03/07/2023 às 17h22min - Atualizada em 03/07/2023 às 20h10min

Grupo Potencial promove evento significativo com a presença com o vice- Presidente da República e o Governador do estado do Paraná

O mercado de industrialização de soja é a nova aposta do Grupo Potencial para gerar mais empregos e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país

SALA DA NOTÍCIA Giovanna Possas Graçano Costa
 

Nesta sexta-feira, dia 30 de junho, o Grupo Potencial promoveu um evento para o Lançamento da Pedra Fundamental da indústria Esmagadora de Soja e para a Inauguração Solene da ampliação da Indústria de Biodiesel, com a presença do Presidente do Grupo Potencial Arnoldo Hammerschmidt, do Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin, do Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, do Presidente da Frente Parlamentar do Biodiesel, Deputado Alceu Moreira, do Diretor da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Donizete Tokarski, dentre outras personalidades políticas. O objetivo foi firmar o novo projeto de investimento da organização, construindo um legado de geração de empregos e desenvolvimento socioeconômico para o país.

O Grupo Potencial surpreende o Brasil com mais um projeto imponente e de excelência, “Somos hoje a maior unidade produtora de biodiesel do Brasil e uma das maiores do mundo. Com pouco mais de 10 anos de vida, a Potencial Biodiesel cresceu e tornou-se referência no mercado, graças aos nossos colaboradores. Hoje celebramos dois acontecimentos importantes para nossa história que evidenciam a união dos nossos compromissos, sustentabilidade e qualidade”, pontuou o Presidente do Grupo Potencial Arnoldo Hammerschmidt.

Esse projeto trará mais crescimento para o estado do Paraná e desenvolvimento econômico e social para a cidade da Lapa (PR) “O Paraná é uma das referências mundiais de inovação e sustentabilidade, e com essa visão estratégica que implantamos de alinhar a produtividade com o crescimento industrial, alcançamos um impacto social de mais empregos, e desenvolvimento econômico com a proteção ambiental e energética”, afirma o Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior.

A esmagadora de soja é um investimento que une tecnologia, sustentabilidade e qualidade, sendo referência no desenvolvimento tecnológico mundial e diferencial para o setor do agronegócio brasileiro. “Trabalhar com sustentabilidade é uma questão política, ou seja, o biodiesel é, com certeza, uma política de estado, nós, da frente parlamentar mista do biodiesel, trabalhamos para chegar na COP-30 não só como um país que discursa a sustentabilidade, bem como pratica”, declara o Deputado Federal Alceu Moreira.

O grupo projeta se colocar entre os líderes mundiais do setor de esmagamento com capacidade de processamento de 3,5 mil toneladas/dia, o que equivale a 1,15 milhão de toneladas de soja por ano. 

O vice-presidente Geraldo Alckmin, que é também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, destacou que a indústria de biocombustíveis é estratégica para o projeto de desenvolvimento econômico do País, principalmente em um momento em que é necessário reduzir as emissões de carbono. Ele explicou que, neste ano, o país elevou para 12% a mistura obrigatória de biodiesel ao diesel vendido no Brasil, o que amplia a demanda por biocombustíveis. “O Brasil pode ser um grande protagonista no mundo, enquanto isso, o Paraná é um exemplo no Brasil. “Somente com esse aumento, vamos deixar de importar 1 bilhão de litros de diesel no ano, sendo trocado por biodiesel”, disse. Ele também enfatiza que a meta é chegar no próximo ano a 13%, em 2025 a 14% e 15% da mistura em 2026. 

Demandas do mercado do Biodiesel 

Durante a visita do Vice-Presidente, Geraldo Alckmin, às instalações da usina, aconteceu uma reunião com diversos representantes da cadeia produtiva, envolvendo produtores de insumos, equipamentos, de fontes gerais do biodiesel, representantes da agricultura familiar, “foi possível demonstrar às autoridades a sua importância, não só como um gerador de combustível, mas apresentando a integração da complexa cadeia de produção do biodiesel”, pontua o Diretor da Ubrabio, Donizete Tokarski.

Essa reunião foi uma grande oportunidade para as autoridades ouvirem as demandas do setor para a ampliação da produção de biodiesel e os benefícios gerados em torno dessa cadeia, demontrando o seu valor, não somente comparação de preço, mas tendo uma leitura também social, econômica, de saúde pública, ambiental. "Número de famílias impactadas positivamente pelas ações de trabalho agro e biodiesel vem crescendo, além disso, são R$40 milhões em contratos, somente com a relação da Unifes com a Potencial", conta Antonio Cardozo.

Sobre o Grupo Potencial

O Grupo Potencial é constituído pela Potencial Petróleo, Potencial Biodiesel, BWI Trading, BWT Transporte e Combustíveis Jeta, sendo assim um dos maiores grupos empresariais do país, distribuindo produzindo, transportando, importando e exportando energia. Conta com a maior usina de Biodiesel do Brasil e também com uma das maiores distribuidoras de combustível no País. Trabalha com comprometimento e dedicação buscando sempre, a cada ano e ainda, o seu crescimento e destaque. 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp