17/05/2024 às 09h50min - Atualizada em 17/05/2024 às 20h01min

Soluções para a Agricultura 4.0

A Geocontrol S.A, conhecida pelo desenvolvimento de soluções tecnológicas (hardware e software) voltadas aos setores de Receptores GNSS, Segurança Pública e Mobilidade Urbana, apresenta ao mercado as soluções BYAGRO para discutir inovação, desenvolvimento e sustentabilidade para esse segmento

PROVATTI COMUNICAçãO
https://geocontrol.com.br/
divulgação
A Geocontrol S/A, empresa brasileira de tecnologia, sediada no Espírito Santo, e que há mais de 20 anos desenvolve soluções tecnológicas (hardware e software) voltadas aos setores de Recenptores GNSS, Segurança Pública e Mobilidade Urbana, apresenta ao mercado o braço de soluções BYAGRO, voltado ao desenvolvimento tecnológico e sustentável do agronegócio.

As soluções, todas desenvolvidas 100% pela Geocontrol S.A e homologadas pela ANATEL, vão desde a automação para irrigação, monitoramento do uso da água, gerenciamento digital, integração de sistemas, manejo de irrigação, segurança eletrônica, rastreamento, central de operações, entre outras. Elas atendem desde a agricultura familiar, até o grande agricultor, além de órgãos do setor público que necessitam de sistemas para a modernização e gestão de questões comuns-públicas.

“Nosso objetivo hoje é desenvolver soluções para a modernização do agronegócio por meio da automação, de softwares de ponta, de robótica e novos sistemas de comunicação, visando a competitividade e a sustentabilidade desse setor importantíssimo da economia brasileira”, explica Luiz Lozer, diretor Técnico da Geocontrol S/A.

Um dos exemplos que Luiz Lozer cita sobre modernização e sustentabilidade é o melhor uso da água no agronegócio. “Trata-se de um recurso cada vez mais precioso e, mesmo assim, nos dias de hoje, 60% do consumo de água do mundo são usados em processos de irrigação e que desses, 50% são desperdiçados”, lembra o executivo. E completa: nossas soluções de monitoramento e manejo podem oferecer um crescimento de 50% na eficiência do uso de água, possibilitando, inclusive, que o produtor possa aumentar a sua área de cultivo”.


Conheça as soluções
  • AUTOMAÇÃO PARA IRRIGAÇÃO - O sistema da BYAGRO permite o controle e monitoramento da irrigação por Pivô Central, bem como das bombas de água e outros tipos de sistemas de irrigação. A automação na irrigação oferece diversos benefícios para o setor do agronegócio. Permite monitorar e acionar a irrigação em qualquer lugar e em qualquer momento. Gera relatórios que possibilitam a checagem da programação da irrigação. Oferece precisão e aplicação direcionada da água, além de ajustar a quantidade e o momento da irrigação com base em dados de sensores. Contribui para a sustentabilidade ao economizar água.
  • GERENCIAMENTO DIGITAL – o sistema Geocontrol é capaz de gerir os sistemas de pivô, bombas e os demais recursos usados na irrigação digitalmente e remotamente. Realiza a telemetria, gera alertas e relatórios que facilitam e agilizam decisões na irrigação, tudo isso com fácil acesso via celular ou computador.
  • INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS – sistema flexível, desenvolvido para ser amigável a sistemas terceiros (técnicas de integração de software). Também por meio de software, permite que se agreguem dados que antes não estavam no sistema.
  • MANEJO DE IRRIGAÇÃO – a solução Geocontrol, baseada em tecnologia e na Inteligência Artificial, fornece dados para que o operador consiga tomar decisões sobre a irrigação remotamente. Também realiza os cálculos do manejo da irrigação, com base na literatura mais moderna sobre o tema, que vão orientar a melhor forma de irrigação possível – que parte irrigar e de que forma. Aumenta a produtividade e reduz o desperdício de água.
  • SEGURANÇA ELETRÔNICA (MONITORAMENTO) – permite monitorar áreas de interesse de uma propriedade, por exemplo, pivô central, casa de bomba, silos, armazém, curral, entre outras. Realiza o monitoramento com sensores de presença, sensores de queda de energia, de cabo rompido etc e emite alertas em tempo real (whatsapp ou ligação por AI).
  • MONITORAMENTO DO USO DA ÁGUA – em fazendas que trabalham com irrigação oferece diversas vantagens importantes como a economia de recursos hídricos, ao ajustar a quantidade e o momento da irrigação com base em dados de sensores; redução de custos operacionais, como energia e manutenção; aumento da produtividade, uma vez que fornecer água nos estágios críticos da cultura melhora o desenvolvimento das plantas; facilitação da tomada de decisão, a partir de dados em tempo real, auxiliando o produtor na gestão eficiente dos recursos hídricos.
  • SEGURANÇA ELETRÔNICA - O sistema de segurança eletrônica da BYAGRO é projetado especificamente para ambientes remotos em fazendas, onde os meios de comunicação são precários ou inexistentes. Oferece proteção para Pivô Central, bombas elétricas, cabos e outros ativos importantes. Vem com um controle remoto que permite ativar ou desativar o alarme localmente. Para garantir a operação contínua, mesmo em caso de corte de energia, possui uma bateria de backup de longa duração. Ele está equipado com um sensor de presença altamente sensível, que detecta movimentos e presenças indesejadas na área protegida. Quando detecta o rompimento de um cabo, ou se o sensor de presença for ativado, o alarme é acionado, e imediatamente envia esta informação para o aplicativo do cliente.
  • RASTREAMENTO - O sistema de rastreamento de máquinas agrícolas da BYAGRO é projetado para operar em ambientes remotos, como fazendas e locais onde a comunicação via redes de telefonia é limitada ou inexistente. É equipado com um receptor GNSS, que combina vários sistemas de satélites (como GPS, GLONASS, Galileo e Beidou), garantindo maior precisão e disponibilidade global, o dispositivo pode obter informações precisas sobre a localização da máquina agrícola em tempo real. Os dados coletados pelo dispositivo são acessíveis por meio de uma plataforma de gerenciamento baseada na web ou em aplicativos móveis. Os agricultores podem monitorar a localização das máquinas, receber alertas e analisar dados históricos.
 
MundoGEO Connect 2024
As soluções voltadas ao agronegócio da Geocontrol S.A. serão apresentadas na edição 2024 do MundoGEO Connect, considerada a maior feira de Geotecnologias da América Latina.

De 21 a 23 de maio, quem visitar o evento conhecerá as inovações que a empresa desenvolve para contribuir com o desenvolvimento sustentável do agronegócio. “Vamos apresentar as soluções que já estão em funcionamento em Minas Gerais, Bahia e no Rio Grande do Sul e temos o objetivo de estreitar o relacionamento com parceiros que viabilizem a ampliação do alcance de nossas operações em todo o território nacional”, afirma Lozer.  

Quem visitar o evento também vai conhecer um dos carros-chefes da empresa, a solução RTK APP. Trata-se de um receptor GNSS de duas frequências, o único da América Latina com desenvolvimento 100% nacional, e devidamente homologado pela ANATEL. Oferece precisão de 1cm, é multiconstelação e de dupla frequência.

O objetivo dessa inovação é atender as demandas de georreferenciamento para segmentos como de levantamentos cadastrais (recadastramento imobiliário urbano), levantamentos hidrográficos, batimetria, georreferenciamento de imóveis rurais, ponto de controle para drone, trabalhos simplificados de As Built, locações e coleta de dados, levantamento planialtimétrico, obras viárias, mineração, agricultura de precisão, consultoria ambiental, segmento de óleo e gás, setor portuário e outras.

No país, a solução é a única que captura pontos por imagem. As coordenadas são determinadas através de uma nuvem de pontos 3D originada a partir das fotos retiradas pela câmera do smartphone que está georreferenciado pelo RTK APP. As imagens capturadas são processadas em um software terceiro, como o Agisoft, por exemplo. Com este recurso é possível realizar, desde os trabalhos mais simplificados de As Built, bem como ser uma alternativa na captura de pontos em locais de difícil acesso ou instáveis.

O RTK APP é um produto resultante de hardware encorpado, software leve e uma boa camada de serviços. A começar pela estrutura do gabinete, injetado em EVA, que combina solidez e flexibilidade, em um equipamento resistente a impactos e a temperaturas extremas. Conta com a classificação IP65, à prova d’água e de poeira e pesa 850g, sendo o receptor mais leve da categoria. O software comporta 32GB de armazenamento, o que equivale ao dobro de espaço da concorrência no armazenamento de trabalhos.

Busca a eficiência energética, por meio de um processador que determina, de forma inteligente, o melhor aproveitamento da energia de acordo com a demanda. Foi pensado para facilitar a jornada de trabalho, por isso, possui uma autonomia de pelo menos 22h, e ainda conta com proteção contra sobretensão e sobrecorrente durante o carregamento.

Com um aplicativo intuitivo e amigável, disponibiliza o rápido compartilhamento dos arquivos de trabalho via Whatsapp, Google Drive ou e-mail, sendo desnecessária a remoção e o transporte de uma mídia física com tais arquivos.
Para o diretor Comercial da Geocontrol S/A, Rogério Tristão, o RTK APP apresenta ao mercado um conjunto de facilidades que garantem a qualidade do serviço com o melhor custo-benefício. Segundo ele, a Geocontrol S/A viveu um período de reestruturação no pós-pandemia e hoje vai na contramão da desindustrialização investindo em Pesquisa e Desenvolvimento visando tanto o mercado nacional, quanto o internacional.

“Com isso em vista, este ano estamos ampliando o alcance da solução para mercados como Chile, Colômbia, Bolívia e México”, conta o executivo. E completa: “em 2025, pretendemos chegar à África e aos países da língua portuguesa. Nossa meta, para daqui a dois anos, é de comercializar 1.000 equipamentos por ano“.


SOBRE A GEOCONTROL S/A: Fundada em 1998 e com sede em Vitória, ES, a Geocontrol S/A faz parte da história do desenvolvimento tecnológico brasileiro, sendo pioneira na criação de diversas soluções 100% nacionais, consolidando-se assim, como um dos nomes de referência no Brasil. Passada a pandemia, a empresa se reestruturou e voltou a investir pesadamente em criação, desenvolvimento e produção de soluções tecnológicas (hardware e software) voltadas aos setores de Agronegócio, Segurança Pública, Receptores GNSS e Mobilidade Urbana. Para saber mais, acesse: https://geocontrol.com.br/

SOBRE A MUNDOGEO CONNECT 2024: O propósito do evento é reunir de forma presencial, nos 9.000 m² do Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo, em São Paulo (SP), fabricantes e importadores de drones e equipamentos de geomática, tecnologia embarcada, plataformas de processamento de dados, provedores de soluções usando satélites ou aviões, desenvolvedores de sistemas e prestadores de serviços, entidades reguladoras, universidades, startups, usuários públicos e privados destas tecnologias. Saiba mais: https://mundogeoconnect.com/2024/
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
YARA LUCIA PROVATTI DE LIMA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp