11/06/2024 às 16h24min - Atualizada em 11/06/2024 às 18h01min

A tecnologia vem transformando o trabalho realizado pelos meios de comunicação, destaca livro sobre inovação de Douglas Miquelof

O livro "Inovação: Uma visão sobre o uso das tecnologias emergentes e os impactos na transformação da sociedade" retrata o cenário em que o mercado de comunicação e publicidade está inserido

LUCAS VOIGT | AGÊNCIA ERA®
O livro de Douglas Miquelof destaca que o mercado de inovação vive em constante evolução, renovando os meios de comunicação e alterando a forma como o público recebe as mensagens

O livro “Inovação: Uma visão sobre o uso das tecnologias emergentes e os impactos na transformação da sociedade”, escrito por Douglas Miquelof, fundador da TechMedia, diretor de Negócios e Inovação da Compasso Coolab e especialista em inovação, marketing e vendas, publicitário e administrador  de empresas, trata sobre temas relacionados ao mercado publicitário, os meios de comunicação e a influência da cultura digital. O livro já está disponível para compra no aplicativo Amazon Shopping.

Um dos principais conteúdos abordados no livro é como a inovação vem ajudando o desenvolvimento dos meios de comunicação, reestruturando a forma como a sociedade consome e vende notícias e informações. Ele também ressalta as transformações, realizadas por meio dos avanços tecnológicos, no mundo da comunicação e publicidade, que influenciam a maneira como as mensagens são transmitidas, recebidas e entendidas. Douglas conta com a colaboração de Luiz Serafim, empreendedor, palestrante de criatividade, inovação e liderança, consultor e conselheiro de inovação e diretor de marca e comunicação, para a escrita do prefácio, onde ele faz os primeiros apontamentos sobre todos esses temas, a partir da sua própria perspectiva. 

De acordo com a pesquisa “O Futuro das Agências: ESG, Aquisições, Crescimento e Concorrência”, conduzida pela KPMG no Brasil e pelo grupo Meio & Mensagem, a publicidade é cada vez mais digital, inclusiva e focada em sucesso. O estudo indica insights importantes sobre o mercado publicitário, marketing e branding e revela que o setor reconhece o cenário atual e quer ser co autor das transformações, por isso deve apostar na criação de negócios. O levantamento feito também diz que, para o futuro do mercado, devem prevalecer as estratégias de produção de conteúdo, o business intelligence e a oferta de outros serviços, tais como consultoria de tecnologia e plataformas de marketing digital. 

Em 2024, os investimentos globais no setor de publicidade devem ultrapassar US$1 trilhão, pela primeira vez, segundo a pesquisa realizada pela Warc. Um levantamento feito pelo Cenp (Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário) diz que no primeiro semestre de 2023 os investimentos ultrapassaram R$9 bilhões. Desse total, 43% foram para anúncios em TV aberta e outros 36,9% para propagandas na internet. Os números são referentes ao valor destinado por 319 agências de publicidade, sendo 262 matrizes e 57 filiais.

A TD - Tecnologia Digital destaca que a tecnologia mudou a maneira como os anúncios são vistos. Isso se dá considerando que, hoje, existem diversas maneiras de fazer publicidade, dentro e fora das agências, em um universo inteiro de redes sociais, vídeos, pesquisas por voz, inteligência artificial, blockchain e entre outros. A TD ainda afirma que as mídias tradicionais não chamam mais a atenção como antes, por isso é essencial ter uma estratégia de segmentação e personalização.

Essa é uma das questões citadas ao longo dos capítulos do livro, sendo a grande influência que a internet e as redes sociais têm na vida da população e das marcas. “Hoje, é possível alcançar públicos somente analisando dados demográficos, comportamentais e geográficos. Isso significa que a publicidade online está sendo uma solução eficaz para as empresas atingirem seus clientes, facilitando a verificação de métricas e desempenho em tempo real, de forma rápida”, diz Douglas. 

 

Douglas Miquelof, diretor de Negócios e Inovação da Compasso Coolab, especialista em inovação, marketing e vendas, publicitário e administrador de empresas

Apesar de todos os benefícios que a tecnologia proporciona, o autor ainda expõe no livro os problemas e desafios enfrentados pelas empresas e agências que utilizam desse recurso. A grande preocupação é encontrada na privacidade de dados e na ética de coleta e uso de informações pessoais, além da configuração do algoritmo e a propagação de fake news e desinformação. “Essa, com certeza, é uma discussão  pertinente e que interessa não só aos próprios consumidores de conteúdo, como também às marcas, que devem sempre estar atentas ao que está sendo divulgado na internet e os produtos que estão sendo vendidos”. 

Douglas Miquelof é formado como técnico em Administração de Empresas, Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, Pós-graduado em Marketing, Pós-graduado em Logística e tem MBA em Negócios, Inovação e Empreendedorismo, com extensão em módulo internacional pela Bentley University de Massachussets, nos Estados Unidos. Ele também participou de alguns dos principais eventos de inovação, tecnologia e transformação do Brasil e do mundo, entre eles: SXSW, Web Summit, Hacktown, Digitalks e Rio Innovation Week. Já atuou como professor universitário e atualmente ministra aulas e palestras em cursos livres, treinamentos corporativos e eventos. Além disso, é fundador e CEO da TechMedia e diretor executivo da Associação dos Profissionais de Propaganda Brasil (APP Brasil).

Ficha técnica:

  • Título: “Inovação: Uma visão sobre o uso das tecnologias emergentes e os impactos na transformação da sociedade”
  • Autor: Douglas Miquelof
  • Editora: Viseu
  • Ano: 2024
  • Páginas: 144

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCAS VOIGT
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp