13/06/2024 às 11h48min - Atualizada em 13/06/2024 às 20h01min

Como identificar as fases do ciclo menstrual

Especialista explica como o corpo feminino reage em cada etapa alterando a disposição para as atividades cotidianas, assim como o aumento do desejo sexual e o período da TPM Por: Rebeca Gerhardt, ginecologista CRM/SP: 189945 e RQE: 67770

LAíS MARTIN CORRêA | PROS
Rebeca Gerhardt | Ginecologia e Reprodução Assistida
Se atentar às fases do ciclo menstrual pode ser uma boa forma de contribuir com a saúde física e mental, conhecendo o próprio corpo e assim respeitando também os seus limites no dia a dia.
 
Quando falamos em ciclo menstrual, estamos nos referindo aos períodos que envolvem as transformações ovarianas e uterinas entre uma menstruação e outra, que se refletem nas sensações corporais e emocionais de cada uma dessas etapas. 
 
Todo ciclo se inicia com uma menstruação e marca a primeira fase, conhecida como fase folicular. É nessa etapa que os ovários começam a escolher os óvulos disponíveis para aquele mês, enquanto o útero termina de eliminar o seu tecido interno, em forma de menstruação. Em média, nos primeiros 5 dias dessa fase, o sangramento menstrual está presente e pode ou não vir acompanhado de cólicas. Até o fim dessa etapa, notamos um aumento crescente da disposição e energia para atividades cotidianas.
 
Logo em seguida, entramos na fase ovulatória, que é quando já temos um óvulo prestes a ser ovulado e o útero já renovou o endométrio para se preparar para uma gravidez, caso ela aconteça. Nessa etapa, é notável o aumento do desejo sexual e muitas mulheres se sentem mais bonitas e animadas.
 
A terceira e última etapa é conhecida como fase lútea e representa os 14 últimos dias do ciclo, quando já temos um óvulo ovulado e um útero preparado para menstruar ou seguir com uma gestação. Essa fase já é marcada pelo aparecimento da famosa TPM e tende a ser de mais introspecção, inchaço corporal e flutuações emocionais.
 
Cada uma dessas fases é percebida de maneira muito particular, mas o acesso a produtos de cuidados íntimos e de higiene menstrual, sem dúvida, é fator determinante para a experiência e saúde das pessoas.
 
Segundo relatório do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), publicado em 2021, mais de 4 milhões de meninas não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas. Esses números revelam o quanto é urgente se discutir meios de garantir a saúde menstrual, com a construção de políticas públicas eficazes e uma educação abrangente para conhecer o próprio corpo e o que acontece com ele durante o ciclo menstrual.
 
Dado esse contexto, os conteúdos de Intimus®, marca de cuidados femininos da Kimberly-Clark, nas redes sociais e na plataforma Kira, além dos produtos, podem ser grandes aliados para cumprir esse papel de informar e oferecer conforto e segurança para as pessoas que menstruam. Iniciativas como estas ajudam a jornada pelo autoconhecimento e podem ser o primeiro passo para que essas pessoas se afastem dos estigmas relacionados à menstruação e se aproximem dos próprios objetivos, estando menstruadas ou não.
 
*Rebeca Gerhardt é ginecologista e especialista de Intimus®, marca de cuidados femininos da Kimberly-Clark. Participa do quadro “Dra. Responde” de Intimus®. Você pode conferir esses conteúdos no perfil do Instagram da marca @intimusoficial.
 
 
Informações à imprensa | Brasil
PROS | PEOPLE RELATIONS
www.pros.com.vc
@pros.agencia
 
Daniela Gaia
[email protected]

Brenda Andrade
[email protected]
 
Marília Santos
[email protected]

Liliane Cavalcante
[email protected]

 
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Laís Martin Corrêa
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp