17/06/2022 às 15h26min - Atualizada em 17/06/2022 às 15h12min

Como fazer marketing de fidelização utilizando brindes

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Sua empresa costuma pensar nos clientes que possui ou está apenas preocupada em adquirir mais clientes?

 

Saiba que fidelizar clientes é tão importante quanto conquistar novos clientes, pois clientes fiéis continuam a comprar da sua empresa, além de recomendá-la a outras pessoas.

 

Uma das estratégias utilizadas pelo mercado para fidelizar clientes é o marketing de fidelização através de brindes, como almofadas personalizadas, por exemplo.

 

Neste artigo vamos falar sobre como fazer marketing de fidelização utilizando brindes neste artigo. Acompanhe!

 

O que é marketing de fidelização

As empresas concentram todos os seus esforços e recursos em atrair novos clientes o que nem sempre resulta no objetivo esperado, ou seja, que a pessoa se torne um cliente.

 

No entanto, uma vez que o cliente é conquistado esse cliente acaba esquecido. Desta forma, acredita-se que ele continuará realizando compras recorrentes. Este comportamento é um erro.

 

O marketing de fidelização consiste em criar e estabelecer um relacionamento com seu cliente levando-o a realizar compras recorrentes. Sendo assim este é um longo processo que envolve confiança e ofertas.

 

O comportamento de compra do consumidor mudou bastante e, nesse sentido, ele tornou-se mais informado e exigente. Diante disso, algumas estratégias utilizadas são:

  • Atendimento ultra personalizado e de qualidade.

  • Rapidez na entrega dos produtos.

  • Uso estratégico de brindes.

  • Posicionamento nas redes sociais.

  • Oferecer produtos cada vez mais direcionados aos problemas e necessidades do cliente.

Agora que mostramos o que é marketing de fidelização e a sua importância, veja porque usar brindes para fidelizar seus clientes e como fazer isso.

Por que usar brindes para fidelizar?

Os brindes podem ser utilizados de diversas formas na estratégia de fidelização, entre elas, divulgar a marca para atrair novos clientes ou presentear clientes fiéis, assim como funcionários e até mesmo fornecedores.

 

No fim das contas o objetivo é criar um relacionamento entre a marca e o cliente. Assim, uma loja de colchões, pode oferecer almofadas personalizadas aos seus clientes, por exemplo. 

 

Desta forma, ao usar as almofadas, o cliente relembra a experiência de compra e a experiência com o produto. Portanto, para que a estratégia funcione, as experiências precisam ser boas, no mínimo.

 

Além disso, o brinde precisa ter relação com a sua marca, com o seu produto e também com o cliente. Logo, faz todo o sentido para uma loja de móveis dar como brinde almofadas personalizadas.

 

Como utilizar brindes para fidelização

Antes de pensar em distribuir qualquer tipo de brinde, saiba que não é assim que funciona. Como dissemos antes, o brinde precisa ter relação com seu produto ou serviço, ser interessante e útil para seu público. Caso contrário o objetivo não será atingido. Por isso, na hora de utilizar brindes para fidelização é preciso:

  • Conhecer o público alvo.

  • Superar  as expectativas do seu público e encantá-lo.

  • Monitore a satisfação do cliente.

  • Analisar o resultado da estratégia e ajustá-la quando necessário.

  • Criar um programa de fidelidade.

  • Opte por brindes personalizados, como por exemplo, almofadas personalizadas.

 

Os brindes podem ser oferecidos em datas especiais, como final de ano, dia das mães e dia do cliente, por exemplo, e, especialmente, no aniversário do cliente.

 

Clientes não esperam que marcas se lembrem dele, principalmente no aniversário. Logo, a marca que se posiciona desta maneira se destaca bastante.

 

Outra forma de utilizar o brinde é em eventos de lançamento de novos produtos, ou quando o cliente compra um determinado produto.

Conclusão

As empresas estão tão preocupadas em apenas atrair novos clientes que esquecem a importância de manter e fidelizar aqueles que já fazem parte da sua carteira de clientes.

 

A estratégia de fidelização possui custo menor em relação a de atração e consiste em criar uma relacionamento com o cliente fazendo com que ele sempre compre seu produto ou serviço.

 

Dentro da estratégia de fidelização, uma das ações é o uso estratégico e consciente de brindes, como almofadas personalizadas.

 

Quando os brindes são bem utilizados, a empresa aumenta lucros, encanta clientes e acaba atraindo novos clientes através daqueles que ela já possui, o que demanda menos esforço em relação a atração de novos clientes.

 

Mas lembre-se de sempre analisar as estratégias e ajustar as rotas quando preciso para garantir que o uso de brindes atinja o seu objetivo, isto é, fidelizar clientes.

 

Em nosso site você encontra diversas opções de brindes para utilizar em sua estratégia de fidelização. E em nosso blog, você encontra outros conteúdos para encantar seus clientes. Não deixe de conferir!

 
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