31/03/2023 às 13h56min - Atualizada em 01/04/2023 às 00h08min

Instituto Gourmet mira expansão no Ceará

Faturamento do setor no Estado chegou a mais de R$4,4 bilhões de receita

SALA DA NOTÍCIA Amanda Martins
Em 2022, o mercado de franquias brasileiro consolidou sua recuperação e deu sinais de crescimento. Segundo a ABF, o faturamento das redes no País superou, pela primeira vez, os R$ 211 bilhões.
No Ceará, foi observado um crescimento de 11,1 % no faturamento geral das redes de franquias no período analisado, com mais de R$ 4,4 bilhões de receita. Já em número de unidades, o mercado cearense ficou com 12,7%, totalizando 3.925 operações.

Em operação desde 2014, o Instituto Gourmet Brasil, rede líder em ensino profissionalizante em gastronomia no país, 2022 foi um ano desafiador, mas também foi um ano de crescimento e aprendizado. Neste período, o faturamento da rede superou a marca histórica de R$ 100 milhões, um crescimento de mais de 25%. Para 2023 a marca tem como expectativa manter essa proporção.
A rede finalizou o ano de 2022 com 140 unidades inauguradas e em funcionamento, três em processo de implantação e mais de 160 comercializadas.
O Instituto Gourmet tem como meta para esse ano, acelerar a criação de novos cursos que fidelizem mais os clientes e implementar processos cada vez mais automatizados e padronizados que permitam a otimização dos produtos das franquias. A marca pretende expandir no Ceará com o objetivo de atrair empreendedores para solidificar seu espaço no nordeste.
Em todo o Nordeste, o mercado de franquias faturou mais de R$ 31 bilhões em 2022, o que representa um aumento de 14,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, o número de unidades de franquias nordestinas cresceu 7,6%, chegando a 26.809 mil operações.

O Instituto Gourmet traz novidades na reformulação dos cursos mais vendidos e a comercialização acelerada do modelo de negócios Slim, que fortalecerá cidades menores gerando outras perspectivas de vida, oportunidades para a sociedade e, claro, incentivo ao empreendedorismo. Com o investimento inicial de R$ 193 mil para cidades menores, o modelo slim conta com 1 cozinha didática. O tempo de retorno está em 19 meses, com faturamento médio de R$ 110 mil, lucratividade de 30% e Royalties de 8% + Fundo de propaganda de 2%. Os consultores regionais dão todo suporte aos franqueado, com visitas presenciais, treinamentos, workshops e convenções.
“Hoje somos a maior rede de escolas especializadas em cursos em gastronomia. No ano passado crescemos 25% e a meta para 2023 é 30%. Esses números refletem o sucesso do modelo slim, dedicado às cidades menores, acima de 60 mil habitantes. É um modelo inovador, com uma sala de aula, em 100 metros quadrados. É um investimento menor, de R$ 190 mil. Hoje, somos voltados para a classe C, pessoas que querem empreender, mas também temos muitos alunos que procuram por hobby”, explica Patrícia Rocha, gerente de expansão do Instituto Gourmet.

Sobre Instituto Gourmet 
Instituto Gourmet, rede líder em empreendedorismo gastronômico no Brasil, possui diversos cursos de curta ou longa duração e flexibilidade nos horários, focando na interação do aluno e aprendizagem para uma formação profissional completa. Com investimento a partir de R$187 mil, o Instituto Gourmet possui mais de 140 franquias em todo país. Os cursos unem a praticidade da cozinha à dedicada arte de cozinhar, tanto para os interessados na área gastronômica, que vem crescendo a cada dia no país, quanto para aqueles que fazem da cozinha um momento de descontração e hobby. Com mais de 25% de crescimento, a rede superou em 2022 a marca histórica de R$100 milhões em faturamento. 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp