23/01/2024 às 10h52min - Atualizada em 24/01/2024 às 16h06min

Vida e trajetória escolar de estudante de Serra (ES) são transformadas por projeto social

Antes de participar do Cidadãos do Amanhã, iniciativa que tem o apoio da Fundação ArcelorMittal, adolescente de 14 anos tinha problemas de disciplina na escola

Marcelo Dias Moreira
Fundação ArcelorMittal
Naisson Teixeira da Silva, adolescente de 14 anos, perdeu o pai quando tinha apenas 5 anos de idade. Sua mãe, Lidiane da Silva, diz que a infância do menino foi duramente impactada por essa perda. Um dos reflexos foi o problema de disciplina enfrentado pelo filho na Escola Municipal de Ensino Fundamental Feu Rosa em Serra (ES), onde mora a família. “Nos últimos anos, ele se envolvia em brigas e volta e meia ia parar na sala da direção por mau comportamento”, frisa ela. Mas uma oportunidade criada pelo projeto “Cidadãos do Amanhã”, da Fundação ArcelorMittal, mudou radicalmente a vida de Naisson.
Tudo porque o projeto promoveria, entre várias atividades, uma visita ao kartódromo da cidade. A paixão pelo volante fez o coração de Naisson bater mais forte, porque dirigir sempre foi uma de suas obsessões. A memória mais marcante que tem do pai é a de estar sentado em seu colo, segurando o volante do carro e brincando de piloto. “Essa lembrança se transformou em meta de vida. Tenho paixão por dirigir”, revela o estudante. Mas havia um problema: a direção da escola definiu, como premiação, que somente os melhores alunos teriam a oportunidade de andar de kart pela pista.
Naisson sabia que para realizar seu sonho deveria mudar e se dedicar aos estudos. Mas na primeira seleção não conseguiu se classificar. Ficou triste, mas não se deixou abater. Levou os estudos mais a sério ainda e multiplicou seus esforços. Resultado: na segunda seleção, conquistou o primeiro lugar entre todos os alunos da escola. A recompensa: pôde finalmente dirigir um veículo sozinho. “Foi bom demais sentir aquela mesma emoção de pegar no volante. Foi um sonho realizado!”, afirma ele, que também teve aulas de segurança de trânsito.
A sensação de conquista mudou sua atitude com relação à escola. “Eu me transformei e tenho melhorado em tudo: nota, comportamento”, conta ele. “A responsabilidade em casa melhorou também”, completa Naisson, cuja mudança é confirmada pela mãe. “Ele viu que para conseguir os objetivos tem que ter disciplina. As notas dele estão uma maravilha”, comemora Lidiane.
Hoje, Naisson vê a escola como um caminho pavimentado que vai levá-lo o mais rápido possível à conquista de seus objetivos na vida. Ele, inclusive, já tem uma visão do que quer fazer: “Meu sonho agora é ser motorista de ônibus”, revela.

Fundação ArcelorMittal: educação, cultura e esportes
Apoiar e promover oportunidades para pessoas como Isabela e Beatriz é o propósito da Fundação ArcelorMittal, que completou 35 anos de atividades em 2023. Núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal no Brasil, e com atuação em projetos nas áreas da educação, cultura e esportes, a instituição já alcançou mais de 11 milhões de pessoas em todo o país com suas iniciativas desde a sua criação em 1988.

Para contribuir para a democratização do acesso à cultura, por exemplo, a Fundação ArcelorMittal investe em projetos como o “Diversão em Cena”, o maior programa de formação de público para teatro infantil realizado em diversas cidades de todas as regiões do país. A Fundação ArcelorMittal é a maior incentivadora do esporte em Minas Gerais e está entre as cinco maiores do Brasil, atuando por meio das Leis de Incentivo.
Na educação, a Fundação ArcelorMittal promove a maior iniciativa de difusão da abordagem STEAM do país, que desenvolve conhecimento por meio de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos, a partir da resolução de problemas reais do dia a dia. Os projetos valorizam a contribuição coletiva dos alunos e a aplicação de conhecimentos e habilidades de diferentes áreas.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp