17/08/2023 às 16h59min - Atualizada em 18/08/2023 às 00h01min

GreenYellow estabelece parceria com a Jundu Carbon para emissão de créditos de carbono

Marcos Dantas de Vasconcelos
Livre
  • Por meio do acordo firmado, em 2022, com a startup brasileira que criou uma metodologia de emissão dos certificados, a energia gerada nas usinas fotovoltaicas implementadas pela multinacional francesa no Brasil passa a contar com créditos de carbono;
  • A primeira transação da GreenYellow nesse segmento foi anunciada junto ao Grupo Soma, um dos principais conglomerados de moda do País. 

  

Com o objetivo de oferecer ao mercado brasileiro um portfólio completo voltado à transição energética das empresas, a GreenYellow estabeleceu, em 2022, uma parceria junto à startup brasileira Jundu Carbon, que permite à multinacional francesa emitir e comercializar créditos de carbono de usinas fotovoltaicas no Brasil. Por meio desse acordo, além da geração de créditos, a GreenYellow passa, também, a atuar na gestão dos certificados para seus clientes.

 

Segundo Marília Damião, gerente de Marketing e Inovação da GreenYellow, a inclusão do serviço de neutralização de carbono no portfólio se encaixa perfeitamente no rol de ofertas de descarbonização, que já conta com soluções de consumo inteligente de energia e com geração de recurso energético de fonte renovável (fotovoltaica).  “O crédito de carbono é uma forma que já utilizada há muitos anos no mercado para neutralização das emissões dos escopos 1,2 e 3, porém ainda não havíamos encontrado o parceiro adequado para nos apoiar na certificação das nossas usinas. Identificamos na Jundu Carbon as características que buscávamos, uma vez que a empresa desenvolveu uma metodologia inovadora que atrela tecnologia à descarbonização”. Até final do ano, a GreenYellow espera emitir mais 20 mil créditos de suas usinas.

Vale destacar que o processo de descarbonização ganhou força no mundo e foi estabelecido formalmente a partir do Protocolo de Kyoto, que estabeleceu o conceito de crédito de carbono, um mercado de créditos gerados com base na não emissão de gases de efeito estufa na atmosfera, que podem ser comercializados.


A primeira transação realizada pela GreenYellow, com suporte da Jundu, aconteceu no primeiro trimestre de 2023, com o total de 960 créditos de carbono, junto ao Grupo SOMA, player de destaque no mercado da moda brasileiro. "É muito importante estarmos preparados para este futuro e entendermos os riscos e impactos climáticos do nosso negócio. Desde 2020, mapeamos nossas emissões, já estamos concluindo o nosso 3º Inventário de GEE (Gases de Efeito Estufa) e nos comprometemos em reduzi-los gradualmente, com metas ambiciosas que estão em processo de validação através do SBTi. Durante esse processo, compensamos todos os anos nossas emissões por meio da compra de créditos de carbono e, para isso, escolhemos de forma criteriosa os projetos em que investimos, como foi o caso do acordo com a GreenYellow. Já conseguimos ver resultados dessas ações refletidas no aumento da nossa pontuação do CDP (Carbon Disclosure Project), que subiu de C- para B no ano passado, o que nos deixa mais confiantes na nossa missão", analista de Sustentabilidade do Grupo SOMA, Rafael Carvalho

 

De acordo com Lucas Pereira, sócio e um dos fundadores da Jundu: “Trazemos inovação em todas as etapas do processo de geração de créditos de carbono, desde o desenvolvimento de metodologias até a incorporação de tecnologia na alienação dos créditos. Com esta transparência, ajudamos empresas como o Grupo Soma a compensarem suas emissões com a aquisição de créditos de alta qualidade, como os gerados pela GreenYellow”.

 

Sobre a Jundu Carbon

 

A Jundu Carbon é uma plataforma que certifica e comercializa créditos de CO₂ para restaurar florestas e investir em projetos que aceleram a transição para uma economia de baixo carbono. Ela nasceu da conexão de 5 empreendedores climáticos que atuam há mais de 20 anos na área da ciência, tecnologia e design que tem um objetivo em comum de endereçar uma das questões mais urgentes do nosso tempo: clima e meio ambiente.

 

Sobre a GreenYellow

 

A GreenYellow é uma empresa de transição energética, especializada em eficiência energética, energia solar, serviços em energia e mobilidade elétrica. De origem francesa, a companhia tem operações em dezesseis países e possui um portfólio de eficiência energética com mais de 3.5 mil projetos implementados em todo o mundo, sendo mais de 1 mil deles no Brasil, onde opera desde 2013.

Em energia solar, tem mais de 930 MWp globalmente e, no Brasil, possui mais de 70 usinas conectadas ou em implantação, somando 190 MWp de potência instalada. Atuando em toda a cadeia, a GreenYellow investe, desenvolve, constrói, e opera seus projetos no longo prazo.  A carteira de clientes da GreenYellow conta, atualmente, com empresas como Oi Telecom, DPSP, Lopes Supermercado, Claro, Magazine Luiza, Pão de Açúcar, Assaí Atacadista, Via Varejo, Leroy Merlin, entre outros. 

Mais informações: http://www.greenyellow.com.br/.

 

Mais informações à imprensa

A4&Holofote Comunicação

(11) 3897-4122

 

Marília Pontes – [email protected]

Tel. (11) 99809-2294

Marcos Vinícius Dantas – marcosvinicius@a4&holofote.com.br

Tel. (11) 99930-4862


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp