21/04/2012 às 21h42min - Atualizada em 05/05/2012 às 21h42min

"Perdidos na Tribo" explora profundas diferenças culturais na Band

A edição explora as profundas diferenças culturais.

Fabio Maksymczuk

Olá, internautas

A Rede Bandeirantes estreou recentemente o reality “Perdidos na Tribo”, sob comando de Débora Vilalba, nas noites das sextas-feiras. A apresentadora merece ganhar mais espaço na Band, após o bom trabalho em “A Liga”. Neste ano, o programa jornalístico infelizmente perdeu fôlego, principalmente devido à saída de Rafinha Bastos.  

A nova aposta da emissora do Morumbi apresenta a aventura das famílias Sackiewicz, Oliva e Menendez que encaram, respectivamente, os costumes das tribos mais “primitivas” do planeta localizadas na Eiópia (Hamer), Indonésia (Mentawai) e Namíbia (Himba). O objetivo final é ser aceito como um verdadeiro membro da tribo e todos, sem exceção, devem receber a aprovação do chefe local. Caso contrário, não receberão o prêmio de até R$ 250 mil, que poderá será dividido entre as famílias ganhadoras na volta pra casa.

A edição explora as profundas diferenças culturais. O telespectador fica realmente chocado com as cenas exibidas no reality. Na última sexta-feira (20/04), os rituais de sacrifício de animais da tribo Mentawai provocaram repulsa em parte do público. Uma galinha viva foi jogada em uma fogueira para servir como prato principal no almoço. Um porco também foi sacrificado. Os homens da tribo tiraram órgão por órgão do animal. Fígado. Pulmão. Tudo para ver como seria o futuro da comunidade. Já em outra tribo, o pescoço de uma vaca foi perfurado. O sangue jorrava em um recipiente. Depois, os integrantes da família Sackiewicz tiveram que beber o sangue misturado ao leite. “A comida é tenebrosa”, ressaltou um participante do reality.

Outro ponto que chama a atenção é a higiene. Nessas tribos, evidentemente não há banheiro. Não há papel higiênico. Não existe enxaguante bucal e nem escova de dente. Desodorante não é necessário. “Perdidos na Tribo” mostra os hábitos desses seres humanos. Uma pedra é utilizada, digamos assim, como papel higiênico. Foi curioso os integrantes da tribo Himba tentar escovar os dentes e utilizar o enxaguante. Eles usam madeira de uma árvore para a limpeza bucal.

A diferença entre homens e mulheres também ganha destaque na atração. Em um determinado momento, um integrante dos Hamer chamou a moça da família Sackiewicz para dar uma “rapidinha”. De forma direta, queria sexo. A loira ficou espantada com a situação e revelou que ali os homens ficam com todas as mulheres. Aliás, as moças da tribo ficaram zangadas pela recusa da brasileira em não transar com o rapaz. A chamada “submissão feminina” é presente nesse modo de vida.  

“Perdidos na Tribo” escancara as diferenças culturais. O importante é respeitar a visão do outro ser humano. Essa deve ser a lição do reality da Band.

Fabio Maksymczuk

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp