20/04/2023 às 11h58min - Atualizada em 21/04/2023 às 00h08min

Dicas para quem quer empreender

Os executivos Sérgio All e Fernanda Ribeiro dão dicas para quem quer montar o seu próprio negócio

SALA DA NOTÍCIA Laise Alves
Larissa Isis

Nos últimos anos, empresas lideradas por pessoas negras vem crescendo a passos largos. A preocupação com a igualdade financeira e a necessidade potencializaram o empreendedorismo negro. Segundo o estudo do Sebrae, os negros representam 52% dos empreendedores brasileiros que juntos movimentam 24% do PIB (Produto Interno Bruto) do nosso país. 

Apesar dos dados refletirem uma expressiva representatividade na economia, a dificuldade e o racismo estrutural que existem no sistema e que se espalham no mundo corporativo, inviabilizou por muitos anos esses empreendimentos. No entanto, ainda é preciso avançar na pauta. A discriminação segue dificultando o acesso ao crédito para esses pequenos e médios negócios, impedindo o crescimento e a abertura de empresas. 

A realidade brasileira é desafiadora para esses empreendedores, mas iniciativas como o Black Money, que ganhou força nos últimos tempos, resistindo à opressão, estão cada vez mais ditando novas regras no mundo dos negócios e criando ações para viabilizar esses negócios.

 Sendo assim, os executivos Sérgio All e Fernanda Ribeiro dão 3 dicas para quem quer montar o seu próprio negócio. 

 

1 - Defina seu negócio 

Quando decidimos empreender, precisamos ter em mente em qual área queremos atuar, importante também ver se o ramo que escolhemos corresponde com as tendências do mercado. Construa um bom plano de negócio, pesquise sobre o setor, quem serão seus concorrentes, quais os principais produtos e serviços que oferecerá, quanto de capital de giro preciso para começar e qual o prazo estimado para retorno dos investimentos. Com essa definição bem estruturada, você conseguirá construir uma reserva financeira inicial para montar sua empresa, bem como elaborar um planejamento financeiro. 
 

2- Estude seu público-alvo 

 Conhecer quem é seu público-alvo é indispensável para o sucesso de qualquer negócio. Compreender o perfil do seu consumidor fará com que sua comunicação seja mais ampla e direta com ele. Sendo possível definir mais facilmente uma estratégia eficaz para atender a necessidade do mesmo. Apesar de não ser uma tarefa fácil, requer muita pesquisa.


3 - Invista em conhecimento e capacitação 

A capacitação é um dos requisitos básicos. É por meio do conhecimento que é possível apresentar habilidades que vão influenciar diretamente na gestão e na expansão do negócio. Invista em cursos, consultorias, educação financeira, marketing e atendimento ao cliente, além de se informar sobre questões legais e tributárias que envolvam a organização. Hoje, a internet pode ser uma grande aliada nesse processo por ter uma vasta quantidade de conteúdos informativos e gratuitos. Tenha também uma rede de apoio que colabora ativamente para o seu desenvolvimento, dando suporte e principalmente ajudando em momentos desafiadores dentro do empreendededorismo.


 
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