28/05/2024 às 10h14min - Atualizada em 29/05/2024 às 20h04min

Na semana do hamburguer, conheça casos de sucesso

Nas modalidades de fast-food e artesanais, existem maneiras de destacar os negócios, conheça cinco estratégias chave

TATIANE FERREIRA
Imagem: Freepik

Na próxima terça-feira, 28 de maio, é celebrado o Dia do Hamburguer, um dos pratos mais populares em todo mundo. De acordo com uma pesquisa da Data Intelo, o mercado global de hambúrguer deve crescer 5,5% anualmente entre 2022 e 2030, impulsionado pela crescente demanda por fast food e pela mudança de comportamento dos consumidores, incluindo a popularização de hambúrgueres vegetarianos. 

Esse cenário favorável atrai muitos empreendedores para o setor de hamburguerias, especialmente no modelo delivery. No entanto, a competição é acirrada, exigindo que os empresários conheçam as principais tendências e desafios do segmento e invistam em planejamento e serviço de qualidade. A partir disso, especialistas da Abrasel listaram cinco estratégias que podem ser adotadas para uma hamburgueria de destaque. 

  1. Fazer um bom planejamento: compreender o público-alvo, analisar a concorrência e estar atento às tendências do setor; 

  1. Investir em um cardápio diversificado: Incluir opções variadas, como hambúrgueres vegetarianos, hambúrgueres gourmet e/ou personalizáveis; 

  1. Criar um diferencial: identificar algo que destaque o seu negócio dos concorrentes. Pode ser um ingrediente exclusivo, uma técnica de preparo inovadora, um tema decorativo ou um conceito de atendimento único; 

  1. Trabalhar bem as redes sociais: utilizar as plataformas digitais de forma consistente para promover o produto e fidelizar o cliente; 

  1. Garantir um serviço de entrega eficiente: no modelo delivery, a rapidez e a qualidade da entrega são fundamentais. Investir em uma logística eficiente e com embalagens adequadas para manter a qualidade do produto até a entrega, é essencial. 

Um exemplo de sucesso é a hamburgueria Azilados, em Fortaleza, que se destaca pelo tempo de entrega. “Desde o início, o Azilados sempre focou na qualidade do serviço, mas principalmente nas entregas rápidas. Criamos o conceito de '15 minutos ou grátis', que sempre chamou muita atenção dos nossos clientes”, explica Pedro Leite, CEO do Azilados. Para garantir essa eficiência em uma cidade de 2,7 milhões de habitantes, a empresa possui cinco operações estrategicamente distribuídas, cada uma atendendo um raio de 5 km. 

Outra história de sucesso é a hamburgueria DTortugo, em Teresina, que utiliza a técnica de marketing conhecida como 'food porn' para atrair clientes. “Apostamos em fotos e vídeos de qualidade dos produtos, mesclando com conteúdos relevantes que conversam com nossa marca e que não apenas prezam pelo sabor, mas também pela sustentabilidade e redução de impactos ambientais”, afirma Pedro Beirote, proprietário do DTortugo. 

Em um mercado tão concorrido, estratégias bem elaboradas são essenciais para o sucesso. Compreender o público, trabalhar bem as redes sociais e organizar um sistema eficiente de entregas são passos fundamentais para empreendedores que desejam se destacar no setor de hamburguerias delivery.  

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TATIANE RAQUEL FERREIRA RIBEIRO
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