14/04/2020 às 10h34min - Atualizada em 14/04/2020 às 10h34min

La Casa de Papel, os melhores spoilers da parte 4

Gabi Farias

Vamos falar abertamente desta nova temporada? Então, a 4ª parte de La Casa de Papel está na Netflix desde 3 de Abril, dia em que vi os 8 episódios, e agora quero partilhar um pouco do que achei, COM SPOILERS.

Então, nesta quarta parte (que não é a última!) continuamos num assalto ao Banco de Espanha. A parte 3 terminou com Lisboa a ser presa e no início desta 4ª parte o Professor acha que ela morreu mesmo. Contudo, essa ideia passa-lhe rápido, depois de uma conversa com Tóquio que lhe abre os olhos. Afinal Lisboa não morreu e o Professor faz tudo para a encontrar e libertar. Este é o foco da parte 4 da história. Mas não só.

Também a vida de Nairóbi que está por um fim no final da 3ª parte e que nesta 4ª começa logo com uma operação delicada. É preciso retirar-lhe uma bala que está por baixo dos pulmões. Nairóbi quer sair do Banco mas o resto da equipa não deixa e terão mesmo de fazer a operação ali.

As ligações com o exterior são cortadas a meio da operação, onde um médico a mais de 3.000km dava as indicações para o que havia de ser feito. Portanto eles acabam por ficar por conta deles. Conseguem safar Nairóbi, como se esperava, mas depois disso há outra coisa com que se têm de preocupar...

Palermo quer sair do Banco porque Tóquio assume o comando das operações, e acabam por ter de o prender como se um refém se tratasse... Isso causa bastantes problemas. Na verdade todos os problemas que se seguirão são por causa disto.

Palermo começa a falar com Gandía, segurança pessoal do diretor do banco, e desencadeia uma revolta por parte dele. Diz-lhe como deve fazer para se soltar, e que Rio, que os vigiava, é o mais fraco de todos e não tem coragem de disparar uma arma. Com isto Gandía solta-se e consegue mesmo escapar da entrada onde se encontrava. Tenta matar Nairóbi sem sucesso, depois tenta matar Helsinki também sem sucesso e acaba por fugir para uma sala de pânico localizada na casa-de-banho do diretor.

Lá tem acesso a câmeras de vigilância que permitem ver todo o banco, e, assim, controlar tudo e todos, planeando assim a morte do grupo de assaltantes.

LA CASA DE PAPEL - CGS.JPG

LA CASA DE PAPEL - CGS.JPG

Acaba por raptar Tóquio e prendê-la na sala de pânico, e fazer o mesmo com Nairóbi. Contudo, neste caso não a leva para lá. Usa-a como escudo para os assaltantes não lhe fazerem mal. Nairóbi acaba mesmo por levar um tiro na mão e os pontos da bala abrem durante este momento.

No final Nairóbi é morta por Gandía quando se consegue safar dos assaltantes. Mas Denver vai atrás dele, atira-lhe uma granada que não o mata mas o deixa um pouco atordoado. Alguns estilhaços ficam presos no seu corpo e é Tóquio que o ajuda a retirar esses mesmos estilhaços que se encontram nas suas costas.

2ED612CB-06CF-40F0-BA35-7FA985CA811F.JPG

2ED612CB-06CF-40F0-BA35-7FA985CA811F.JPG

Enquanto isso, fora do Banco, o professor planeia uma forma de contactar com Lisboa, utilizando um dos polícias que está na tenda do acampamento policial para contactar com ela. Dá-lhe o seu relógio e pede para lho mostrar, assim como uma mensagem que lhe deve dizer. E é apenas "Paris". Este não é um destino de férias quando tudo acabar, é o nome de um plano que deve ser posto em marcha de imediato. Lisboa deverá ir a tribunal, depôr, dizer tudo que sabe, toda a verdade acerca do plano dentro do Banco, enquanto, cá fora, o professor e o seu ajudante, Marselha, tratam de um plano inacreditável.

Não vão fazer o mesmo que fizeram quando Tóquio foi presa, não não. Vão buscar um grupo de mineiros que vão escavar um túnel, em menos de 1 dia, e de 11 metros, que ligam um restaurante chinês ao tribunal. Além disso ainda vão construir uma parede falsa no estacionamento do tribunal e fazer-se passar por um grupo constituído por juiz, polícias e reclusos.

LA CASA DE PAPEL 2 - CGS.JPG

LA CASA DE PAPEL 2 - CGS.JPG

 

LA CASA DE PAPEL 3 - CGS.JPG

LA CASA DE PAPEL 3 - CGS.JPG

Como se tudo isto não bastasse, Marselha é mandado pelo professor para o local onde Rio foi torturado para descobrir o que se passou, gravar um depoimento e enviar para Espanha, para a verdade ser reposta.

LA CASA DE PAPEL 12 - CGS.JPG

LA CASA DE PAPEL 12 - CGS.JPG

Quando Rio fala para o país inteiro dizendo tudo que se passou com o seu rapto ilegal, os jornais e notícias do país começam a pressionar a polícia, que nega todos os acontecimentos. Mas depois o Professor joga outra cartada, e expõe a situação de Lisboa. Que, tal como o Rio, está a ser interrogada de forma ilegal, sem direitos, sem comer, dormir, sem nada!

Mais uma vez a população começa a ficar revoltada com a polícia, assim como jornalistas que não deixam de os encurralar. 

Outra cartada do Professor passa exatamente pelo testemunho de Osmar, um homem que foi pago para torturar Rio, no Deserto da Argélia, até onde foi Marselha.

LA CASA DE PAPEL 4 - CGS.JPG

LA CASA DE PAPEL 4 - CGS.JPG

Enquanto isso Antonãnzas ajuda o Professor, contando-lhe tudo que a polícia pretende fazer antes que seja tarde demais para todos.

LA CASA DE PAPEL 5 - CGS.JPG

LA CASA DE PAPEL 5 - CGS.JPG

Tréguas são feitas por dois dias entre polícia e assaltantes, mas nesse período a polícia quer quebrar o acordo e entrar no Banco à força.

Arturo acaba por se meter em encrencas dentro do Banco. Dá comprimidos a Amanda, uma das reféns, e acaba por abusar dela. Entretanto leva um tiro de Manila, uma infiltrada no gang que se faz passar por refém, e que é da família de Denver. Já previa que Manila tivesse alguma coisa a ver com eles visto que estava sempre presente em todos os momentos importantes.

LA CASA DE PAPEL 7 - CGS.JPG

LA CASA DE PAPEL 7 - CGS.JPG

Alicia tem de fugir de sua casa uma vez que começa a ser procurada por tudo que aconteceu a Rio e Lisboa. Então começa a investigar o que terá acontecido com Antonãnzas. Porque só ele esteve com Lisboa para além dela, e Lisboa mudou de ideias relativamente a ajudar a polícia, depois de estar com este agente.

LA CASA DE PAPEL 10 - CGS.JPG

LA CASA DE PAPEL 10 - CGS.JPG

 

LA CASA DE PAPEL 11 - CGS.JPG

LA CASA DE PAPEL 11 - CGS.JPG

Shakir é essencial nesta quarta parte nas ajudas externas ao Professor. Trata-se de um informático que muda imagens de câmeras quando é necessário, lhe dá acesso a informações que ele não consegue obter por si só, entre outras coisas. É o haker perfeito!

Entretanto há todo um aparato montado pelo Professor, entre Lisboa, que consegue fugir pelo túnel, Gandía que é apanhado pelo restante grupo na sala de pânico, onde se encontrava com Tóquio e que tem de seguir o plano que os atracadores montaram para voltar a ter Lisboa no assalto com eles.

A ideia passa por Gandía ligar ao centro de apoios, a tal tenda, dizer que matou Nairóbi e Tóquio (esta segunda parte é mentira) e fingir que está a ser atacado por eles e por isso precisa de um helicóptero para fugir. Helicóptero esse que está no comando de Marselha, e que tem Lisboa dentro.

Lisboa consegue entrar novamente no Banco e juntar-se assim ao grupo de assaltantes mais queridos do país. Gandía continua com eles, assim como os restantes assaltantes, que contam agora com a ajuda de Lisboa.

LA CASA DE PAPEL 15 - CGS.JPG

LA CASA DE PAPEL 15 - CGS.JPG

A quarta parte da série termina com a Inspetora Sierra a encontrar o local onde o Professor se esconde e a encurrala-lo.

LA CASA DE PAPEL 16 - CGS.JPG

LA CASA DE PAPEL 16 - CGS.JPG

Bem, o que esperar a seguir? Em primeiro lugar é evidente que haverá quinta parte, e ainda bem.

Em segundo lugar acho que a série continua surpreendente, como dá para perceber pelo resumo que deixei acima. A Inspetora Sierra, que viu a vida complicadíssima neste final, já que ficou sem emprego, tem mandato de prisão, o marido morreu... Bem, está realmente complicado para o lado dela. Será que ela vai querer mudar de lado e juntar-se ao assalto? Será que vai prender o Professor e utilizar isso a favor dela? Espero saber ainda este ano.

E o que será que vão fazer com o ouro? Como é que o vão tirar do Banco? São toneladas e toneladas de ouro fundido que precisa sair dali, e não estou a ver grandes avanços na coisa.

Estou muito curiosa relativamente a tudo isto... Se quiseres partilhar a tua opinião podes fazê-lo abaixo.

Link
Gabi Farias

Gabi Farias

Cinéfila de carteirinha, a paixão por "telinhas e telonas" faz permanecer numa busca constante por todas as novidades de streamming, cinema, tv, etc..

Relacionadas »
Comentários »