Sua empresa costuma pensar nos clientes que possui ou está apenas preocupada em adquirir mais clientes?
Saiba que fidelizar clientes é tão importante quanto conquistar novos clientes, pois clientes fiéis continuam a comprar da sua empresa, além de recomendá-la a outras pessoas.
Uma das estratégias utilizadas pelo mercado para fidelizar clientes é o marketing de fidelização através de brindes, como almofadas personalizadas, por exemplo.
Neste artigo vamos falar sobre como fazer marketing de fidelização utilizando brindes neste artigo. Acompanhe!
As empresas concentram todos os seus esforços e recursos em atrair novos clientes o que nem sempre resulta no objetivo esperado, ou seja, que a pessoa se torne um cliente.
No entanto, uma vez que o cliente é conquistado esse cliente acaba esquecido. Desta forma, acredita-se que ele continuará realizando compras recorrentes. Este comportamento é um erro.
O marketing de fidelização consiste em criar e estabelecer um relacionamento com seu cliente levando-o a realizar compras recorrentes. Sendo assim este é um longo processo que envolve confiança e ofertas.
O comportamento de compra do consumidor mudou bastante e, nesse sentido, ele tornou-se mais informado e exigente. Diante disso, algumas estratégias utilizadas são:
Atendimento ultra personalizado e de qualidade.
Rapidez na entrega dos produtos.
Uso estratégico de brindes.
Posicionamento nas redes sociais.
Oferecer produtos cada vez mais direcionados aos problemas e necessidades do cliente.
Agora que mostramos o que é marketing de fidelização e a sua importância, veja porque usar brindes para fidelizar seus clientes e como fazer isso.
Os brindes podem ser utilizados de diversas formas na estratégia de fidelização, entre elas, divulgar a marca para atrair novos clientes ou presentear clientes fiéis, assim como funcionários e até mesmo fornecedores.
No fim das contas o objetivo é criar um relacionamento entre a marca e o cliente. Assim, uma loja de colchões, pode oferecer almofadas personalizadas aos seus clientes, por exemplo.
Desta forma, ao usar as almofadas, o cliente relembra a experiência de compra e a experiência com o produto. Portanto, para que a estratégia funcione, as experiências precisam ser boas, no mínimo.
Além disso, o brinde precisa ter relação com a sua marca, com o seu produto e também com o cliente. Logo, faz todo o sentido para uma loja de móveis dar como brinde almofadas personalizadas.
Antes de pensar em distribuir qualquer tipo de brinde, saiba que não é assim que funciona. Como dissemos antes, o brinde precisa ter relação com seu produto ou serviço, ser interessante e útil para seu público. Caso contrário o objetivo não será atingido. Por isso, na hora de utilizar brindes para fidelização é preciso:
Conhecer o público alvo.
Superar as expectativas do seu público e encantá-lo.
Monitore a satisfação do cliente.
Analisar o resultado da estratégia e ajustá-la quando necessário.
Criar um programa de fidelidade.
Opte por brindes personalizados, como por exemplo, almofadas personalizadas.
Os brindes podem ser oferecidos em datas especiais, como final de ano, dia das mães e dia do cliente, por exemplo, e, especialmente, no aniversário do cliente.
Clientes não esperam que marcas se lembrem dele, principalmente no aniversário. Logo, a marca que se posiciona desta maneira se destaca bastante.
Outra forma de utilizar o brinde é em eventos de lançamento de novos produtos, ou quando o cliente compra um determinado produto.
As empresas estão tão preocupadas em apenas atrair novos clientes que esquecem a importância de manter e fidelizar aqueles que já fazem parte da sua carteira de clientes.
A estratégia de fidelização possui custo menor em relação a de atração e consiste em criar uma relacionamento com o cliente fazendo com que ele sempre compre seu produto ou serviço.
Dentro da estratégia de fidelização, uma das ações é o uso estratégico e consciente de brindes, como almofadas personalizadas.
Quando os brindes são bem utilizados, a empresa aumenta lucros, encanta clientes e acaba atraindo novos clientes através daqueles que ela já possui, o que demanda menos esforço em relação a atração de novos clientes.
Mas lembre-se de sempre analisar as estratégias e ajustar as rotas quando preciso para garantir que o uso de brindes atinja o seu objetivo, isto é, fidelizar clientes.
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