20/06/2022 às 11h38min - Atualizada em 20/06/2022 às 11h31min

Como o marketing sustentável ajuda a criar credibilidade para a marca

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

A importância da sustentabilidade está se tornando mais aparente a cada dia. Nesse movimento, é imperativo que as empresas assumam responsabilidade com marketing sustentável.

Isso porque o marketing sustentável se tornou uma estratégia essencial para as marcas interessadas no papel social dos negócios e em reforçar os seus valores, criando uma base de contatos que se identifique com essas causas.

Atuar com mais responsabilidade, muito além de mostrar inteligência competitiva, é uma forma de se posicionar no mercado.

Leia abaixo o que você precisa saber sobre esse movimento, qual é o conceito, porque é tão importante e como colocá-lo em prática. 

O que é marketing sustentável?

O marketing sustentável é uma estratégia que consiste em promover ações, entregar produtos e serviços com menor impacto ao meio ambiente e adotar um posicionamento de marca que contemple a sustentabilidade. 

Essa estratégia, também conhecida como marketing verde ou ecológico, pode agregar valor a uma marca e impactar positivamente sua imagem.

Tal posicionamento estratégico é amplamente adotado por empresas centradas no cliente e também visa estimular os consumidores a serem mais sustentáveis.

Dessa forma, nasce um movimento para estreitar o relacionamento com os clientes e criar uma comunidade que aborde as questões ambientais.

Como o marketing sustentável impacta nos negócios?

O marketing verde se fortalece à medida que as marcas expandem sua gama de produtos e serviços ecologicamente corretos.

Destacamos os principais impactos desse conjunto de estratégias a seguir, veja.

Envolvimento do consumidor

A imagem institucional do Produtoras de filmes para os clientes finais é um dos pontos mais assertivos para um marketing de sucesso.

Hoje, é muito provável que os clientes busquem uma marca ecologicamente correta, por isso o marketing ambiental é a melhor alternativa para atrair esse público consciente e criar valor a longo prazo.

Consumidores estão prestando mais atenção no que os faz acreditar e se identificar, e esse movimento também acontece no relacionamento com as marcas.

Com isso, é cada vez mais comum que eles optem por negócios com filosofia sustentável, como empresas de cosméticos que não testam seus produtos em animais.

Essa é uma vantagem competitiva e um diferencial em relação aos concorrentes que ainda utilizam métodos produtivos ecologicamente danosos.

Processos otimizados

O marketing verde baseia-se na otimização dos métodos de marketing que levam em consideração as variáveis ​​ambientais.

Também evidencia a importância do ecossistema para o conceito institucional de uma empresa quando esta considera a fabricação de produtos ou a prestação de serviços como responsabilidade socioambiental.

Alguns exemplos de melhorias sustentáveis ​​na otimização de processos incluem:

  • Reutilização de água;

  • Coleta e destinação adequada de resíduos industriais;

  • Reciclagem de materiais;

  • Uso de energia limpa;

  • Redução de emissões de gases tóxicos;

  • Gestão eficiente de matéria-prima.

Logo, não são só as vendas de Gerador silenciado que precisam ser avaliadas para crescer. 

Todo o processo intrínseco à produção e divulgação também é impactado e deve ser levado em consideração.

Aumento da competitividade

Não importa a qual segmento você pertença, é certo que a competição é feroz. 

Assim, é importante ter um diferencial neste cenário. Isso é possível quando se aplica o conceito de sustentabilidade ao seu negócio.

Inclusive, é um aspecto possível a todas as empresas, independentemente do setor de atuação. 

Tendo isso em vista, as empresas que não são geridas levando em conta o social e o econômico, de forma sustentável, correm o risco de serem deixadas para trás pelos consumidores.

Portanto, a sustentabilidade deve ser entendida como parte integrante da governança corporativa.

Colaboradores mais motivados

Investir em sustentabilidade afeta os funcionários porque eles também estão interessados ​​no mundo ao seu redor e o bom uso dos materiais também garante sua plena atividade e sustento a longo prazo.

Sendo assim, quando reconhecem as preocupações da empresa com o meio ambiente e a comunidade em que vivem, visto que ela também passa a ser impactada e otimizada, os profissionais passam a ter mais empatia com a organização e sua cultura.

Essas ações fazem com que a equipe se sinta parte da marca e tenha orgulho de contribuir para o sucesso e crescimento dela.

Dessa forma, investir em sustentabilidade aumenta a motivação da equipe, bem como a produtividade e a qualidade dos resultados alcançados.

Produtos com valor agregado

Outra vantagem das estratégias de marketing verde é que muitos leads e consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis. 

Mais ainda, muitas pessoas deixam de comprar produtos testados em animais ou com os quais não concordam com o modelo de produção.

Portanto, o marketing verde é ainda mais fundamental para a estratégia de uma organização.

Fatores como o uso de embalagens reutilizáveis ​​ou recicláveis ​​também podem conscientizar o público sobre sua empresa de forma diferente e são ações mais simples de serem implementadas.

Como construir credibilidade com o marketing sustentável?

Negócios sustentáveis ​​são motivo de orgulho para clientes e colaboradores.

Devido à destruição ambiental e à crescente desigualdade social, as pessoas estão muito preocupadas com esses temas atualmente, principalmente por isso ter impacto direto na manutenção do futuro.

Portanto, demonstrar uma posição ecológica como organização que pensa e age com esse espírito garante consistência, dinamismo, competitividade e rentabilidade no longo prazo. Mas lembre-se que é preciso que essa seja realmente uma causa de valor para a marca.

Nesse sentido, vestir a camisa da sustentabilidade é uma forma eficiente de valorizar escritorio virtual e diversos outros empreendimentos a partir de mudanças de hábitos, como a troca de documentos em papel para o uso de materiais online.

Confira outras dicas que podem contribuir com esse processo a seguir:

Tenha fornecedores sustentáveis

Para que sua empresa seja reconhecida como uma empresa sustentável e ecologicamente correta, avalie toda a cadeia produtiva.

Dentro dessa premissa, você precisa escolher um fornecedor que opere de forma sustentável.

Verifique se eles possuem certificações ambientais e se seus requisitos podem ser atendidos por empresários e produtores próximos.

Ao fazer isso, você impulsionará a economia local e contribuirá para o desenvolvimento da comunidade próxima ao local em que sua empresa atua.

Invista em treinamento

Existe uma realidade inegável no mundo dos negócios. Não importa qual estratégia ou ideologia você escolha, é provável que nenhuma mudança ocorra a menos que os colaboradores a sigam.

Portanto, a equipe deve estar convencida do valor e da eficácia do comportamento ecologicamente correto.

Para isso, é preciso investir no desenvolvimento dos profissionais, na adoção de uma cultura e de processos mais ecológicos e estimular os líderes e equipes a adotarem e promoverem práticas sustentáveis. 

Inclusive, os gestores ainda podem estimular discussões sadias sobre o tema, ou disponibilizar cursos e palestras sobre o tópico, instituindo suas respectivas equipes para tornar a empresa sustentável.

Esta é uma forma inteligente de promover a governança corporativa, melhorar as relações internas e promover a colaboração mútua entre todas as partes interessadas no preço câmara fria para cerveja.

Destaque transportes alternativos

Para serem verdadeiramente sustentáveis, as atitudes dos funcionários precisam ir além das portas da empresa e considerar também o meio em que se relacionam, como o meio de transporte que utilizam.

Muitas pessoas vão sozinhas e de carro para o trabalho, mas é possível estimular a integração e modais de transporte compartilhados. Por exemplo, é possível incentivá-las a considerar o ônibus ou ainda disponibilizar vans dentro de trajetos específicos.

Além de ajudar o planeta, os funcionários podem usar o tempo de viagem para interagir com outros profissionais e até aprender sobre outros temas.

Também é possível contratar um serviço de transporte para a empresa, criando algumas linhas de ônibus exclusivas que permitem que os funcionários deixem seus carros em casa, economizando tempo e recursos. 

Por fim, também é benéfico incentivar viagens entre os membros da equipe. Trace os locais em que eles moram e ajude a organizar uma carona ou grupo de revezamento de carro para pessoas que moram nas proximidades.

Dessa forma, os funcionários não apenas ajudam a proteger o meio ambiente, mas também aprofundam as amizades, compartilhando o tempo durante e após o trabalho.

Avalie toda a empresa

Antes de implantar quaisquer estratégias sustentáveis, é fundamental avaliar os processos e práticas para ver como implementar esse conceito em cada setor. Esse diagnóstico focado e sistemático é essencial para o sucesso da operação.

Para fazer isso, mapeie os processos e entenda os recursos necessários para executar cada um. Depois, descubra como podem ser modificados, quais facilidades podem ser implementadas e até quais economias podem ser feitas, como a redução de resíduos.

Ou seja, entenda as etapas das operações, como reduzir os desperdícios, como eles ocorrem e como desfazê-los.

Para isso, você precisa fazer um diagnóstico completo da sua empresa e, a partir dele, desenvolver um plano de ação para reduzir o consumo de matéria-prima e resíduos e diminuir o impacto ambiental do seu negócio.

Propague informações

A sustentabilidade tem de ser um movimento coletivo. 

Clientes e comunidades ao redor da marca também devem estar comprometidas com o projeto.  Por isso, divulgar informações sobre o tema, causas e ações desenvolvidas é outra boa prática nesse sentido.

Crie um material sólido baseado em fatos, mostrando como as organizações estão transformando seu comportamento interno e externo para se tornarem mais sustentáveis.

Também informe aos clientes e à comunidade como ajudar nesse projeto.

Por exemplo, pense em como você pode promover a logística reversa, a reciclagem de embalagens e outras atitudes sustentáveis ​​entre os clientes e como é possível estimular esse público a aderir essa prática.

Para bons resultados a longo prazo, a sociedade como um todo deve se mobilizar para integrar os efeitos de uma atitude mais consciente e amiga do meio ambiente.

Conclusão

A sustentabilidade é uma prática que veio para ficar. Ela propõe uma revisão de costumes, métodos produtivos e preferências sem precedentes, tornando a coexistência saudável possível e tornando o aproveitamento de materiais (e seu descarte) mais responsável e ético.

Logo, as empresas não passam incólumes por isso, e o marketing sustentável (ou marketing verde) surge para auxiliar nesse processo, inclusive na divulgação das boas práticas, promovendo muitos benefícios para quem o adota.

 
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