12/06/2024 às 10h47min - Atualizada em 12/06/2024 às 20h00min

Congresso da APROFEM foi palco de um debate importante sobre os riscos do “Desenvolvimento infantil num mundo tecnológico”

Especialista abordou o tema com dados que apontam o desequilíbrio entre o desenvolvimento humano e a tecnologia

RAFAELA MANZO - SOLUçõES EM COMUNICAçãO
https://www.aprofem.com.br/
DIVULGAÇÃO APROFEM - Dr. Rafael Guerra, pediatra e neurologista infantil
A APROFEM, o Sindicato dos Professores e Funcionários Municipais de São Paulo, realizou na última semana, em São Paulo, um evento que reuniu cerca de 2500 profissionais da Educação para aprender mais sobre temas atuais e que impactam diretamente a vida de profissionais da Educação, estudantes e famílias no município de São Paulo e em todo o País. Na palestra do Dr. Rafael Guerra, pediatra e neurologista infantil pela faculdade de Medicina do ABC, coordenador da residência da Santa Casa de São Paulo, preceptor da residência da faculdade de Medicina do ABC e coordenador de equipes de retaguarda hospitalar de neurologia infantil, o tema tratou do desenvolvimento infantil num mundo tecnológico, seus riscos e impactos.

Ele pontuou alguns exemplos de aparelhos tecnológicos e iniciou sua fala trazendo o seguinte questionamento: “A tecnologia é boa ou má para o desenvolvimento infantil?”
Para uma melhor imersão sobre o tema, o doutor trouxe dados pontuais sobre o desenvolvimento infantil ao decorrer do crescimento, do primeiro ao 24º mês de vida, especialmente. Ele afirma e reforça a importância do cuidado com o tempo de cada criança: “Cada criança tem seu tempo dentro de um tempo”.

Segundo a palestra, entendendo melhor a complexidade do desenvolvimento infantil e os fatores que o influenciam, é possível analisar o dilema da tecnologia e compreender como o seu uso excessivo pode impactar o desenvolvimento sensorial, motor e cognitivo das crianças. O especialista também trouxe uma avaliação dos estágios de desenvolvimento da primeira infância à adolescência e como a tecnologia e o seu mal uso podem afetar cada fase de maneira negativa.
“O uso excessivo das redes sociais, por exemplo, tem deixado crianças e adolescentes cada vez mais narcisistas e egoístas, acreditando num mundo ilusório apresentado no Instagram que não reflete a realidade. Isso é extremamente perigoso e pode causar impactos ruins significativos em suas vidas”, afirma Rafael.

Sua palestra promoveu uma reflexão sobre a presença das telas no desenvolvimento infantil, destacando a importância de uma abordagem equilibrada e consciente por parte dos pais e educadores. Respondendo o questionamento inicial, o doutor finalizou afirmando que “Conhecendo o desenvolvimento normal das crianças e dos adolescentes, entendendo o que são tecnologias. A reposta é: vale o bom senso.”


Sobre a APROFEM  
Com uma história lastreada pelos princípios de independência e apartidarismo, a APROFEM representa atualmente cerca de 60 mil filiados dentre servidores da ativa, aposentados e pensionistas. Cerca de 95% desse quadro é formado por Profissionais da Educação. Fundada em 1981 na Zona Leste de São Paulo, hoje a APROFEM tem uma sede própria na região da Bela Vista e oferece aos seus filiados prestação de serviços e atendimento profissional de reconhecida qualidade. Presidida pelo Professor Ismael Nery Palhares Junior, a APROFEM coordena o Fórum das Entidades Sindicais e participa do Sistema de Negociação Permanente com o Governo Municipal (SINP), Fórum Municipal de Educação (FME) e uma gama de outras instâncias que atuam para melhorar a realidade e futuro dos servidores da educação.  
Para conhecer melhor o trabalho da APROFEM basta acessar o website https://www.aprofem.com.br ou seguir o perfil do Instagram https://www.instagram.com/aprofem 
 
 
Mais informações, pautas e porta-vozes para entrevistas     
Rafaela Manzo  
[email protected]  
(11) 97300-8559 
Yasmin Marque
[email protected]
(11) 99874-9743



 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Magno Santos Costa
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp