17/05/2024 às 15h59min - Atualizada em 17/05/2024 às 16h06min

Dia mundial da reciclagem convida empresários a refletirem sobre o descarte correto de resíduos

Curso gratuito capacita empreendedores de bares e restaurantes na gestão sustentável de resíduos em parceria com Abrasel e Sebrae 

TATIANE FERREIRA
Foto: Shutterstock

O Dia Mundial da Reciclagem, instituído em 17 de maio pela Unesco, traz à tona uma pauta urgente e que cada vez mais tem atraído atenção de consumidores e empresas: quais medidas adotar para gerar menos resíduos e reduzir os seus impactos no meio ambiente.  

A reciclagem é considerada uma etapa da economia circular – conceito que propõe abordagens inteligentes e sustentáveis para o uso de recursos, busca a reintrodução dos recursos na cadeia, de forma a fechar o ciclo de produção, além de evitar perdas e trazer ganhos de produtividade. A adoção desse tipo de prática, inclusive, tem se tornado condição importante entre os clientes na hora de consumir produtos e serviços.  

No setor de bares e restaurantes, esta realidade não é diferente como indicado na pesquisa da Abrasel realizada em parceria com o Sebrae, que mostra a preferência dos consumidores em relação aos estabelecimentos de Alimentação Fora do Lar. A pesquisa indicou que para mais de 90% dos consumidores, "ter práticas que minimizem ou reduzem o impacto do negócio no meio ambiente" é “Muito importante ou importante” (73,8% e 17,3%), respectivamente.  

A partir disso, a Abrasel, em parceria com o Sebrae, promove o curso gratuito “Como aumentar a produtividade do seu negócio fazendo a gestão de resíduos”. O foco do curso, disponível na plataforma Conexão Abrasel, tem como objetivo capacitar donos e gestores desses estabelecimentos na implementação de práticas eficazes de gerenciamento de resíduos, no reaproveitamento de matérias-primas e no combate ao desperdício.  

Além de oferecer um panorama geral sobre a importância da adoção de uma gestão sustentável, o curso aponta medidas práticas que podem ser adotadas por bares e restaurantes como o manejo correto de óleo de cozinha, o cuidado com o estoque e o aproveitamento integral dos alimentos.  

A proposta da qualificação é tornar o negócio de quem empreende no setor de bares e restaurantes mais sustentável, ao mesmo tempo que promove a produtividade por meio da redução de perdas e reafirmando o compromisso com o meio-ambiente para os consumidores. Ao término da qualificação, o participante terá acesso a um certificado de conclusão.  

Outros cursos 

Além do curso de gestão de resíduos, a plataforma, também de forma gratuita, oferece os cursos: produtos brasileiros de origem (capacitação com foco no aumento do tíquete médio e ganho de competitividade a partir do investimento em alimentos de produtores locais), o curso de eficiência energética, legislação trabalhista para bares e restaurantes e treinamentos qualificado de equipe. Todos estão disponíveis na plataforma do Conexão Abrasel


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
TATIANE RAQUEL FERREIRA RIBEIRO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp