05/06/2024 às 15h13min - Atualizada em 05/06/2024 às 20h01min

Unisa e o Conselho Nacional do Ministério Público apresentam estudo inédito sobre a consciência da população em relação às vacinas

O estudo faz parte do Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, que busca promover uma ação coordenada entre a iniciativa pública, privada e entidades na área da saúde

GENINHA MORAES
Unisa
Divulgação

A Universidade Santo Amaro (Unisa) – uma das mais importantes Universidades do país – em parceria com o Conselho Nacional do Ministério Público realizaram pesquisa inédita sobre a consciência vacinal do brasileiro. O Estudo sobre a Consciência Vacinal no Brasil tem o objetivo de apoiar as ações do Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, lançado no ano passado, para retomar os índices da cobertura vacinal no país. Participaram do estudo 3 mil pessoas, que foram entrevistadas no período de 29/1 a 19/2 deste ano.     

O Estudo sobre Consciência Vacinal no Brasil revela que, embora a maioria da população confie na segurança, eficácia e benefício das vacinas, 21% dos brasileiros dizem ter receio dos efeitos da vacinação; 27% consideram alto o risco de reações e outros 27% afirmam já ter sentido medo de se vacinar ou de levar uma criança ou adolescente para se vacinar. A pesquisa traz dados sobre a percepção dos entrevistados em relação à segurança e eficácia das vacinas, aos benefícios, riscos, medos e dificuldades relativos aos imunizantes. A análise aborda, ainda, o cenário de confiança pós-pandemia da Covid entre outros aspectos, como o combate às fake news.  

Pacto Nacional pela Consciência Vacinal  

A Unisa é uma das entidades integrantes do Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, cujo foco é incentivar uma ação coordenada e nacional entre o Ministério Público brasileiro, órgãos e entidades envolvidos com a saúde pública. O projeto surgiu da preocupação da Comissão da Saúde do CNMP com os baixos índices da cobertura vacinal no Brasil nos últimos anos.   

Por meio de campanhas de conscientização da população sobre a importância da vacinação, a iniciativa busca retomar os índices seguros e homogêneos de cobertura vacinal, em todo o território nacional, por meio da conscientização. Hoje fazem parte do Pacto Nacional pela Consciência Vacinal 170 instituições, públicas e privadas; e a participação de governos de 18 estados.  


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GENINHA APARECIDA MORAES ROCHA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp