05/06/2024 às 11h03min - Atualizada em 05/06/2024 às 20h02min

Segmentos estéticos são potenciais de lucro e de geração de empregos diretos para o sistema de franquias em 2024

O mercado de franquias superou as expectativas em 2023 voltando a se levantar, totalizando uma receita de R$240,661 bilhões no ano passado.

HV PRESS
Imagem: Reprodução/Freepik

Crescimento da área estética no mercado

 

Os setores do mercado de trabalho foram amplamente atingidos no período da pandemia. A população restringiu-se ao consumo direto pelo isolamento social para se manter o bem-estar mundial, o que, consequentemente, gerou grandes prejuízos a todos os ramos. Porém, o mercado estético foi o que mais resistiu durante esse período e um dos que mais registraram um crescimento significativo, isso porque, o autocuidado e a preocupação estética se tornaram mais abundantes entre as pessoas com a pandemia, elas se atentaram mais as suas aparências e começaram a dar mais atenção no cuidado com a saúde estética, mesmo em tempos de surto pandêmico, sustentando o crescimento desse mercado.

A estética é hoje um dos segmentos que mais crescem no mundo e que mais se consolida no empreendedorismo brasileiro. O Brasil manteve a posição de 3º maior consumidor no ramo estético, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e China, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).

De acordo com a ABIHPEC, cerca de 70% das pessoas entrevistadas pela associação mudaram suas rotinas e costumes relacionados ao cuidado com a saúde devido à pandemia. Estima-se que, no setor da beleza, 1,5% do orçamento das famílias brasileiras foram gastos em serviços e produtos do setor de estética, segundo a divulgação da ABIHPEC.

Este setor, na pandemia, teve um crescimento de 5,8% no Brasil. Para os próximos anos, a expectativa é de um aumento expressivo. O desejo contínuo das pessoas em elevar a autoestima - principalmente após a pandemia - tem aquecido o mercado estético, com inovações médicas no ramo da beleza, mais clínicas sendo espalhadas pelo país, e com os constantes resultados precisos e naturais que os procedimentos estéticos proporcionam. Só em 2021 o setor foi avaliado em US $99,1 bilhões, entre 2022 e 2030 o ramo estético tem como previsão de crescimento um aumento de 14,5%, segundo o Grand View Research.

 

O avanço de franquias pelo Brasil e sua expansão no mercado

 

De acordo com pesquisas recentes da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias superou as expectativas em 2023, voltando a se levantar com um crescimento de 28,9% em relação a 2019, antes da pandemia, e um aumento de 13,8% em relação a 2022, totalizando uma receita de R$240,661 bilhões no ano passado. 

 

Desse modo, o franchising atinge a marca de mais de 1.701.726 milhões de empregos diretos, com crescimento de 7,1%, tornando-se um marco no histórico de pesquisas da ABF, isso porque o volume de operações e rede de franquias cresceram também no país, e a adesão do franchising como plataforma de negócios tem sido contínua, ainda mais por novas marcas, com um crescimento de 7,6% de redes de franquias identificadas, sendo no total 3.311 redes, um outro recorde, e com 6,2% de operações a mais do que no ano anterior, com o número de 195.862 operações, diferentes fatores que também confirmam o avanço das franquias no Brasil.

 

Para promover a internacionalização de franquias e expandir o mercado, a ABF anuncia a renovação do convênio com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

 

Saúde, Beleza e Bem-Estar

 

Segundo a ABP, houve um acréscimo acima de 9% de todos os 11 segmentos do franchising em 2023, se comparado ao ano anterior. Dentre todos os ramos, Saúde, Beleza e Bem-Estar foram a segunda área que mais registraram um aumento expressivo e que sofreram menos impacto dentro do sistema de franquias ao longo deste período, com 17,5%, atrás apenas do ramo de Alimentação - Food Service, com 17,9%. 

 

Isso acontece pela alta demanda e procura de procedimentos, explicados pela importância estética desenvolvida pós-pandemia e a boa atuação das clínicas de estética, odontológicas, ópticas e farmacêuticas. Entre as clínicas e os procedimentos mais procurados do segmento Saúde, Beleza e Bem-Estar, destacam-se os estéticos, e a cirurgia mais procurada atualmente no ramo da beleza: o transplante capilar. Desde 2004, essa técnica tem representado 48,43% das pesquisas relacionadas a transplantes. Com auxílio da ferramenta Google Trends, a Associação Brasileira de Restauração Capilar (ABCRC) fez um levantamento publicado em 2023 em que o termo “transplante capilar” foi o mais procurado dentre os procedimentos pesquisados no Google.

 

“Nos últimos anos, após a pandemia, o mercado de transplante capilar brasileiro passou por modificações relevantes. Nós ganhamos repercussão internacional devido a qualidade das nossas cirurgias, e um dos grandes motivos foi a união da medicina capilar em paralelo com o transplante capilar - antes o paciente procurava uma clínica que só se preocupava com o transplante e não com a parte de planejamento cirúrgico e tratamento da alopecia.”, comenta Gabriel Bortolazi, sócio da clínica Spazio Hair. 

 

Já são mais de 42 milhões de brasileiros que sofrem com algum grau de queda capilar, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia. A alopecia androgenética, também conhecida como calvície, é uma condição que afeta o mundo inteiro e que influenciou no aumento das buscas pelo transplante capilar em 152% entre 2010 e 2021 em todo o mundo, segundo dados da International Society of Hair Restoration Surgery (ISHRS). O mercado de transplante capilar chegou a ser avaliado em 5 bilhões de dólares em 2022 e o crescimento anual provável é de 21% até 2032 segundo um relatório da Global Market Insights.

 

“Por ser uma área rentável, houve essa abertura de diversas clínicas, muitas franquias principalmente, o que aumentou as buscas pelo transplante, mas, negativamente, foi deixado de alguma maneira a ‘medicina de lado’ e a preocupação com o paciente como um todo alinhando resultados coerentes e o trabalho com transparência e qualidade, para, ao invés disso, fazerem promessas irreais aos pacientes e realizaram o transplante sem técnica alguma, com equipes sem experiências ou má formadas, devido a essa expansão do mercado estético e crescimento das franquias de clínicas capilares. Se por um lado essa abertura de mercado proporcionou mais acesso às pessoas e também a preços mais dignos, por outro, muitas destas, apenas com foco mercantil deixam o objetivo da medicina estética de lado, que é restaurar a autoestima e salvar vidas.”, completa o sócio.


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HIGOR BATISTA VICENTE
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