17/06/2024 às 13h30min - Atualizada em 17/06/2024 às 22h01min

Usuários de medicamentos contra tabagismo crescem  quatro vezes no Nordeste

Beneficiários da epharma aumentam em 66% na procura de medicamentos contra esta dependência química

MARIA EDUARDA R. ARRUDA
epharma
pixabay
Usuários de medicamentos contra tabagismo crescem
 quatro vezes no Nordeste

Beneficiários da epharma aumentam em 66% na procura de medicamentos contra esta dependência química

São Paulo, junho de 2024 - De acordo com levantamento da epharma, pioneira no programa de benefícios de medicamentos (PBM), o número de usuários da região nordeste que adquiriram medicamentos para tratamento de tabagismo através da rede credenciada, cresceu quatro vezes nos primeiros quatro meses de 2024, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Na sequência, as regiões Centro-Oeste e Sul apresentaram aumento de três e duas vezes, respectivamente. O levantamento indica um aumento de 66% no volume total de beneficiários do Brasil que utilizam medicamentos antitabagismo.

A economia gerada para os usuários da plataforma da epharma na gestão do benefício em medicamentos para as empresas também aumentou, chegando a dobrar na comparação entre o primeiro trimestre de 2023 e o primeiro trimestre deste ano.

“O tabagismo está associado ao desenvolvimento de diversas doenças, então o tratamento contra esta dependência química ajuda a prevenir enfermidades e a aumentar a longevidade das pessoas. Temos priorizado a ampliação do acesso à saúde com planos de medicamentos corporativos como benefícios com foco na prevenção por exemplo, de crises respiratórias, para garantir mais qualidade de vida para os colaboradores de nossos clientes e contribuir para a sustentabilidade do ecossistema de saúde”, explica Wilson Oliveira Junior, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da epharma.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o fumo é responsável por 71% das mortes por câncer de pulmão, 42% das doenças respiratórias crônicas e aproximadamente 10% das doenças cardiovasculares, além de ser fator de risco para doenças transmissíveis, como a tuberculose.
Outro aspecto considerado no levantamento da epharma é o tempo de tratamento. De janeiro a abril de 2024, comparado ao mesmo período de 2023, houve uma queda de 40% na média de dias de tratamento por usuário. A aderência ao tratamento é fundamental para alcançar um melhor prognóstico ter mais chances de sucesso a longo prazo, reduzindo significativamente os riscos à saúde associados ao tabagismo.
De acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Tabagismo do Ministério da Saúde, o tempo médio de tratamento é de 12 meses, incluindo as etapas de avaliação, intervenção e manutenção da abstinência. Se na empresa houver uma solução que pode colaborar no monitoramento do tratamento medicamentoso é primordial para melhorar o engajamento das pessoas e garantir um desfecho mais positivo.


Alerta para o público jovem
Nesta análise, o levantamento da epharma constatou que pessoas entre 17 e 25 anos, são minoria entre os usuários que fazem tratamento, cerca de 2,49% do total. Porém, a comunidade médica faz um alerta sobre o consumo de cigarro entre os jovens.

Um artigo científico1 recentemente produzido pelo Centro Universitário de Santa Fé do Sul constatou alta prevalência do uso do cigarro eletrônico entre os jovens, associando-o a doenças como lesões pulmonares agudas, doenças respiratórias, cardiovasculares, danos nas vias aéreas e comprometimento do sistema imunológico.

"Os sintomas do tabagismo podem variar desde tosse persistente e dificuldade para respirar até um aumento na frequência de infecções respiratórias. O uso precoce de tabaco pode levar ao desenvolvimento de dependência química rapidamente, o que torna a cessação do hábito ainda mais desafiadora. Além disso, os fumantes estão expostos a riscos graves de saúde a longo prazo, incluindo doenças cardiovasculares, câncer e problemas pulmonares crônicos”, explica Thais Figueiredo, pneumologista do CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim”.

A associação entre o aconselhamento estruturado e medicamentos é indicada para aumentar a eficácia do tratamento da dependência à nicotina.

 
Consumo de remédios contra tabagismo
Jan-Mar 2023 x Jan-Mar 2024
                                                                      

                                                                             40%
de queda da média dos dias de tratamento por usuário


103,6%
de crescimento da economia gerada no 1T24,
comparado ao mesmo período de 2023
 
 
Fonte: índice epharma

Referências
1. PEREIRA, A. C. P., FERREIRA, B. de L. C. C. V., MARREGA, I. G., VILELA, L. S. T., INSAURALDE, N., & COSTA, E. D. M. (2024). USO EXCESSIVO DO CIGARRO ELETRÔNICO: A NOVA TENDÊNCIA ENTRE OS JOVENS. ANAIS DO FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNIFUNEC14(14). Recuperado de https://seer.unifunec.edu.br/index.php/forum/article/view/6108

Sobre a epharma 
A epharma é uma das principais plataformas de gestão de benefícios de saúde do país. A empresa, fundada há mais de 24 anos, atua como um elo, unindo os ecossistemas de tecnologia e saúde, e criando conexões inteligentes entre os principais atores da saúde: indústrias farmacêuticas, gestores de RH, farmácias e drogarias, operadoras de saúde, corretoras, healthtechs e empresas privadas de diversos segmentos. Pioneira ao lançar o Plano de Benefícios de Medicamentos (PBM) no Brasil em 1999, conta com mais de 40 mil farmácias e 2 mil clínicas e laboratórios de diagnóstico credenciados em mais de 3 mil munícipios pelo país, beneficiando mais de 33 milhões de pessoas e gerando economia de acima de R$ 2 bilhões em 2023. A empresa recebeu os selos Great Place do Work (GPTW), GPTW Mulher e recertificação ISO4001 e tem uma agenda transparente dos pilares ESG onde a meta é redefinir o significado de sucesso, oxigenando conexões para um mundo melhor.
Informações para a imprensa | Máquina
Maria Eduarda – [email protected] (11) 97483-5117    
Tiago Varella – [email protected] (11) 98602-0004  


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Maria Eduarda Rocha Arruda
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp