19/01/2015 às 00h49min - Atualizada em 19/01/2015 às 00h49min

HAVAÍ: o Paraíso do Surfe e das Praias

por Karine Ribeiro/Diários de Férias

Pegando embalo no campeonato mundial de surfe e na vitória inédita do brasileiro Gabriel Medina, a coluna desta semana é sobre o Havaí!

O Havaí é um arquipélago que pertence ao estado americano e fica no meio do Oceano Pacífico, a cerca de 3.100 km da costa. Das 7 ilhas, 5 são visitáveis: Oahu, Maui, Big Island, Lanai e Kauai.

A ilha de Oahu é a principal e mais visitada. É a ilha com a melhor infraestrutura turística e, por hospedar o maior aeroporto, a porta de entrada do arquipélago. A principal cidade – e também capital – Honolulu é cosmopolita e moderna e tem tudo que se espera de uma metrópole, hotéis de rede, restaurantes, shoppings, mas preserva um clima delicioso de cidade praiana.


Honolulu

A região mais badalada fica em torno da praia de Waikiki, no sul da ilha. Na Waikiki Beach Walk é possível encontrar vários restaurantes e lojinhas para passear e tomar um tradicional drink maitai após um dia de praias e paisagens paradisíacas. A Praia de Waikiki é cheia de surfistas, mas há áreas reservadas para banhistas apenas. Nessas áreas, praticamente não há ondas e o mar mais parece uma piscina.

Perto do centro, há a entrada para o parque que abriga o Diamond Head, uma cratera de um vulcão extinto de onde se tem uma das melhores vistas da cidade.

Quem procura praias de águas transparentes e paradisíacas não pode deixar de visitar a Hanauma Bay, baía que fica em uma área de preservação marinha de origem vulcânica e onde é possível praticar um dos melhores snorkeling da ilha.


Hanauma Bay

No final da tarde, um programa imperdível é ver o por-do-sol na praia de Ala Moana. De lá saem vários barcos para ver o espetáculo de dentro da água.


Ala Moana

 

Quem procura mais aventura, natureza e quer sentir o verdadeiro clima do esporte mais famoso do arquipélago, o surf, deve reservar um dia para a North Shore. Ali estão as famosas praias amadas pelos surfistas do mundo todo, como Waimea Beach e Pipeline, conhecidas pelas enormes ondas tubulares

 

Nessa região, vale conhecer Hale’iwa, uma cidade que respira surfe e tem, inclusive, a primeira loja de surfe do Havaí: a Surf & Sea. Ali está também a Turtle Beach ou Laniakea Beach, onde é possível avistar tartarugas marinhas de perto. Há voluntários que cuidam da preservação dos animais.

 

No caminho de volta em direção à Honolulu, aproveite para se deliciar com os camarões dos trailers que ficam na estrada próximos à cidade de Kahuku e visitar o Polynesian Cultural Center, um parque temático que conta a história da cultura polinésia.


Giovanni´s o trailer mais famoso

 

Outra atração bastante famosa por lá é o complexo de Pearl Harbor, que ainda funciona como uma base militar americana

 

Saindo da ilha mais agitada, vale conhecer a ilha de Maui, com seus enormes resorts e paisagens de tirar o fôlego.


Maui

A principal região hoteleira de Maui fica no entorno da praia de Kaanapali, perto da vila de Lahaina, onde há vários restaurantes e agências de turismo para contratar passeios.

Dentre os principais pontos a se visitar em Maui destaca-se o nascer no sol visto da cratera do vulcão Haleakala. Vale a pena madrugar e enfrentar as temperaturas frias do alto da cratera para ver esse espetáculo da natureza.


Nascer do sol visto do vulcão Haleakala

Sendo parte do Havaí, Maui também tem suas praias famosas de surf, incluindo a famosa Jaws, onde se formam as ondas gigantes, acessadas pelos surfistas apenas por jet ski ou helicóptero.


Jaws

Próximo a Jaws inicia-se a Road to Hana, estrada que possui mais de 600 curvas e muitos pontos de parada interessantes, como a Black Sand Beach (praia com areia escura) e a floresta de bambus.

Dentre os passeios de barco em Maui, destaca-se a cratera de Molokini, o topo de um vulcão submerso localizado a 5 quilômetros da costa com formato de meia-lua, que é um dos locais mais famosos para mergulho.

De novembro a maio é possível também fazer um passeio de barco para avistar as baleias jubarte. A maioria dos barcos que fazem o passeio é equipada com um microfone que fica em baixo da água e permite ouvir o som – que parece um canto – das baleias.


Baleia Jubarte

 

Embora o Havaí seja conhecido pelo surfe, o arquipélago traz atrações de sobra para quem não é chegado no esporte e é uma ótima opção de viagem tanto para solteiros, como casais e famílias. Vale a pena incluir na lista!

O roteiro completo e outras indicações podem ser encontrados no site www.diariosdeferias.wordpress.com. Instagram: @diariosdeferias.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp