07/06/2024 às 15h18min - Atualizada em 10/06/2024 às 16h04min

Transo, filme de Lucca Messer que retrata a vida sexual das pessoas com deficiência no Brasil, participa da fase competitiva de longas nacionais do Guarnicê Festival de Cinema 2024

Documentário será exibido no dia 11 de junho, às 20h50, no Cineteatro Aldo Leite, em São Luís - MA

SYLVIO NOVELLI ASSESSORIA EM COMUNICAçãO
Documentário Transo, de Luca Messer
Um documentário que busca afirmar a vida sexual das pessoas com deficiência no Brasil, compartilhando abertamente as suas histórias e experiências. Em síntese, esta é a proposta de “Transo”, filme idealizado e dirigido pelo documentarista Lucca Messer, que conta com a participação de pessoas de vários pontos do Brasil, de diversas idades e com diferentes tipos de deficiência, visando unir suas vozes para a afirmação de sua sexualidade.

E o projeto acaba de atingir mais uma etapa neste seu objetivo. A produção é uma das obras selecionadas para a mostra competitiva de longas nacionais do Guarnicê Festival de Cinema 2024, que ocorre em São Luís - MA. O filme será exibido no dia 11 de junho, terça-feira, a partir das 20h05, no Cineteatro Aldo Leite (Palacete Gentil Braga, Rua Grande, 782, Centro de São Luís - MA).

Vale ressaltar que a obra também estará disponível na plataforma de streaming do festival das 17h30 de 11 de junho até as 18h do dia 13 de junho.

Concepção – O ponto de partida do projeto foi uma minuciosa pesquisa realizada pelo documentarista, em que ele notou a triste ausência de produções audiovisuais nacionais que abordassem o tema da sexualidade de pessoas com deficiência no Brasil. Em seguida, munido apenas de câmera e tripé, o cineasta iniciou as filmagens em maio de 2021, buscando retratar a pluralidade sexual destas pessoas e enfatizando também as suas identidades de gênero, com o objetivo de derrubar os diversos tabus que rodeiam o tema.

Dentre os participantes do documentário, destaque para a atriz Mona Rikumbi – que assina junto com Lucca a produção do documentário – a primeira cadeirante negra a atuar no Theatro Municipal de São Paulo. O filme conta ainda com a participação de personalidades como a paratleta Nilda Martins e o modelo e ativista Daniel Massafera. Também participam da documentário, entre outros nomes, Kollinn Costa Benvenutti (Homem Trans).

Quebrando Tabus - “Busquei enquadrar e focar os entrevistados para que suas deficiências se tornassem secundárias, já que não é isso que as define. São conversas ótimas, sem tabus e sem barreiras”, enfatiza Lucca Messer.


Sobre o projeto ser realizado praticamente na íntegra de maneira autoral e independente, Lucca Messer destaca que “ao assumir este conceito, tive mais liberdade e pude ter uma aproximação maior com os entrevistados, possibilitando uma intimidade que os deixou mais à vontade”.

Transmídia Para marcar e chamar atenção para o projeto, o documentarista lançou um teaser do documentário, criando assim a “Plataforma Transo”, com página no Instagram que reúne, além do teaser, conteúdos como entrevistas, bate-papos com entrevistados para o doc e making of das filmagens. “É uma maneira de falar sobre o tema e mantê-lo em evidência”, adianta o documentarista.

Dentro desta proposta transmídia, a ideia da Plataforma Transo é realizar atividades como palestras, intervenções cênicas, entre outras. Além disso, diante da abrangência do tema, não estão descartadas novas produções com novos personagens relatando as suas histórias.

Lucca Messer – Lucca Messer nasceu na Inglaterra, mas veio para o Brasil aos 4 anos, quando seus pais mudaram-se para São Paulo. Decidiu ingressar na fotografia aos 17 anos e, aos 19, iniciou-se na profissão como assistente de profissionais como Mario Testino. Em seguida, passou a dedicar-se a projetos autorais, trabalhando com cinema e fotografia entre São Paulo e Londres. Atualmente se dedica à produção de conteúdo e documentários de impacto social para marcas, além de implementar estratégias transmídia em seus projetos. Em 2019, fundou a ONG Assim Somos, agência que representa, capacita e cria conteúdo com artistas com deficiência.

DOCUMENTÁRIO “TRANSO”
FICHA TÉCNICA
Projeto Documental: Lucca Messer
Produção: Lucca Messer e Mona Rikumbi
Figurinos: Flávia Rosette
Roteiro e Fotografia: Lucca Messer
Edição: Mariana Goulart
Trilha sonora: Rafael Laurenti
Desenho de som: Rafael Laurenti
Elenco: Ana Maria Noberto, Adrieli de Alcântara, Daniel Massafera, Edvaldo Carmo de Santos, Fernando Campos, Jonas Lucena da Silva, Kollinn Benvenutti, Marcelo Vindicatto, Mona Rikumbi, Nayara Rodrigues da Silva, Nilda Martins Siana Leão Guajajara
Teaser: www.youtube.com/watch?v=0mIeXJ69-ao
Plataforma Instagram: @transo__

Serviço
Participação na Mostra Competitiva de Longas Nacionais no Guarnicê Festival de Cinema 2024
Dia: 11 de junho, terça-feira
Horário: a partir das 20h05
Local: Cineteatro Aldo Leite (Palacete Gentil Braga, Rua Grande, 782, Centro de São Luís - MA)
Disponível na Plataforma do Festival de 11 de junho às 17h30 a 13 de junho às 18h

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FAUSTO CABRAL VALENTIN DA SILVA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp