15/03/2023 às 18h38min - Atualizada em 16/03/2023 às 16h05min

Estudo aponta efeitos do vinho na saúde bucal dos sommeliers provadores da bebida

Você sabe qual o efeito do vinho na saúde bucal? Estudo aponta efeito em sommeliers que provam a bebida diariamente.

SALA DA NOTÍCIA Edson Bezerra
Canva Pro
 

Por conta dos envenenamentos, que eram muito comuns na época medieval, criou-se o hábito de se provar a bebida, antes de servi-la ao rei e às pessoas do alto escalão. Assim, graças a sua grande experiência, esses profissionais têm a capacidade de identificar possíveis substâncias na bebida, evitando um possível envenenamento de sua majestade.

E foi assim que surgiram os sommeliers, que precisam provar diferentes vinhos todos os dias, como parte de sua profissão. Contudo, quais os efeitos deste hábito para a saúde bucal desses profissionais?

Será que o consumo e a exposição constante à bebida podem causar danos à saúde destes profissionais?

Separamos algumas informações relevantes a respeito do tema a seguir, com base no artigo Saúde Bucal dos Sommeliers Provadores de Vinho. Continue conosco e fique por dentro de todos os detalhes relevantes, para entender melhor sobre essa relação.

Efeitos do vinho na saúde bucal dos sommeliers, entenda

Uma preocupação de profissionais de saúde, é a relação entre a ingestão de vinho, com a capacidade anti-radicalar salivar dos seres humanos, que ficam expostos por mais tempo a bebida.

Contudo, após analisar alguns dados, esses profissionais foram capazes de concluir que consumir vinho tinto, não afeta a capacidade dos seres humanos de produzir saliva.

Muito pelo contrário, já que a bebida melhorou, em alguns aspectos, a capacidade oxidante salivar, uma função extremamente importante para a saúde bucal.

Outra conclusão importante, é que os compostos fenólicos presentes na uva, são antioxidantes poderosos capazes de prevenir a oxidação da LDL-c, reduzindo também alguns componentes inflamatórios da boca.

Assim, é possível concluir que, nesse aspecto, os efeitos do vinho para a saúde bucal dos sommeliers, são bastante positivos.

Ação antibacteriana

Outra característica do vinho para a saúde bucal de sommelier e provadores da bebida, é que ela possui também, algumas propriedades antibacterianas.

Assim, conclui-se que os polifenóis dos diferentes tipos de vinho tinto, quando entram e contato com a boca, tem a capacidade antiadesiva contra alguns patógenos, como o Porphyromonas gingivalis, o Fusobacterium nucleatum

e o Streptococcus mutans, responsáveis por diversas doenças bucais.

Salivação e estabilização do pH bucal

A saliva possui propriedades importantes, que mantêm a homeostase oral. Entre as mais importantes estão a capacidade de tampão e o fluxo salivar, que servem como um marcador para erosões e cáries nos dentes.

A saliva, além de ser o líquido que responsável por umedecer nossa boca, tem outras funções importantes, como por exemplo:

  • Proteção da mucosa bucal e dos dentes;
  • Defesa da boca como um todo;
  • Digestão inicial de polissacarídeos, como o amido e o glicogênio;
  • Regular o pH da boca, através dos tampões salivares (bicarbonato associado a fosfato e proteínas);
  • Evita lesões, produzidas pelo excesso de ácidos e bases; e
  • Realizar a autolimpeza da boca.

Excesso de vinho causa cáries?

A ingestão de bebidas com maior teor ácido, como os vinhos, pode levar à elevação do ácido salivar de nossa boca. Isso pode acabar gerando a redução do pH da saliva e, consequentemente, levar a erosão dentária.

Dentre os consumidores de bebidas alcoólicas, os sommeliers são os que estão em maior risco. Isso ocorre devido à sua profissão exigir o consumo de bebidas particularmente ácidas.

Assim, esses profissionais estão mais propensos ao desenvolvimento de doenças relacionadas às propriedades da saliva, como as cáries e erosões.

A erosão dentária está diretamente ligada ao longo período de exposição, muito comum no caso de provadores de vinho.

Além disso, para aqueles que trabalham somente com vinho tinto, as chances de ocorrerem cáries e erosões dentárias são maiores, do que para aqueles que costumam ingerir diferentes tipos da bebida, como o vinho branco, por exemplo.

Beber vinho afeta a coloração dentária?

Sim, já é sabido que a exposição prolongada ao vinho, causa descoloração nos dentes, assim como ocorre com o café e o molho de soja, por exemplo.

Além disso, dentistas do ramo concluíram que esse tipo de descoloração, causada pela bebida, não pode ser removida, de forma completa, através de tratamentos como clareamento dentário.

Assim, é possível concluir que um dos efeitos aos quais os sommeliers e os provadores de vinho estão propensos, é a descoloração permanente dos dentes.

Pesquisas também mostraram que alinhadores dentários transparentes também passam por uma alteração cor, após serem expostos, por um longo período e tempo, ao vinho tinto.

O consumo de vinho pode causar leucoplasia oral?

A leucoplasia oral está diretamente relacionada ao consumo de álcool. Porém a probabilidade de ocorrência de leucoplasia induzida pelo vinho foi significativamente menor em relação às bebidas destiladas, por exemplo.

Em ambos os casos, essa razão foi amplificada pela associação com o tabagismo pesado.

Assim, pode-se afirmar que o consumo de vinho não está relacionado, de forma direta, ao surgimento de leucoplasia oral.

Conclusão

Alguns estudos são realizados com certa frequência, para tentar identificar alguns problemas físicos e complicações nos dentes, na boca e nas estruturas periodontais de pessoas que costumam consumir vinho tinto, ou branco.

Assim, as manifestações mais comuns foram aumento do lábio, gengivas manchadas, mordida anormal e sangramento espontâneo das gengivas.

Desde o início do século 21, já haviam demonstrações de erosão dentária, relacionada ao consumo de vinho, e que o seu consumo influenciava no desgaste do esmalte dos dentes.

Assim, vale a pena cuidar da boca, escovar os dentes e usar fio dental regularmente. Além disso, para aqueles que atuam como sommeliers e provadores de vinho, consultar um profissional regularmente é indispensável!


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp