24/06/2024 às 14h12min - Atualizada em 24/06/2024 às 18h01min

Como explorar o poder da inteligência positiva em nossa mente

Especialista ensina estratégias contra a autossabotagem

Cynthia Castro
A inteligência positiva, termo criado e divulgado em livro homônimo de Shirzad Chamine, CEO de uma das maiores organizações de treinamento de coaches do mundo, sustenta que a nossa mente age mais como nossa aliada do que como nossa inimiga. Parece algo óbvio e simples, mas não é bem assim: para que a inteligência positiva nos ajude, é necessário conhecermos alguns “sabotadores internos” que nos impedem de alcançar o nosso verdadeiro potencial.

A neurocientista e especialista em bom humor Maryana com Y, acredita que toda pessoa pode e deve treinar a sua mente. “A mente precisa jogar a seu favor, mas você precisa estimulá-la”, afirma e complementa: “Quando a compreendemos, cuidamos e oferecemos ferramentas para que ela trabalhe de forma mais plena e saudável, vemos como o seu potencial é infinito”.

Segundo Maryana, assim como treinamos nosso corpo na academia, podemos treinar a nossa mente contra os cinco tipos de sabotadores mais comuns que ela possui. Reconhecê-los é o primeiro passo para uma melhor qualidade de vida.
São eles:
  1. O Crítico: é o que nos faz duvidar de nossas habilidades e nos critica constantemente. Para dominá-lo, precisamos cultivar a autocompaixão e a aceitação.
  2. O Controlador: é o que nos leva a querer controlar tudo, causando estresse e ansiedade. Aprender a delegar e confiar nos outros é fundamental.
  3. A Vítima: é o que nos faz sentir impotentes diante dos desafios. Precisamos assumir responsabilidade e buscar soluções proativas.
  4. O Hiper-realizador: é o que nos leva a trabalhar excessivamente, prejudicando nossa saúde e equilíbrio. Aprender a definir limites é crucial.
  5. O Prestativo: é o que nos faz priorizar os outros em detrimento de nós mesmos. Precisamos aprender a dizer “não” quando necessário.
A especialista aponta ainda algumas estratégias para o fortalecimento da inteligência positiva, afastando os “boicotadores” de nossos pensamentos:
  1. Mindfulness: a prática regular de mindfulness, ou “atenção plena”, fortalece nossa capacidade de foco, reduzindo o impacto dos sabotadores.
  2. Autoconhecimento: identificar nossos padrões de pensamento é fundamental. O que nos motiva? O que nos limita?
  3. Autocuidado: priorizar o sono, a alimentação saudável e o exercício físico é essencial para um cérebro saudável.
  4. Equilíbrio: encontre o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal para evitar o esgotamento.
Em se tratando de equipes, é importante avaliar e fortalecer a mentalidade positiva coletiva. Os líderes que cultivam a inteligência positiva inspiram e motivam suas equipes. “Não existe pensar em sucesso profissional ou pessoal, sem treinar sua mente e, acredite, é uma jornada contínua”, finaliza Maryana.


Sobre Maryana com Y
*Maryana com Y é humorologista, especialista em desenvolvimento de talentos com um toque de humor. Palestrante internacional, coautora do livro “Balanced Skills” e do best seller "Soft Skills" e guardã do Sebrae Delas. Fundadora da Humor Lab, transforma pessoas e empresas com o poder do humor e da positividade..
 

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CYNTHIA SILVA CASTRO
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