13/07/2023 às 10h58min - Atualizada em 13/07/2023 às 10h55min

Retratos em preto e branco: como criar imagens impactantes

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

As fotos em preto e branco ocupam um lugar especial no coração de todos os fotógrafos. Afinal, esse é um dos estilos de fotografia mais antigos da história, muito antes das imagens coloridas se tornarem preferência mundial e se estabelecerem no mercado.  

 

Dito isso, nesse artigo falaremos um pouco mais sobre essa técnica, bem como daremos dicas de como tirar uma foto profissional em preto e branco de um modo simples e assertivo. 

Qual a história por trás das fotos em preto e branco?

 

Como se sabe, as primeiras câmeras fotográficas só podiam fotografar em pretro e branco. No ano de 1826, Joseph Nicéphore Niépce tirou a primeira foto permanente da história (sem cores), o que levou outros fotógrafos renomados como Henri Cartier-Bresson e Diane Arbus a utilizarem essa técnica em seus trabalhos.

E qual a real importância dos retratos em preto e branco? 

 

Quando o fotógrafo opta por tirar fotos em preto e branco, ele acaba abrindo mão da presença das cores, o que faz com que ele consiga captar a essência do momento de uma forma diferente.

 

Os retratos sem cores trazem uma sensação de nostalgia, que é criada pelo uso adequado de texturas e sombras inerentes a essa modalidade.

  

Por fim, as fotos em preto e branco conseguem capturar emoções e expressões nos rostos das pessoas de um modo mais delicado, sendo uma ótima alternativa para retratos tirados na rua.

7 técnicas para criar imagens em preto e branco impactantes

Escolha o objeto da foto 

 

De antemão, saiba que esse é o primeiro aspecto no qual você precisa estar atento, independente do estilo de fotografia escolhido. 

Observe a textura  

 

A textura em fotos preto e branco podem trazer uma intensidade interessante para os seus trabalhos. Inclusive, elementos da natureza tendem a ser mais valorizados nesse gênero

 

Por outro lado, caso a sua intenção seja fotografar pessoas, tenha em mente que os retratos sem cores costumam trazer um ar de dramaticidade. Por último, para que as texturas sejam destacadas e os retratos ganhem mais profundidade, lembre-se de utilizar uma iluminação apropriada. 

Regule o contraste

 

As sombras ganham mais destaques em fotos preto e branco do que em fotos coloridas. Desse modo, fique de olho no contraste dos retratos.

Composição

 

Na hora da composição, dê uma atenção maior para as linhas da imagem – tanto as diagonais quanto as paralelas – já que elas serão as responsáveis por guiar o olhar do espectador. Nesse caso, analise se a imagem em questão possui sombras e luzes mais duras e com linhas mais definidas. 

Contraste e luz 

 

Aqui, criar sombras e utilizar uma iluminação mais forte pode ajudar a manter o contraste balanceado. Vale lembrar que, para as fotos em preto e branco, é interessante que as sombras criadas sejam laterais ou frontais, não esquecendo de usar a contraluz. 

 

Por último, não é recomendado tirar fotografias nesse estilo quando as cores são parte fundamental da imagem, como por exemplo o pôr do sol, paisagens, flores, entre outros.

Dias nublados

 

As nuvens fazem com que os retratos fiquem ainda mais realistas, devido a redução natural de contraste que elas causam. Muitos fotógrafos optam por tirar fotos logo após a chuva, já que isso faz com que os reflexos em superfícies úmidas e molhadas fiquem ainda mais acentuados. 

Modo Raw

 

O modo raw deve estar ativado a todo momento na sua câmera, pois ele evita que as imagens percam algumas de suas cores ao serem salvas. Além disso, essa função também será útil na hora de editar as fotos. 

 

Contudo, vale destacar que as fotografias salvas dessa forma costumam ocupar bastante espaço na câmera. Sendo assim, não se esqueça de equipá-la com cartões de memória. 

Veja 3 fotógrafos de preto e branco e se inspire para os próximos projetos 

 
  • Ansel Adams é um fotógrafo americano bastante conhecido por seus trabalhos em preto e branco e pelos seus retratos da natureza;

 
  • Dorothea Lange ganhou notoriedade através das suas fotos em preto e branco no período da Grande Depressão;

 
  • Henri Cartier-Bresson é francês e se tornou muito conhecido por suas fotos retratando o cenário urbano. 


Se gostou do artigo, não se esqueça de deixar seu comentário logo abaixo.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp