17/05/2024 às 11h20min - Atualizada em 18/05/2024 às 00h02min

A conscientização sobre a dengue começa na sala de aula

* Cristiane Dall' Agnol da Silva Benvenutti,  Rodrigo Berté ,  Vera Lucia Pereira dos Santos 

Valquiria Cristina da Silva Marchiori
Rodrigo Leal

A importância do papel e da mediação do professor na conscientização da dengue é um tema crucial no contexto educacional contemporâneo. Durante o processo de aprendizagem, o professor desempenha um papel fundamental como facilitador do conhecimento.   

Conforme afirmado por Jean Piaget- um dos maiores psicólogos da infância e da educação - a função do professor vai além de transmitir e partilhar o saber, ele deve impulsionar a criação de situações que promovam a construção do conhecimento pelos alunos.  

É imperativo que o professor incorpore ao logo de suas práticas pedagógicas temas relevantes e atuais, com o intuito de estabelecer uma ponte entre o conhecimento acadêmico, escolar e a realidade de seus alunos. Ele deve se esforçar para engajar e encorajar os alunos a se tornarem agentes multiplicadores desses conhecimentos, estimulando-os a reflexão crítica e a disseminação das informações verídicas e científicas.  

Atualmente, temos observado uma expansão de informações carregadas de orientações sobre a dengue. Quando o professor se depara com essas informações e questionamentos dos alunos, as suas aulas podem contemplar ricas orientações. No documento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), destaca-se a importância de abordar, entre muitas questões necessárias e importantes, formas de transmissão de microrganismos e medidas de prevenção de doenças associadas a eles. No caso da dengue, é essencial que o professor adote diferentes abordagens para garantir a compreensão, o aprendizado e a ação dos alunos, tendo como objetivo que eles disseminem informações relevantes sobre a doença, o mosquito transmissor e as medidas preventivas.  

Ao expor informações sobre a dengue, o professor pode utilizar diversos recursos como, por exemplo: cartazes, figuras, jornal escolar, rede social da escola e slides, pois isso enriquece a compreensão sobre a gravidade da doença e suas características. Além disso, pode promover discussões em sala de aula para que os alunos compartilhem seus conhecimentos prévios, experiências pessoais e informações obtidas por meio das mídias. O uso de jogos, quebra-cabeças, desenhos e histórias pode tornar o aprendizado mais dinâmico e eficaz, ao mesmo tempo em que sensibiliza os alunos para a importância da prevenção da dengue.   

Por fim, o professor pode incentivar os alunos a adotarem medidas preventivas em suas próprias residências, como eliminar possíveis criadouros de mosquitos e informar seus familiares e amigos sobre a importância da prevenção. Essa abordagem holística e participativa contribui não apenas para a conscientização dos alunos, mas também para a promoção de uma cultura de saúde e cidadania em suas comunidades. 

*Cristiane Dall' Agnol da Silva Benvenutti é Doutora em Educação, Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano pela UFPR e professora da Área de Geociências da Escola de Educação, Humanidades e Línguas do Centro Universitário Internacional Uninter  

*Rodrigo Berté é pró-reitor de Graduação do Centro Universitário Internacional Uninter  

*Vera Lucia Pereira dos Santos é doutora em Medicina Interna e Ciências da Saúde. coordenadora dos Cursos Superiores de Tecnologia em Estética e Cosmética e em Podologia do Centro Universitário Internacional Uninter.


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Valquiria Cristina da Silva Marchiori
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