, como marketplace, a larga vantagem de usar dados para acompanhar os movimentos dos consumidores. Por isso também, em abril de 2023 a Muma anunciou entrada no mercado de franquias, assinatura de contrato com a primeira unidade franqueada, no Recife (PE), a expectativa de chegar ao final de 2024 com cinco lojas novas e a projeção de duplicar o faturamento até 2024.
Negócios B2B
A escalada no segmento de móveis corporativos também representou um impacto significativo no crescimento da Muma, onde ele representou um aumento de 13,8% (primeiro semestre de 2022) para 19,3% (primeiro semestre de 2023) do faturamento total.
De acordo com Matheus, o desempenho alcançado no B2B é resultado do compromisso contínuo da Muma em oferecer experiências de compra cada vez mais encantadoras aos clientes corporativos. Além disso, reflete o conhecimento adquirido ao longo dos últimos anos no atendimento especializado e personalizado a empresas e empreendedores, que buscam soluções completas para equipar e decorar seus negócios com estilo, qualidade e conveniência.
Nova Guide Shop
Ainda na contramão de um cenário delicado do mercado de móveis e decoração - inclusive com fechamento de portas de grandes players - a Muma inaugurou em setembro de 2022 uma nova unidade com nada menos que 450 m2, chamada de Guide Shop, onde o cliente tem a oportunidade de mergulhar nas inúmeras possibilidades de personalização de móveis, como sentir os tipos de tecidos, escolher entre centenas de cores e estampas e até mesmo modificar metragens de peças. "Pode até parecer um contrassenso investirmos em espaço físico já que somos nativos digitais, mas estes espaços de experiência têm uma representatividade bastante relevante no faturamento e impulsionamento da experiência do cliente com a empresa", explica Matheus.
Fiel à missão
Não apenas o modelo de negócio é bem estruturado, como a missão, visão e valores pregados pela Muma desde a fundação estão fortemente ligados às tendências globais de sustentabilidade, valorização de produtos e designers nacionais, além de um time diverso e treinado para atender a todos os clientes
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