05/06/2024 às 19h38min - Atualizada em 06/06/2024 às 04h08min

Grillo e os Mosquitos exploram processo criativo em documentário intimista

Durante 10 dias, trio instrumental registra as alegrias e desafios de criar entre amigos

JULIA OURIQUE
OrBe Comunicação
Grillo e os Mosquitos (Crédito: Ticket para Levitação - Uma segunda vivência)

O processo criativo de uma banda é uma incógnita. A Grillo e os Mosquitos, que nunca foram músicos comuns, resolveram escancarar suas concordâncias, discordâncias, erros e acertos no divertido documentário “Ticket para Levitação - Uma (segunda) Vivência Grillo e os Mosquitos”. A improvisação que os fãs já conhecem dos shows, mostra suas raízes no filme que expõe a relação não-verbal que acontece entre os amigos. Gravado com câmeras individuais, uma câmera VHS antiga e, ainda, câmeras 360º, o documentário traz canções inéditas que estarão presentes no próximo DVD do trio catarinense, com lançamento no segundo semestre. O filme já está disponível no canal no Youtube da banda. 

 

Assista ao documentário: https://www.youtube.com/watch?v=Mgx-KOfr7Pk

 

“O lançamento do documentário nos traz para um momento 100% novo da banda, onde estamos trabalhando apenas com material inédito até então. As novas músicas são um reflexo disso, tanto nos momentos de tocar, como nos de conversar e conviver. Mostrar isso para o mundo é possibilitar que o público acesse outra parte mais íntima do nosso trabalho e nós só temos a ganhar com isso”, revela Gustavo Grillo, baterista.

 

Durante um período de 10 dias, os músicos conviveram e moraram juntos no Estúdio do Grillo, localizado em Florianópolis (SC). Ao capturar cada momento do processo de criação, a experiência guiada pelos próprios musicistas em uma espécie de react torna a relação entre espectador e artistas ainda mais íntima. 

 

“É muito importante para nós, músicos e bandas, tenhamos tempo de qualidade para nos alinharmos criativamente, esses 10 dias de vivência foram ótimos para que a gente pudesse imergir nas novas composições, passando um tempo como amigos”, elogia Pedro Germer, guitarrista.

 

Esta é a segunda vez que a Grillo e os Mosquitos trabalham em uma imersão musical de 10 dias para a gravação de um disco. 

 

“Na primeira vez, em 2022, o resultado foi o lançamento do nosso primeiro álbum, o “Baga Elétrica”, e o documentário “(Re)tomada Instrumental - Uma vivência Grillo e os Mosquitos”, todos no mesmo ano. Esse processo que registramos também rendeu as canções do nosso próximo disco, ainda sem data de lançamento, mas que levará o título de “Ticket para Levitação”. E também gravamos um DVD - que lançaremos no segundo semestre de 2024, com músicas antigas e novas”, explica João Peters, guitarrista.

 

O Estúdio do Grillo, chamado assim por ser a moradia de Gustavo Grillo, recebeu os músicos como uma incubadora do novo trabalho dos músicos catarinenses e desta experiência saíram as canções inéditas: Trem de Pouso (João Peters), Sharpay (Gustavo Grillo, João Peters, Pedro Germer), Angry Fun Ko  (João Peters), Couve-flor (Pedro Germer) e Ticket para Levitação (João Peters), todas presentes no documentário.

 

A gravação do documentário se deu com câmeras e luzes prontas e posicionadas, com o objetivo de captar ‘ao vivo’, para de fato ter o registro da vivência e os acontecimentos - sim, foram MUITAS horas de gravação. Além destas câmeras, o documentário tem dois diferenciais: o “confessionário” e o “react”. A câmera confessionário era uma VHS antiga que registrava individualmente a experiência daquele momento, como um diário. Já o react aconteceu depois que o diretor, Willian de Souza, apresentou uma primeira versão do documentário para os músicos e, assim, trouxe um pouco mais de dinamismo e essa vibe “reality”, que se tornou um diferencial estético e cômico para o filme.

 

Ficha técnica

 

A Grillo e os Mosquitos é formada por João Peters (baixo), Gustavo Grillo (bateria) e Pedro Germer (guitarra), todos responsáveis pela produção musical. A realização e produção do documentário é da Dalsasso Produtora, enquanto a produção audiovisual é do Universo Grave. Participam também: Willian de Souza (direção, direção de fotografia e artes gráficas), Emanueli Reinert Dalsasso (coordenação de produção), Rafaella Piazza (assistente de produção).

 

O documentário é um dos trabalhos selecionados pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

 

Acompanhe a Grillo e os Mosquitos

 

Instagram: https://www.instagram.com/grilloeosmosquitos/

Youtube: https://www.youtube.com/c/GrilloeosMosquitos/ 

TikTok: https://www.tiktok.com/@grilloeosmosquitos 

Para ouvir: https://linktr.ee/grilloeosmosquitos


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JULIA CAROLINA DO NASCIMENTO SANTOS
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp