01/11/2021 às 13h15min - Atualizada em 01/11/2021 às 13h06min

Quais são os benefícios do WhatsApp Marketing?

Você já ouviu falar em WhatsApp Marketing? Seja para empresas ou profissionais autônomos, este é um recurso de grande importância. Ele traz grandes benefícios para engajar novos clientes, fidelizar quem já fez negócios com você e ainda aumentar as suas vendas.

Mas, além destes, há várias outras vantagens em adotar esse processo em sua estratégia de conteúdo. Por isso entenda o que é o WhatsApp Marketing em seguida e veja um passo a passo completo para fazer uso dele.

Principais fundamentos do WhatsApp Marketing

Para você ter uma ideia da importância do WhatsApp Marketing, basta analisar alguns números do aplicativo. Somente no Brasil, há mais de 120 milhões de usuários, que se comunicam todos os dias com os mais diversos tipos de contato.

E isso não se restringe apenas ao âmbito pessoal. Com recursos como o WhatsApp Business, cada vez mais empresas usam o app para se comunicar com os clientes e concretizar mais negócios. E neste sentido, empregar estratégias de marketing voltadas ao aplicativo faz toda a diferença.

De forma geral, o WhatsApp Marketing segue alguns princípios básicos para estreitar os laços com o seu público-alvo. Entre os principais se destacam, por exemplo:

  • Oferecimento de ofertas em produtos e serviços diretamente aos contatos dos clientes;

  • Compartilhamento de informações úteis de sua área para engajar os clientes;

  • Além disso, conteúdos virais em diversos formatos, incluindo áudios, vídeos e imagens;

  • E claro, links para sites, blogs e locais que gerem tráfego para sua empresa na internet.

É claro que, para colocar esses passos em prática, é preciso seguir algumas diretrizes específicas. Por isso, veja a seguir como empregar esse recurso na prática.

Usando estratégias de marketing no WhatsApp Business

Em primeiro lugar, o mais indicado é usar a versão Business do WhatsApp para seu negócio. Além de ser gratuito, ele traz benefícios como informações de localização da empresa, espaço para exibir catálogo de produtos e atendimento automático, entre outros recursos.Assim, para começar a utilizar o WhatsApp Marketing em seu aplicativo siga as dicas a seguir.

Faça um plano de marketing

É muito importante não inundar os seus contatos com propagandas e conteúdos de maneira recorrente. Escolha dias e horários específicos, datas relevantes para a sua empresa e clientes e compartilhe promoções e brindes.

Automatize o contato com os clientes

No WhatsApp Business você pode programar respostas automáticas de saudação, oferecer um menu de ajuda aos clientes ou informá-lo com dados preliminares. Por isso use os bots do app para encaminhar o atendimento cada vez que entrarem em contato com sua empresa. Além disso, programe mensagens fora do horário para não deixar ninguém sem resposta.

O WhatsApp Marketing deve ser Omnichannel

A estratégia Omnichannel diz respeito a uma integração com múltiplos canais de comunicação. Assim sendo, integre seu contato de WhatsApp com redes sociais, telefones, e-mail e endereço. Lembre-se que você também pode efetuar vendas e fazer transações comerciais por aplicativo.

Personalização e pós-venda

Estas são duas diretrizes fundamentais para o WhatsApp Marketing. Para quem já é cliente, mande descontos e promoções exclusivas, com mensagens personalizadas. Além disso, assim que concretizar vendas, mantenha contato com o comprador e ficando a disposição para resolver problemas ou esclarecer dúvidas.

Informações importantes sobre o assunto

Usado corretamente, o WhatsApp é um grande aliado para empresas de todos os segmentos. Com ele você pode manter seu cliente devidamente informado e interessado no que a sua empresa pode oferecer. Por outro lado, é preciso ter alguns cuidados na hora de implementar a sua estratégia de marketing para ter sucesso. Assim sendo, considere o seguinte:

  • Mesmo não tendo uma comunicação direta com o cliente, é fundamental ser pessoal e próximo do público-alvo;

  • Respeite o horário de seus clientes e de sua empresa. Interaja ou programe as suas mensagens durante horário comercial;

  • Além disso, você pode criar grupos exclusivos de interação com clientes, ou canais de chat voltados apenas para sugestões, reclamações e dúvidas;

  • E claro, seja criativo. É muito importante investir em ações de marketing fora do comum. Seja qual for o segmento de seu negócio, as possibilidades são quase ilimitadas.

Levando essas dicas em conta, com certeza você terá excelentes resultados com o WhatsApp Marketing. Uma coisa importante é se lembrar de ficar de olho nos resultados de suas ações seja feitas no aplicativo oficial sejam feitas nos aplicativos modificados como o WhatsApp GB atualizado. Assim será possível avaliar o que está dando certo e o que pode melhorar.

Por fim, não esqueça de levar todo o compromisso e qualidade de seu trabalho também para o aplicativo. Isso fará uma grande diferença e trará um impacto positivo para as suas vendas.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp