07/12/2022 às 09h13min - Atualizada em 07/12/2022 às 09h11min

Qual a importância de aprender Libras

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Certamente, você chegou aqui para saber mais sobre essa língua conhecida por Libras. Pois bem, você está no lugar certo!

Em torno de 3 milhões de pessoas utilizam a Língua Brasileira de Sinais-Libras como forma de comunicação.
 

Libras é uma língua que não se reduz apenas à comunicação oficial dos surdos, pessoas com outros tipos de deficiência a utilizam, também, como forma de comunicação, são elas, Autismo, Síndrome de Down e Paralisia Cerebral.
 

Inegavelmente, a dificuldade do acesso à educação prolonga a aprendizagem da língua escrita pelas pessoas surdas, sendo que 80% delas têm muita dificuldade.
 

Desse modo, a língua de sinais se torna de extrema importância para a comunicação oficial, principalmente para esses grupos.    

 

Quer entender mais sobre qual a importância de aprender Libras? Então leia este artigo até o final!   

 

O que significa Libras e o que torna importante aprender

Libras é uma abreviação da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), sendo assim, ela é nossa! Não é universal que possa ser utilizada em todos os países.

De acordo com a Lei 10.436/2002, a Libras se caracteriza pelos “gestos como meio de comunicação, marcados por movimentos específicos realizados com as mãos e combinados com expressões corporais e faciais”.
 

Assim, como a língua escrita e de sinais de diversos países, ela tem uma origem. A Língua de Sinais Francesa (LSF) é uma da mais antiga língua de sinais, logo, as demais possuem origem nela. Sua criação se deu junto ao Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

Para entender mais sobre Libras e ter acesso a excelentes conteúdos, recomendamos também a leitura do artigo O que é Libras, escrito pela doutoranda em Ciências da Educação Katty Oliveira para o site Como Gabaritar.

Por que é tão importante para uma pessoa aprender Libras?

Primeiramente, é importante para a pessoa surda desenvolver uma identidade própria e uma liberdade para a comunicação sem ficar presa à oralidade.
 

Do mesmo modo, as línguas de sinais permitem a comunicação de forma mais clara, inclusive, dentro de um contexto, região geográfica e melhora a comunicação entre as pessoas ouvintes e surdas.
 

Veja a seguir também mais informações sobre a importância de aprender Libras.

 

Principais motivos para aprender Libras

-Diminuir o audismo

Sim, o audismo é uma forma de preconceito. Ele está para o surdo assim como o racismo, infelizmente, está para o negro.

Uma das formas de vencer essa barreira é conhecer esse universo das pessoas surdas. Aprenda Libras!
 

A surdez não é uma incapacidade ou doença que precisa de uma cura. Uma pessoa surda não precisa ouvir para ser “normal”. Ela apenas possui uma deficiência que a maioria não possui.      

-Possibilita a integração no meio educacional 

Sem sombra de dúvidas, ter um conhecimento em Libras é de grande importância no setor pedagógico!
 

A inclusão e a integração é uma necessidade para as instituições, elas não podem excluir o aluno por alguma deficiência.
 

Além disso, existem poucos estudantes com domínios nas línguas de sinais. Por isso, os profissionais da área pedagógica precisam aprender Libras para facilitar a inclusão social e educacional no meio escolar.     

-Enriquece o currículo profissional e traz mais oportunidades no mercado

A comunicação entre diversos grupos é uma ferramenta de grande diferencial. Isso porque acaba abrindo portas para as pessoas que são surdas pela mediação de um profissional de Libras.
 

Portanto, aprender Libras é fundamental para o profissional desenvolver a comunicação socialmente e emocionalmente.
 

Infelizmente ainda existem poucas pessoas com conhecimento/qualificação na área de Libras. Logo, existe uma demanda muito grande de profissionais para esse mercado. Então, se desejar aproveite e busque conhecimento e seja um profissional de Libras.

-Elimina  barreiras de comunicação entre ouvintes e a comunidade surda

A língua de sinais promove a inclusão social para os deficientes auditivos através da linguagem natural de sinais.

Sim! Uma das formas de superar a barreira do preconceito, entre ouvintes e surdos, é estabelecer uma comunicação e eliminar as barreiras entre elas.
 

Aprender a Língua Brasileira de Sinais é fazer com que a sociedade seja mais receptiva, conectando as pessoas ouvintes das pessoas surdas. 

-Reforça o desenvolvimento de uma sociedade mais justa.

Chega de audismo! Para superar isso, aprender libras é um fato de grande importância.
 

Valorizar a Libras é uma forma de fornecer a inclusão. É preciso uma sociedade onde as pessoas possam se sentir como sendo parte delas.

Resumindo: é necessário valorizar as línguas de sinais! Não valorizar a Libras é uma forma de endossar a cultura preconceituosa do audismo.     

UMA DICA:

Para aqueles que querem aprender libras existem um aplicativo chamado Hand Talk App, ele funciona como tradutor de bolso para as Línguas de Sinais;

UMA INFORMAÇÃO DE EXTREMA IMPORTÂNCIA:

Estima-se que tenha pelo mundo entre 138 a 300 línguas de sinais em diversos países com diferentes nacionalidades. 

Apresentaremos aqui algumas línguas de sinais que existem?
 

  • LGP: Língua Gestual Portuguesa;

  • SLN: Língua de Sinais Neerlandesa;

  • ASL: Língua de Sinais Americana;

  • LSA: Língua de Sinais Argentina;

  • LSF: Língua de Sinais Francesa;

  • DGS: Língua de Sinais Alemã;

  • LGA: Língua Gestual Angolana;

  • LMS: Língua Moçambicana de Sinais.

Libras é uma língua especificamente do Brasil?

Sim. Libras é uma língua nossa de sinais. A língua de sinais foi, primeiramente, proibida em 1880, em um congresso de educadores, na Europa.

É chocante saber dessa informação. Logo após esse processo se desenvolveu a longo prazo uma luta intensa das pessoas surdas e do próprio movimento, pelo acesso à informação e à educação.
 

Em conformidade, por essa necessidade social, foi apenas em 2002, que a Libras, de fato, foi reconhecida no nosso país, como uma língua oficial, instituída pela Lei 10.436/2002.
 

Libras não é um idioma. Assim, ela é uma língua utilizada para a comunicação de pessoas com deficiência aqui no Brasil.

Conclusão

Desse modo, entendemos agora a importância que se tem de aprender Libras. Para, além disso, é necessário compreender a necessidade do acesso a ela pelas pessoas com algum tipo de deficiência na linguagem, principalmente. Assim, o seu desenvolvimento sofrerá impactos, o quanto a pessoa surda for inserida na linguagem de sinais.
 

Lembrando: qualquer pessoa pode aprender Libras. Além disso, saiba que Libras é uma língua que está em constante modificação, devido à criação de novas formas de vocábulos, sempre em busca de melhorias.
 

Hoje, no Brasil, temos uma grande variedade de regionalismo, portanto com a Libras não difere, ela possui algumas variações a depender de onde você está. Além disso, existem a Kaapor, a Língua de Sinais Indígena, como é conhecida.  

  

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp