31/07/2023 às 14h29min - Atualizada em 31/07/2023 às 16h00min

Vistos para China e Paraguai são os mais procurados por brasileiros

Dados da Fragomen demonstram tendência dos brasileiros em trabalhar ou estudar em destinos menos tradicionais.

Redação
Bia Santana/Pexels
O fenômeno chamado "fuga de cérebros" se caracteriza pelo movimento de brasileiros optando por estudarem ou trabalharem em funções qualificadas no exterior. Entre os destinos que mais emitiram vistos de trabalho e estudo para brasileiros estão a China e o Paraguai, segundo dados da Fragomen, maior empresa de imigração do mundo com escritório no Brasil. A China teve uma procura 321% maior no primeiro semestre de 2023 comparado ao mesmo período do ano passado. Já o interesse pelo Paraguai cresceu 175% no mesmo período. "A China tem dois fatores que precisamos levar em conta. O primeiro é a demanda represada já que o país foi o último a reabrir as fronteiras pós pandemia. O outro é que o atual governo tem protagonizado uma aproximação com o país e estimula novos acordos comerciais", explica Diana.

O Paraguai é um país fronteiriço e com custo de vida barato se comparado ao Brasil e outros países latinos. A oferta de cursos universitários competitivos, como o de medicina, e os incentivos fiscais para empresas são fatores que atraem estudantes e empreendedores de todo o mundo. O país atrai indústrias de todos os setores da economia, como têxtil, autopeças e agro. "O Paraguai oferece incentivos fiscais para a abertura de empresas há alguns anos. O efeito que vemos agora é resultado desses incentivos, assim como os cursos universitários, que melhoram sua reputação na medida em que os egressos voltam para o Brasil para atuar aqui", comenta Diana.

Os Estados Unidos, conhecidos por serem o principal destino de imigrantes, reduziram em 14% a demanda por novos vistos de estudo e trabalho, embora ainda sejam um destino sólido de educação e negócios. A Alemanha teve queda no interesse de5%. Portugal segue um destino queridinho dos brasileiros, com aumento de 100% de requisições de vistos por brasileiros. "O desejo dos brasileiros de migrar para o exterior nunca foi tão grande e tão possível, pois nunca tivemos tantas opções de vistos para profissionais especializados", afirma Diana.

Diversos países flexibilizaram suas políticas migratórias visando fomento econômico e do mercado de trabalho local. A Alemanha enviou representantes do governo para recrutar enfermeiros brasileiros e também criou vistos para profissionais buscarem emprego no país sem a necessidade do compromisso prévio de uma empresa local. O Reino Unido criou uma modalidade de autorização de residência para graduados de uma lista das universidades melhor ranqueadas. Os egressos dessas instituições podem ir para o Reino Unido para buscar um emprego no país.

Os países que mais se destacaram na variação de demanda de vistos de estudo e trabalho entre o primeiro semestre de 2022 e o mesmo período deste ano foram:

China cresceu 321%
Paraguai cresceu 175%
Estados Unidos caiu 14%
Canadá cresceu 39%
Colômbia cresceu 162%
Portugal cresceu 100%
Alemanha caiu 5%

A Austrália se manteve estável entre os primeiros semestres do ano passado e de 2023, mas de 2021 para 2022 teve um aumento de 567% na demanda. "Regionalmente, a Ásia e a América Latina apresentam crescimento consistente, enquanto a América do Norte, por exemplo, apresentou mais interesse no Canadá, que é um destino popular para estudantes e tem um dólar mais barato", analisa Diana.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp