26/07/2023 às 09h57min - Atualizada em 28/07/2023 às 00h03min

4 práticas para gerenciar o estoque de uma loja virtual

Jackson Araújo, COO da Showkase, reuniu quatro dicas salvadoras para gerenciar o estoque da sua loja virtual

Thaiza Ribeiro
Foto: Divulgação

Um bom gerenciamento de estoque é fundamental para o funcionamento dos negócios, principalmente no e-commerce, onde o controle de estoque se torna uma tarefa desafiadora. Um dos principais motivos do cancelamento de compras on-line é o atraso na entrega dos produtos. O problema, normalmente, ocorre por má gestão da logística interna.

De acordo com Jackson Araújo, COO da Showkase, plataforma inovadora de Social Commerce que auxilia PMEs, grandes players do mercado nacional e franquias a transformarem seus vendedores em consultores, para que não aconteça esse tipo de falha no comércio eletrônico, é necessário ter controle sobre os processos de alocação, de propriedade e de organização das mercadorias.

“Não podemos vender um produto sem ter ele no estoque, ou seja, não podemos prometer algo e não cumprir, certo? Logo, um controle de fluxo de entrada e saída de mercadorias atualizado para cumprir as demandas traz segurança e previsibilidade para reposição”, comenta o COO.

Outra dúvida recorrente dos empreendedores é sobre o possível compartilhamento do estoque da loja física com o site. Jackson afirma que, em caso de pequenos negócios, é possível fazer esse movimento, porém deve-se ter o cuidado para não colocar o estoque inteiro na internet, para não correr o risco de vender virtualmente um produto que já foi vendido na loja física. 

Para minimizar problemas de logística que possam prejudicar a imagem da marca, boas práticas de gerenciamento de estoque são indispensáveis para o alcance de bons resultados. Para isso, Jackson reuniu quatro dicas salvadoras para gerenciar o estoque da sua loja virtual. Confira:

Defina a necessidade do controle de estoque - É importante definir o que realmente precisa ter em estoque. Técnicas como DropShipping, que consiste da loja virtual não trabalhar com um estoque próprio, mas sim ofertar e comercializar produtos que estão alocados no estoque do fornecedor, podem ser uma das formas de obter maiores vantagens nos negócios virtuais. 

Trabalhe constantemente com métricas - Para obter sucesso no gerenciamento, é preciso ter métricas que permitam o diagnóstico preciso e as medidas mais adequadas para o estoque de loja virtual. Tais indicadores favorecem na harmonia do funcionamento do estoque, sendo as principais métricas a capacidade de armazenamento, tempo de ciclo, cobertura de estoque e consumo médio.

Deixe os produtos de maior saída em fácil acesso - Partindo do princípio básico para a organização do estoque de loja virtual, o que for mais solicitado deve ser facilmente localizado para agilizar o processo. Coloque nos locais mais acessíveis do seu estoque os itens com maior demanda de compras, para que eles sejam rapidamente separados e conferidos para o envio ao cliente. Automatizar o controle de gerenciamento de estoque também facilita essa tarefa e evita erros. 

Mantenha o controle de entrada e saída sempre atualizado - Para ter o controle de estoque, é necessário não se descuidar em nenhum momento de manter as informações de entrada e saída de mercadorias atualizadas. Dependendo da quantidade de pedidos e do tamanho do estoque, essa tarefa se torna mais complexa, o que exige que todos os registros estejam devidamente em dia. Escolha um bom software para facilitar esse controle, deixando mais centralizado e eficiente.

Sobre a Showkase - Fundada em 2016, a Showkase oferece uma plataforma completa de Social Commerce que reúne as melhores práticas do varejo para fazer o cliente comprar do jeito que quiser, quando quiser e em qualquer canal. Com sua metodologia própria, a Showkase vem auxiliando PMEs, franquias e grandes players do mercado nacional a aumentarem seus resultados, entenderem o comportamento do novo consumidor e desenvolverem estratégias de vendas, marketing e atendimento ao cliente de maneira unificada, além da profissionalização da operação do e-commerce.


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