31/03/2023 às 13h56min - Atualizada em 01/04/2023 às 00h08min
Instituto Gourmet mira expansão no Ceará
Faturamento do setor no Estado chegou a mais de R$4,4 bilhões de receita
SALA DA NOTÍCIA Amanda Martins
Em 2022, o mercado de franquias brasileiro consolidou sua recuperação e deu sinais de crescimento. Segundo a ABF, o faturamento das redes no País superou, pela primeira vez, os R$ 211 bilhões. No Ceará, foi observado um crescimento de 11,1 % no faturamento geral das redes de franquias no período analisado, com mais de R$ 4,4 bilhões de receita. Já em número de unidades, o mercado cearense ficou com 12,7%, totalizando 3.925 operações. Em operação desde 2014, o Instituto Gourmet Brasil, rede líder em ensino profissionalizante em gastronomia no país, 2022 foi um ano desafiador, mas também foi um ano de crescimento e aprendizado. Neste período, o faturamento da rede superou a marca histórica de R$ 100 milhões, um crescimento de mais de 25%. Para 2023 a marca tem como expectativa manter essa proporção. A rede finalizou o ano de 2022 com 140 unidades inauguradas e em funcionamento, três em processo de implantação e mais de 160 comercializadas. O Instituto Gourmet tem como meta para esse ano, acelerar a criação de novos cursos que fidelizem mais os clientes e implementar processos cada vez mais automatizados e padronizados que permitam a otimização dos produtos das franquias. A marca pretende expandir no Ceará com o objetivo de atrair empreendedores para solidificar seu espaço no nordeste. Em todo o Nordeste, o mercado de franquias faturou mais de R$ 31 bilhões em 2022, o que representa um aumento de 14,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, o número de unidades de franquias nordestinas cresceu 7,6%, chegando a 26.809 mil operações. O Instituto Gourmet traz novidades na reformulação dos cursos mais vendidos e a comercialização acelerada do modelo de negócios Slim, que fortalecerá cidades menores gerando outras perspectivas de vida, oportunidades para a sociedade e, claro, incentivo ao empreendedorismo. Com o investimento inicial de R$ 193 mil para cidades menores, o modelo slim conta com 1 cozinha didática. O tempo de retorno está em 19 meses, com faturamento médio de R$ 110 mil, lucratividade de 30% e Royalties de 8% + Fundo de propaganda de 2%. Os consultores regionais dão todo suporte aos franqueado, com visitas presenciais, treinamentos, workshops e convenções. “Hoje somos a maior rede de escolas especializadas em cursos em gastronomia. No ano passado crescemos 25% e a meta para 2023 é 30%. Esses números refletem o sucesso do modelo slim, dedicado às cidades menores, acima de 60 mil habitantes. É um modelo inovador, com uma sala de aula, em 100 metros quadrados. É um investimento menor, de R$ 190 mil. Hoje, somos voltados para a classe C, pessoas que querem empreender, mas também temos muitos alunos que procuram por hobby”, explica Patrícia Rocha, gerente de expansão do Instituto Gourmet. Sobre Instituto Gourmet O Instituto Gourmet, rede líder em empreendedorismo gastronômico no Brasil, possui diversos cursos de curta ou longa duração e flexibilidade nos horários, focando na interação do aluno e aprendizagem para uma formação profissional completa. Com investimento a partir de R$187 mil, o Instituto Gourmet possui mais de 140 franquias em todo país. Os cursos unem a praticidade da cozinha à dedicada arte de cozinhar, tanto para os interessados na área gastronômica, que vem crescendo a cada dia no país, quanto para aqueles que fazem da cozinha um momento de descontração e hobby. Com mais de 25% de crescimento, a rede superou em 2022 a marca histórica de R$100 milhões em faturamento.