27/06/2022 às 15h58min - Atualizada em 27/06/2022 às 15h55min

Inteligência artificial: o que é e seus benefícios?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

O uso da inteligência artificial, também conhecida como IA, se tornou frequente no dia a dia. Esse conjunto de tecnologias permite com que as máquinas realizem tarefas semelhantes às humanas. Mas muitas dúvidas surgem quanto ao seu significado e benefícios.

Quando a inteligência artificial surgiu, uma das principais preocupações dos profissionais era de que ela substituísse completamente o trabalho humano. 

No entanto, à medida que essa tecnologia foi evoluindo, deu para notar que as máquinas inteligentes começaram a auxiliar nos trabalhos e nas competências dos funcionários. Dessa forma, há uma maior produtividade e agilidade nos serviços ao utilizar desse recurso.

Por exemplo, nas áreas do conhecimento essa tecnologia tem contribuído significativamente em um volume ainda maior de dados, transformando suas ações em funções cada vez mais ágeis e precisas.

Atualmente, as empresas estão fazendo uso da IA para melhorar os resultados, aumentar a eficiência do trabalho e poupar tempo. 

Além disso, ela pode ser implementada em praticamente todos os setores do trabalho, a fim de ajudar nas tarefas e auxiliar os profissionais no gerenciamento de cada processo.

Continue a leitura do artigo e descubra o que é, como funciona e quais os benefícios da inteligência artificial na vida das pessoas e empresas.

O que é inteligência artificial?

A inteligência artificial é um conjunto de tecnologias capaz de realizar atividades semelhantes às dos humanos, mas com uma rapidez incrível. 

As ferramentas que a utilizam funcionam por meio de máquinas rodando softwares criados para ter um comportamento bastante inteligente.

Atualmente a inteligência artificial está presente em diversos aparelhos eletrônicos, inclusive nos smartphones que usamos, dentro das residências, nos carros, nas empresas e em vários outros locais.

Os desenvolvedores de aplicativos e softwares com essa função, usam a tecnologia para agilizar todo o processo de automatização dos procedimentos que antes eram manuais.

Portanto, a inteligência artificial é uma tecnologia que permite com que os dispositivos computacionais executem tarefas com qualquer grau de dificuldade, normalmente com apenas um comando simples.

O surgimento da inteligência artificial

O início da inteligência artificial se deu em 1956. Com o passar do tempo ela se aperfeiçoou de tal forma que hoje se faz presente no cotidiano das pessoas e executa as mais diversas ações.

Alguns dos principais idealizadores dessa tecnologia foram John McCarthy, Hebert Simon, Allen Newell e outros.

Desde o início, o intuito desses e de outros cientistas era de criar máquinas que pudessem pensar e ter ações bem próximas com as dos humanos.

Porém, com a evolução da computação, a IA ganhou força. Afinal, com o seu desenvolvimento foi possível ter avanços significativos nas análises computacionais.

Vale lembrar que os primeiros estudos sobre a Inteligência artificial baseava-se apenas em formas de replicar a capacidade humana de pensar. No entanto, com a sua evolução, pesquisadores e cientistas descobriram que era possível não apenas a capacidade de pensar, mas também o uso da linguagem, a de ser criativo, sentir e de auto se aperfeiçoar.

Hoje, existem muitos programas e dispositivos inteligentes que melhoram a eficiência do fluxo de trabalho. Seja para os trabalhos pessoais ou para os negócios.

Para que serve a inteligência artificial?

A inteligência artificial, na maioria das vezes, é utilizada para automatizar ações que antes só podiam ser feitas por uma pessoa. Ela tem a capacidade de reconhecer diversas coisas como imagens, palavras, falas, etc.

Dessa maneira, a IA tem contribuído na redução dos custos operacionais, além de aprimorar a agilidade e eficiência dos procedimentos.

Desde uma simples pesquisa por voz no seu telefone até resoluções mais complexas em uma empresa, a IA veio para facilitar e otimizar os resultados em um espaço de tempo menor do que o habitual.

Além disso, os avanços tecnológicos foram grandes responsáveis em atingir um nível de desenvolvimento tão alto como os que vemos atualmente. Com isso, possibilitou o aprendizado das máquinas e a forma de pensar que elas possuem.

Exemplos de inteligência artificial

Veja alguns dos exemplos da presença da inteligência artificial no seu dia a dia. Certamente, você faz uso de mais de uma dessas ferramentas.

Reconhecimento facial

O reconhecimento facial é uma tecnologia bastante usada em smartphones para fins de segurança e para facilitar o acesso do proprietário do dispositivo.

O reconhecimento facial é capaz de identificar ou mesmo verificar a identidade de uma pessoa apenas pelo seu rosto. Além disso, pode ser usado ​​para identificar pessoas em fotos, vídeos ou mesmo em tempo real.

Com isso é possível abrir e desbloquear as principais aplicações do aparelho  por meio do reconhecimento facial do dono do aparelho.

Aplicativo de rota

Os aplicativos de rota são softwares que usam a inteligência artificial para mostrar rotas e outras informações importantes. Eles ajudam os motoristas a otimizar e reduzir o tempo de viagem. 

Hoje existem uma infinidade de opções para quem precisa de um app de localização.

Com base nas informações de satélite eles podem interpretar os dados de tráfego em tempo real e sugerir rotas para o motorista.

Comando por voz

O comando por voz é uma tecnologia que permite que o software capte a fala, transforme áudio em texto, interprete a informação e dê o resultado em instantes. 

Os assistentes inteligentes podem receber comandos de voz para realizar ações diversas, tais como: fazer uma pesquisa na internet, agendar eventos, definir alarmes, ver previsão do tempo, realizar chamadas e até controlar dispositivos.

Além disso, os softwares de voz também têm ajudado a gerenciar negócios para obter otimizar o atendimento.

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp