Não é de hoje que vemos inúmeros apelos e alertas que se traduzem em uma necessidade urgente de transformações do conceito ambiental das pessoas, colocar os modismos e tendências de lado e analisá-lo com o valor que realmente merece, pois somos dependentes do equilíbrio do meio que estamos inseridos.
A criança possui uma especial condição de aprendizagem desta temática por não estar impregnada de comportamentos e hábitos inadequados. A curiosidade é a principal característica de todo cientista e, sendo as crianças altamente curiosas, elas se tornam os melhores cientistas que possuímos.
Em experiências de estudo do meio, aplicando a metodologia de investigação, podemos e devemos ensinar informações científicas em linguagem infantil para que as crianças não reproduzam jargões do tipo: “devemos respeitar a floresta” e sim, compreendam o papel dos vegetais como seres vivos, na vida dos homens, dos animais e do planeta. Trata-se de uma visão holística que acredita que respeito só existe entre aqueles que fazem parte do mesmo meio e precisam dele.
Uma nova relação entre o homem e o restante do meio ambiente só poderá ocorrer mediante uma nova forma de compreensão e aprendizado na qual ele é inserido como parte integrante e dependente do equilíbrio do meio em que vive.
Assim, realmente podemos integrar novos conceitos e torná-los permanentes na estrutura de aprendizado da criança, gerando pequenos capazes de respeitar verdadeiramente a natureza, prontas para uma sociedade sustentável!
Metodologia de investigação - Parte do Curso “Educação para o desenvolvimento sustentável” - Mycosmol Cursos!
Profa. Silvia Cristina Castro de Souza
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