29/05/2023 às 14h47min - Atualizada em 29/05/2023 às 16h04min

34 milhões de brasileiros adultos já perderam 13 dentes ou mais, indica IBGE

Coordenadora da Faculdade Anhanguera traz dicas para manter a saúde bucal em dia

SALA DA NOTÍCIA Nicholas Montini Pereira
Divulgação

Todos sabemos a importância dos dentes para a saúde, especialmente à digestiva e bucal. Porém, existem muitos fatores prejudiciais que podem interferir diretamente na vitalidade dos dentes, fazendo com que eles enfraqueçam ou até mesmo caiam. É o que aponta os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), isso acontece com bastante frequência, que considera que quase 34 milhões de brasileiros já perderam 13 ou mais dentes ao longo da vida. Os dados apontam também que apenas 12,9% da população possui plano odontológico.    

A última Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada em 2020, apresentou fatores ainda mais preocupantes em relação à saúde bucal dos brasileiros. O estudo apontou que mais de 14 milhões de pessoas perderão todos os dentes permanentes. As causas são muitas, como cárie, problemas com a gengiva, bruxismo, traumas, entre outras. Contudo, uma condição muito comum entre a maioria das pessoas que sofreram uma perda total ou parcial dos dentes está relacionada a desigualdade social, que as impedem da realização de um tratamento.  

A coordenadora do curso de Odontologia da Anhanguera, Sonia Mariza De Oliveira, destaca que é de extrema importância realizar consultas periódicas com cirurgiões dentistas para manutenção da saúde bucal. “Com as visitas regulares ao dentista será possível identificar de maneira antecipada os problemas orais, como cáries, gengivites e até mesmo câncer bucal. Em casos de pacientes que já tenham sido submetidos a algum tipo de tratamento odontológico, esse acompanhamento servirá como um controle para que não seja necessário um novo procedimento”, comenta a profissional.  

Alimentos ácidos, açucarados e pegajosos podem também prejudicar a saúde bucal. Em contrapartida, os alimentos ricos em cálcio, fibra e vitamina D, C e A, ajudam a fortalecer os dentes, segundo os profissionais. 

Sobre a Anhanguera
Fundada em 1994, a Anhanguera faz parte da vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho, em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Em 2023, passou a ser a principal marca de ensino superior da Cogna Educação, com o processo de unificação das instituições, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno.    

A instituição ampliou seu portfólio, disponibilizando novas opções para cursos Livres; preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos.    

Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 112 unidades próprias e 1.398 polos em todo o país. A instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.     

Acesse o site e o blog para mais informações. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp