17/05/2024 às 14h00min - Atualizada em 17/05/2024 às 16h06min

Certificadora brasileira lança consulta pública de metodologia para a redução de emissões por veículos elétricos

Destinada a empresas com frotas veiculares, TERO.005 estabelece critérios para a emissão de créditos de carbono por emissões reduzidas

VANESSA GONçALVES
Pixabay

Certificadora brasileira lança consulta pública de metodologia para a redução de emissões por veículos elétricos

Destinada a empresas com frotas veiculares, TERO.005 estabelece critérios para a emissão de créditos de carbono por emissões reduzidas

A Tero Carbon, certificadora digital de ativos ambientais brasileira com DNA genuinamente amazônico, lança para consulta pública nesta sexta-feira (17) sua nova metodologia para a geração de créditos de carbono: TERO.005 - Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) por Veículos Elétricos.

Desenvolvida pela BVM12 com objetivo de ajudar na redução da emissão de gases de efeito estufa para a atmosfera, a metodologia é destinada a empresas com frotas veiculares ou empresas de aplicativos de logística ou mobilidade que buscam a redução das emissões de gases de efeito estufa através da substituição da suas frotas terrestres de veículos à combustão por elétricos. 

"Nossa metodologia é fundamentada em três pilares essenciais: impacto ambiental, impacto social e transparência no processo de geração de créditos de carbono. Nossa abordagem detalhada inclui a captura de dados de telemetria, auditoria independente, aplicação da metodologia, certificação dos créditos, tokenização em blockchain, venda dos créditos de carbono e repasse para entregadores e motoristas", explica Kyung Lee, CEO da BVM12.

Francisco Higuchi, CEO da Tero Carbon e doutor em Ecologia e Manejo de Florestas Tropicais (UFPR/INPA/ FFPRI Japão), complementa: "a TERO.005 é um avanço para o mercado de crédito de carbono. Abrir espaço para setores da economia, como o de mobilidade e serviços de entregas, é fundamental para o compromisso de mitigação das mudanças climáticas. Apesar do papel que as florestas e o agronegócio desempenham em favor clima, a redução de emissões por meio de soluções baseadas em tecnologia são primordiais para alcançarmos o objetivo real de conter o aumento da temperatura global em 1.5°C".

Critérios de elegibilidade 

Para serem elegíveis à metodologia TERO.005, as empresas precisam atender aos seguintes princípios:

  • Ser pessoa jurídica instalada no Brasil com frota veicular ou empresa de aplicativos para logística ou mobilidade;
  • Ser proprietária de veículos elétricos ou comprovados por meio de contratos de locação ou arrendamento;
  • Contar com ao menos 5% ou 50 veículos elétricos (próprios e/ou locados) na sua frota terrestre;
  • Apresentar compromisso voluntário da substituição da matriz de combustível da frota terrestre;
  • Não ter um projeto de redução de emissões de GEE por substituição de matriz de combustível por meio de substituição de veículos à combustão por veículos elétricos registrado/certificado por outro padrão/ metodologia no mesmo período de creditação utilizando os mesmos veículos; e
  • Demonstrar meios de Mensuração, Reporte e Verificação (MRV) para a coleta dos dados usados na quantificação da redução de emissões de GEE.

As empresas interessadas em viabilizar este projeto estão contribuindo para a sustentabilidade e reforçando sua reputação corporativa. E podem fazer isso de diversas formas:

  • Adoção de Veículos Elétricos;
  • Parcerias e Incentivos;
  • Monitoramento e Reporte das atividades dos veículos elétricos;
  • Investimentos em Infraestrutura de recarga para veículos elétricos, e;
  • Certificação e Comercialização de créditos de carbono gerados pelo projeto.

"Durante os 30 dias de consulta pública pretendemos coletar as contribuições sobre a metodologia, pois acreditamos que o envolvimento da sociedade civil é fundamental para a criação de soluções eficazes e socialmente responsáveis para enfrentar os desafios das mudanças climáticas", afirma Francisco Higuchi.
 

Para a Tero Carbon, a TERO.005 tem potencial para ser uma poderosa ferramenta de promoção da transição rumo à economia de baixo carbono. "Estamos comprometidos em liderar a inovação e a sustentabilidade. Entendemos que a nossa metodologia demonstra nosso compromisso com o meio ambiente. Estamos ansiosos para trabalhar em estreita colaboração com a sociedade para desenvolver soluções que protejam nosso meio ambiente e promovam um futuro mais sustentável para todos", conclui Higuchi.
 

Sobre a Consulta Pública 

A Consulta Pública da Metodologia TERO.005 - Redução de Emissões de GEE por Veículos Elétricos está disponível aqui para contribuições da sociedade civil.
 

Sobre a BVM12

A BVM12 é uma plataforma de negócios da economia verde que utiliza blockchain para simplificar a transação de créditos de carbono e impulsionar o reflorestamento na Amazônia.
 

Sobre a Tero Carbon

A Tero Carbon é uma certificadora digital de créditos e estoque de carbono. Criada em Manaus, em 2022, a empresa utiliza metodologias exclusivas, voltadas para a realidade brasileira e que seguem as orientações técnicas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), além de ser a primeira do segmento com DNA genuinamente amazônico. Seu corpo técnico possui mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de projetos de carbono florestal na Amazônia, com expertise sobre a logística da região e aspectos sociais das comunidades tradicionais. A certificadora utiliza a tecnologia blockchain para conferir segurança, confiabilidade e rastreabilidade ao processo de certificação de ativos ambientais e conta com o apoio de instituições renomadas do setor, entre as quais: Incubadora de Empresas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (IE-INPA), entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Federação Nacional das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) e da venture builder VB92 Launch Hub. 

________________________________________

Assessoria de Imprensa Tero Carbon

Agência MAVERICK 360

Vanessa Gonçalves
+55 (21) 99098-0808
vanessa maverick360܂com܂br  

Guta Bolzan
+55 (41) 99982-1981
guta@maverick360܂com܂br 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VANESSA GONCALVES DA SILVA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp