28/03/2023 às 11h36min - Atualizada em 28/03/2023 às 12h02min

Decolar destaca cinco tendências de sustentabilidade no Turismo para 2023

Viajantes latino-americanos optam cada vez mais por estabelecimentos que respeitem o meio ambiente

SALA DA NOTÍCIA Decolar
https://www.decolar.com/
Divulgação

A Decolar – empresa de viagens líder da América Latina – destaca cinco tendências de sustentabilidade no Turismo para 2023. O movimento no setor mostra a busca por destinos que possam conectar os viajantes a destinos ligados à natureza e estabelecimentos como hotéis, restaurantes e lojas que respeitem o meio ambiente. 

“Os viajantes estão mais conscientes da necessidade de equilibrar turismo e meio ambiente de forma responsável, sem afetar a fauna e a flora dos locais turísticos”, diz Daniela Araujo, diretora de Produtos Aéreos da Decolar. “Segundo estudo do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) divulgado em janeiro deste ano, 69% dos viajantes têm buscado ativamente opções de turismo sustentável e três entre cada quatro turistas querem escolher essas opções nas próximas viagens.” 

Confira as tendências:
 

1 – Contato com a natureza

A principal tendência do turismo sustentável para 2023 é a busca por destinos que permitem contato com a natureza. O viajante com esse perfil conta com uma grande variedade de opções, seja em destinos nacionais como internacionais, principalmente na América Latina. A região tem muitas opções de hotéis e estabelecimentos que respeitam o meio ambiente e buscam um turismo cada vez mais sustentável, cujo pressuposto é desfrutar da natureza de forma responsável.

Movimentos do setor também se voltam para a recuperação da biodiversidade em uma abordagem conhecida no turismo por Natureza Positiva. Essa abordagem pretende interromper, reduzir e recuperar os impactos do homem nos destinos. Isso acontece por meio da redução de emissões de poluentes, do desmatamento ou ainda a preservação dos oceanos e da vida marinha.

 

2 – Turismo responsável

A preservação ambiental e de recursos naturais é dever tanto de nativos como de turistas. O Turismo Responsável promove viagens que tenham impactos positivos nos destinos em termos ambientais e também sociais, com respeito às comunidades locais, seu espaço e cultura.

 

3 - Destinos tranquilos

Ficar longe da rotina das grandes cidades é outro motivo para o interesse crescente por viagens que proporcionam contato com a natureza, em destinos que promovam atividades e espaços para retiro e meditação. Mas o desejo dos viajantes por paz e tranquilidade não faz com que deixem de lado a segurança e o conforto, como hospedagens que ofereçam wi-fi. Os aluguéis por temporada têm diversas opções para esse perfil.

 

4 – Experiências exóticas

Os viajantes também estão buscando destinos com opções de atividades e lazer ao ar livre, principalmente para viagens em família, de carro, até três horas de distância. E ainda há preferência por destinos que ofereçam novas experiências, incluindo diferentes culturas, seja pelo idioma, local ou experiências exóticas. “Recentemente, estive na Tailândia e pude vivenciar uma viagem fantástica, um mergulho em outra cultura. E é isso que buscamos para nossos clientes, proporcionar experiências personalizadas e marcantes”, afirma Daniela Araujo.
 

5 - Hospedagens sustentáveis

A preferência por hospedagens sustentáveis segue a linha do comprometimento com o respeito ao meio ambiente. A conservação do planeta é responsabilidade social e dever de todos, por isso tem ganhado um peso cada vez maior para os clientes no momento de escolha de hospedagens e estabelecimentos. No Brasil, entre as opções de hotéis sustentáveis estão o Cambará Eco Hotel, no Rio Grande do Sul (RS); Belmond Hotel das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR); e o Grand Mercure Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ). Já para quem deseja destinos em outros países da América Latina, algumas opções são o Palo Santo Hotel, em Buenos Aires (Argentina), e o Azulik em Tulum, Quintana Roo (México).
 

A Decolar informa que só comercializa produtos e serviços diretamente pelo site e aplicativo. As redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn) e o WhatsAPP são canais apenas de atenção ao cliente, não de vendas. A empresa esclarece que todos os seus perfis oficiais nas redes sociais têm um selo azul de autenticidade. Pedidos de alteração ou atualização sobre a viagem devem ser conduzidos diretamente pelo Minhas Viagens, localizada no perfil do cliente no site ou no aplicativo da Decolar. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp